terça-feira, julho 26, 2005

Made in Alvalade

Após algumas semanas de reflexão, decidi "regressar". E decidi fazê-lo após observar o jogo de ontem que opôs o Sporting e o WBA, que, tenho de admitir, me fez (quase) chorar. A razão é simples: Os leões voltaram a provar porque razão têm a melhor escola de futebol do país. Ontem foi um bom exemplo disso e o emblema treinado por Peseiro (o mistério mantém-se) apresentou nos últimos minutos do jogo com 8 (!!!) jogadores formados nas suas escolas.
Refira-se ainda que esta situação não indica que temos o melhor ou pior plantel dos três grandes, apenas mostra que o Sporting tem jovens (esperanças) prontos a "explodir" (sempre gostei de ouvir o Futre a dizer esta palavra).
  • Miguel Garcia - Aqui está um caso em que Scolari errou. O lateral de 22 anos nunca virá a ser o "futuro lateral da selecção". No entanto, não compromete e é um bom suplente para o Rogério.
  • Miguel Veloso - Tem pinta de craque, era capitão dos júniores, tem uns excelentes pés, bom posicionamento e uma capacidade invulgar de colocar a bola onde quer. Porém, está a engordar um pouco (talvez imitando "Rocha", Silva e Barbosa) e tem de aprender que por vezes um central tem de "despachar" e não jogar "bonito". No entanto, o jovem de 19 anos poderá vir a ser uma boa aposta para o futuro. Actualmente disputa o lugar de "quarto central" com Semedo, tendo este uma ligeira vantagem sobre o filho do ex-capitão encarnado.
  • Semedo - O "Cimento" vive o Sporting como ninguém e é um central "à Jaime Pacheco", ou seja, "preto, forte e feio". Não tem a classe de Veloso, mas joga simples, não tem medo do confronto e, além de vir a integrar o plantel principal 2005/2006, poderá vir a ser um nome a ter em conta brevemente.
  • André Marques - Um lateral esquerdo de apenas 18 anos mas que consegue aliar um fisíco imponente a uma boa qualida técnica. É forte e rápido, podendo vir a ser o futuro lateral do SCP.
  • João Moutinho - Palavras para quê? Juntamente com Manuel Fernandes do Benfica, é o melhor "adolescente" a actuar na Superliga. Pés, humildade, visão de jogo, raça e classe fazem do médio leonino a "maior pérola da academia leonina".
  • Carlos Martins - Espera-se que não siga as pisadas de Barbosa e "durma à sombra da bananeira". O médio de 22 anos tem uma técnica apuradíssima, uma boa "meia-distância" e uma excelente visão de jogo. Peca por por vezes "desaparecer do jogo". Tem de ganhar consistência para se tornar num titular indiscutível.
  • Nani - Mais um jovem com possibilidade de triunfar em Alvalade. O médio polivalente, apesar de fraco fisicamente, tem uma técnica acima da média que lhe permite desequilibrar o adversário seja nos passes ou nos dribles. Deverá regressar aos júniores por mais uma epoca, mas em certos jogos poderá vir a integrar o plantel principal (tal como o sucedido com Moutinho na época transacta).
  • Varela - O "Drogba da caparica" (quem colocou esta alcunha só poderia estar trêbado), é o único deste lote que não foi formado no Sporting, tendo sido comprado pelos leões ao clube da Costa da Caparica (que refira-se, corre o boato de ainda não ter sido pago os cerca de 250 mil euros do seu passe) no início da época passada e emprestado ao Casa Pia, tendo sido o goleador de serviço. Em todo o caso, o "miúdo" é forte e não é nenhum trapalhão (não o comecem já a dizer que é "mais um Lourenço"). Precisa de "rodar" nos júniores mais uma época.
  • Custódio - Apesar de não ter jogado ontem, o médio-defensivo é outra "obra-prima" da academia e já é considerado como uma das peças fundamentais do plantel verde e branco. Excelente posicionamento e certeza no passe fazem de Custódio um dos melhores trincos a actuar em Portugal.
  • Paíto - Também não jogou ontem, mas actualmente é o "segundo lateral esquerdo do plantel". Na minha opinião, o moçambicano nunca será titular do SCP, a não ser que melhore alguns aspectos do seu jogo. Valdir, que deverá ser emprestado ao E. Amadora ou ao V. Guimarães é bem melhor. Em todo o caso, é um suplente que dá sempre "jeito".
  • Finalmente, apesar de não terem jogado integrado a equipa principal durante esta pré-época, aproveito ainda para salientar os nomes dos júniores Fábio Paim (o avançado de 16 anos - faz 17 em Outubro - tem de aprender a ser mais disciplinado já que na época passada nos juvenis teve bastantes jogos castigados) e Zezinando (médio, 18 anos) que poderão vir a "explodir" na temporada 2006/2007. Se quisermos ir mais "longe", temos também o médio centro Rui Lopes de 15/16 anos que além de capitão da selecção nacional e do SCP, é visto como um dos jovens mais promissores. Aproveitando uma frase conhecida (e também usada pel'A Bola para descrever este "miúdo"), "o algodão não engana". Em todo o caso, é importante salientar que a maioria destes jogadores ainda são muitos jovens e só se espera que não entrem por caminhos já trilhados por "profissionais" sportinguistas como Dani...

Estes foram os futebolistas que me fizeram "chorar". E depois veio o CHORAR, que foi quando vi o Silva jogar. Já agora, querem uma experiência única? Vejam numa televisão Pal Plus um jogo do Sporting em que actuem o Silva e o Rochemback...

2 Comments:

At 7/26/2005 05:03:00 da manhã, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

Desculpem o tamanho do texto. "Tirei a barriga de misérias".

 
At 7/26/2005 06:06:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

Os "miúdos" que falei especificamente já vi mesmo jogar por mais do que uma ocasião (e aproveitei o facto de conhecer "algumas" pessoas que trabalham no Sporting para ouvir as suas opiniões). Em relação ao Fábio Paim, zezinando e Rui Lopes, admito que me baseei no que "ouvi" dizer a nível interno e pelo que li nos jornais...
Relativamete ao Custódio, PENSO que ainda fez uma época de juniores no SCP. Em todo o caso, na minha opinião considero ser um trinco de grande categoria. Discreto, mas bastante eficaz. Não tem a margem de progressão do Manuel Fernandes, mas penso que faz um papel importantíssimo em Alvalade.
Finalmente, em relação ao "arrastão" (do meia distância), tem atenção e guarda bem esse título de campeão porque estes "meninos" PODEM VIR a roubar-te! :)))

 

Enviar um comentário

<< Home