sexta-feira, maio 06, 2005

Parabéns Portugal!

Com este título pretendo apenas congratular Portugal por em três anos consecutivos ter colocado uma equipa lusa numa final europeia.
Em todo o caso, e em relação ao jogo de ontem, não vou analisar o desafio mas quero exprimir a minha tristeza por reparar que alguns amigos meus, adeptos de outros emblemas (alguns deles bloguistas convocados), não se preocuparam em mostrarem-se minimamente satisfeitos por Portugal estar mais uma vez numa final europeia e ter conquistado mais uns pontos preciosos no ranking da UEFA. Em vez disso, estes "portugueses" limitaram-se a falar em injustiça no resultado (quando se esquecem, por exemplo na sorte que o AZ teve no segundo golo que marcaram graças a um ressalto) e em fazer análises, como se ninguém percebesse nada de futebol e tivesse visto o encontro (e é curioso constatar que essas mesmas pessoas que fizeram a análise e comentaram o jogo do SCP, são adeptos "rivais" que sempre afirmaram desejar que o conjunto de Alvalade perdesse na Taça UEFA. Como é que se pode comentar e analisar imparcialmente um jogo do Sporting nestas condições???). Depois é lamentável ouvir outros adeptos que não sportinguistas dizerem que viram o jogo "na diagonal" e que de facto o resultado sportinguista foi apenas oriundo de uma sorte divina. Sinceramente, não percebo.
Essas mesmas pessoas, em vez de falarem em "sorte", "injustiça" e em fazerem análises desnecessárias, deviam era agradecer ao Sporting por mais uma vez levar o nome de Portugal mais longe e por ter conquistados mais uns pontos para o ranking UEFA. Da mesmas forma que eu fiz nos últimos dois anos com o FCP e como faria se fosse o Benfica. Se fosse nas rondas iniciais, eu percebia que desejassem o azar do "rival nacional" (também já senti isso) , mas após os quartos-de-final penso que temos de "puxar" pela equipa portuguesa. E se não conseguirerem mesmo serem "adeptos provisórios" de um clube luso na europa, pelo menos abstenham-se de gozarem e comentar negativamente essa mesma formação.
Entretanto, também gostaria de confidenciar que, fruto de um facciosismo inato ou não, penso que para passar alguma equipa no apuramento, tinha de ser o Sporting. Nas duas mãos, foi a formação que jogou melhor e que mereceu a glória, apesar de na segunda-mão o jogo ter sido bastante equilibrado e o AZ ter provado também ter trunfos para passar à final. Gostaria também de referir a excelente exibição (mais uma) do jovem João Moutinho. No que diz respeito ao encontro contra o CSKA, adivinho grandes dificuldades para parar o trio ofnsivo constituído por Wagner Love, Daniel Carvalho e Olic, tal como o Porca Miséria disse, mas vamos aguardar e "torcer" pelo Sporting.
Finalmente, o jogo contra os russos está marcado para dia 18 de Maio e o derby lisboeta para o dia 15 do mesmo mês. Será que a direcção encarnada vai ter o patriotismo e "fair-play" para antecipar esse desafio ou vai tirar vantegem desta situação...? Não sei, mas é uma situação que promete muita discórdia nacional.