terça-feira, maio 03, 2005

Viva os regulamentos e a MiniLiga

Pois é... Na expectativa de poder assistir ao vivo ao Benfica , tal como tenho feito nas últimas jornadas, tentei encontrar, ontem, uma maneira de poder deslocar-me ao Estádio do Penafiel. Parti para esta aventura com poucas esperanças, confesso, apesar da minha grande vontade em fazer mais de 300 km gastar dinheiro e contribuir para tornar este pobre campeonato português mais parecido com o que se passa no resto dos países europeus.
E as minhas piores expectativas confirmaram-se. Arranjar um da enormidade de bilhetes - cerca de 4000 - postos à venda era um missão impossível. Talvez com alguma sorte, não era garantido, se me deslocasse previamente a Penafiel, durante a semana, disseram-me. Uma possibilidade que dá imenso jeito como podem calcular. Parti então para a segunda possibilidade: arranjar um convite junto dos patrocinadores oficiais do campeonato. Também aqui as minhas tentativas revelaram-se um fracasso. Se o Penafiel não tem lugares nem para os seus adeptos quanto mais para patrocinadores.
Mesmo assim não desisti... perante a possibilidade profissional de poder pedir creditações para os jogos pensei que seria assim, mesmo que não fosse trabalhar. Puro engano. Fiquei então a saber que os lugares para jornalistas eram limitadíssimos, por falta de espaço e condições de trabalho, para acolher tantos jornalistas. Assim sendo foi-me dito que não era caso único e que muitos órgãos de comunicação social, incluindo os principais, não poderiam entrar no Estádio.

Resignado com os meus sucessivos fracassos pensei que, do mal ao menos, quem sempre defendeu uma melhor SuperLiga e que o nosso campeonato aproveitasse o Euro 2004 para melhorar, estava contente por o jogo se manter num Estádio sem condições para acolher adeptos e jornalistas. Sim porque alterar o local de um jogo, para que mais adeptos possam assistir, é considerado concorrência desleal, pagar 1300 contos a uma equipa da III divisão para antecipar um jogo e limpar cartões é uma situação normal.

Viva os regulamentos.

PS: fiquei hoje a saber que o Benfica terá, esta época, uma média de 38.111 espectadores, o que equivale a dizer nos 17 jogos realizados para o Campeonato na Luz passaram pelas bancadas do estádio cerca de 647.887 pessoas. Nos últimos três jogos em casa e antevendo, já o Benfica-Sporting o número de espectadores a registar será de quase 235 mil.
Provavelmente existirá também que considere estes números concorrência desleal e que peça à Liga para limitar as entradas no Estádio Luz já no próximo jogo contra o Sporting