segunda-feira, maio 09, 2005

Ainda o Sporting na final

Ainda não tinha tido oportunidade de escrever sobre a passagem do Sporting à final da Taça UEFA. Ouvi e vi em silêncio vários sportinguistas inclusive, neste blog, salientar o feito para PORTUGAL e criticar o facto de alguns adeptos, do Benfica e do FC Porto, não terem estado com a equipa leonina. Deixemo-nos de hipocrisias. Irrita-me esta mania, portuguesa, que nas competições europeias todos temos que ser do mesmo clube, a bem do país. Não é assim, não deve ser assim, e ainda bem que não é assim. E em todos os países acontece o mesmo. Recordo-me de quando o Benfica jogou com Inter de Milão em Itália a época passada, o que levou alguns adeptos do Milan a ir ao estádio apoiar o Benfica. É normal e ninguém é mais ou menos português, italiano ou espanhol, por não apoiar um clube rival nas competições europeias. Que eu me lembre não vi nenhum sportinguista ou portista ficar muito triste por o Benfica ter sido eliminado pelo CSKA, e eu também não fiquei chateado por isso.

PS: Pessoalmente até fiquei contente com facto do Sporting ter chegado à final, mas se não o tivesse conseguido não iria, com toda a certeza, chorar pelo facto.

2 Comments:

At 5/09/2005 02:56:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

Não quero entrar em mais discussões sobre este tema, mas o que eu sempre afirmei é que não gostava de ver um benfiquista e portista a torcer para que o SCP não fosse à final e perdesse o jogo diante o AZ. E em relação ao "caso" italiano que apresentaste, isso só demonstra o estado a que chegou o futebol italiano (e não só), outrora considerado um dos mais interessantes de acompanhar.
Entretanto, também gostaria de voltar a sublinhar que nas rondas iniciais das competições europeias, eu percebo que um adepto de um determinado clube nacional deseja que o seu rival perca. Todos nós pensamos assim. Mas a partir de uma certa fase da competição, penso que das duas uma: ou abstem-se de dizer que quer que esse emblema nacional perca ou então que torça por ele. Pelo menos esta é a minha maneira de ver as coisas e talvez até seja "terceiro-mundista", mas acredito que seja a correcta.
O "teu "PS" revela que no fundo até concordas comigo. E ainda bem que pensas assim.

 
At 5/09/2005 03:14:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não se trata de "alguns adeptos, do Benfica e do FC Porto, não terem estado com a equipa leonina. Deixemo-nos de hipocrisias", mas sim com o não comentar negativamente o clube em questão e querer o seu fracasso nesta altura da competição (que é bastante positivo para os pontos da UEFA). Eu tb sou benfiquista e dei por mim a puxar pelo sporting contra o AZ, e quem não consegue apoiar um clube nacional, que se cale.

 

Enviar um comentário

<< Home