segunda-feira, outubro 17, 2005

Ruptura com o passado

Carlos Manuel, Robert Waseige, Vicente Cantatore, Manuel Fernandes, Materazzi, Augusto Inácio, Lazlo Boloni, Fernando Santos e José Peseiro. Estes foram os mais recentes treinadores do Sporting. E o que têm em comum? O facto de nunca terem imposto liderança e terem mão no balneário verde e branco. Sempre foram técnicos influenciados e moldados consuante a vontade da SAD leonina.
Há muito tempo que o Sporting não tem um treinador com "mão" e espírito de liderança. A SAD sempre se encarregou disso. E os resultados estão à vista. Desta forma, é QUASE impossível que o SCP venha a contratar um técnico como Camacho ou com o mesmo estilo: Vai contra o perfil traçado pela SAD dos leões, delineada desde o início deste projecto. Assim, e se se confirmar a saída de Peseiro, que sem dúvida é o mehor para o clube, tenho de admitir que me assusta a próxima escolha. Soluções? Como já afirmei recentemente, Paul le Guen é um sonho antigo meu (mas impossível) e Paulo Bento penso ser uma boa opção. A ver vamos qual a decisão (se a continuidade de uma ideologia ou uma mudança radical e benéfica).
Gostaria de referir que esta é apenas uma das razões que invoco para que a actual direcção seja substituída. E na minha opinião, por dirigentes como Ribeiro Telles e Bettencourt. Em relação ao primeiro, apesar de não ser um profundo entendido no futebol, é muito inteligente porque se rodeia de quem sabe e "analisa" os investimentos (leia-se, contratações). De salientar também que tem, provavelmente, a melhor qualidade para um homem do seu posto: É um excelente gestor de recursos humanos. Acompanhava sempre a equipa, contratava bem, mantinha uma "ligação" constante com o departamento administrativo, tinha uma postura "low-profile", ia quase sempre aos treinos, apoiava e protegia o jogadores/clube e era um líder dentro da instituição. E todos o respeitavam por isso. Em suma, era uma peça fundamental no grupo. Já Bettencourt, demonstrou ser um gestor preciso, inteligente e trabalhador que fazia questão de dar sempre apoio e confiança aos jogadores, assim como credibilidade ao SCP junto das instituições bancárias e investidores.
Refira-se ainda que estes dois dirigentes abandonaram o clube porque quando pretenderam "limpar a casa", alguns dos actuais dirigentes do clube não o permitiram, sabe-se lá porquê (e estas informações são mais do que privilegiadas e correctas).
Resta-me a esperança que tude mude brevemente: Direcção e, consequentemente, perfil dos treinadores.