terça-feira, maio 10, 2005

Post pedagógico

Nesta altura co campeonato, penso que é necessário abordar todas as hipóteses do desfecho da Superliga 2004/2005. Desta forma, é importante referir neste momento existem pelo menos duas certezas: só haverá campeão na próxima ronda se o F.C. Porto não ganhar em Vila do Conde e apenas Benfica e Sporting podem aspirar a festejar o título a seguir ao «derby» do próximo sábado. Os cenários possíveis nesta altura são os seguintes:

- F.C. Porto ganha: o título fica adiado, mesmo que Benfica ou Sporting mantenham a diferença de três pontos, uma vez que o campeão tem vantagem no confronto directo com ambos

- F.C. Porto empata ou perde: haverá campeão se o «derby» terminar com uma vitória do Sporting ou com um triunfo do Benfica por 1-0 ou diferença de dois golos (se for 3-2, por exemplo, não chega). Se o jogo entre as equipas de Lisboa terminar empatado e o F.C. Porto perder com o Rio Ave, a luta continuará, mas só entre ambos. Nesse caso, o Sporting entrará na última jornada à frente, por ter vencido em Alvalade, na primeira volta.

- E se chegassem ao fim empatados? Venceria o Sporting, caso ganhe na Luz. No campeonato entre Sporting, F.C. Porto e o Benfica os leões levariam vantagem, com nove pontos em seis jogos, contra sete do F.C. Porto e apenas um do Benfica. Se o empate entre os três acontecer depois de uma igualdade na Luz, o título seguirá para o Dragão.

Regras em caso de empate pontual
a) pontos nos jogos dos clubes entre si
b) diferença de golos entre si, nos jogos realizados
c) maior número de golos no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si
d) maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos, nos jogos realizados em toda a competição
e) maior número de vitórias em toda a prova
f) maior número de golos em toda a competição