quinta-feira, agosto 18, 2005

"Só fazes se quiseres. Ninguém te obriga!"

Entrevista com Douala:
Vai para o Middlesbrough?
«Agradeço as palavras do treinador [Steve McClaren] mas para sair do Sporting tenho de ir para um melhor clube, mas não existem essas propostas. Se sair para o Middlesbrough é porque fui mesmo obrigado. Não é pelo dinheiro, não é um clube para onde eu queira ir.»
Admite ir para outro clube?
«Não, eu não quero sair, estou bem no Sporting mas se o clube não quiser eu fique eu vou ser obrigado a ir embora. Uma boa proposta também pode aparecer por outro jogador do Sporting, porquê só eu?»
O Sporting está a forçá-lo a sair?
«Não, é pelo que aparece nos jornais mas eu não acredito muito. Se calhar há alguém que quer que eu saia mesmo. Essa pessoa não é Peseiro, porque eu acho que o treinador conta comigo, nem é do Sporting. É uma pessoa que não gosta muito do Sporting, mas eu não sei quem é, a comunicação social é que deve saber. Quando houver uma boa proposta para mim, eu vou analisar, mas tem de ser um clube maior que o Sporting».
E agora, insiste-se na sua venda ou não ?
No que me diz respeito, e independentemente ou não da venda do camaronês, só espero é que os dirigentes leoninos façam um esforço para contratar o Hugo Viana (jogador que muito admiro). Obviamente que poder contar com estes dois futebolistas anteriormente referenciados seria extremamante útil para o clube em termos desportivos. Mas, por outro lado, e se de facto o jovem esquerdino viesse a assinar pelo Sporting, seria um excelente negócio vender o camaronês por uma verba a rondar os seis milhões e meio de euros (!!!), uma vez que este passaria para suplente, perdendo o lugar para Hugo Viana (que formaria o diamante do meio-campo com Rochemback, Custódio e João Moutinho, pelo menos, na minha opinião). Posteriormente, poderia-se pensar numa eventual contratação de Wender (que seria um suplente muito importante) por "números razoáveis".

1 Comments:

At 8/18/2005 08:16:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É certo que o Hugo Viana contribuiu muito o ano passado para o diamante do meio campo leonino, ao qual muito deve a qualidade de futebol por nós apresentada. No entanto, discordo dos comentários a respeito deste jogador neste post por dois motivos muito simples. Primeiro, não me parece que um eventual ingresso do Hugo no SCP pudesse atirar o Douala para o banco. Como já tinha dito anteriormente, o Douala só pode jogar neste SCP a avançado, quer seja num sistema 4x3x3 ou 4x4x2. Fora desta equação, o Douala não rende e até prejudica a eficácia defensiva do meio campo. Neste pressuposto, logo se vê que o Douala nunca será (ou deveria ser) substituto do Viana, uma vez que sendo jogadores com características completamente diferentes necessariamente ocuparão posições de campo distintas. Quem poderá entrar em disputa com o Viana para o meio campo será o Carlos Martins. Nesse cenário, acho que o Carlos Martins leva vantagem, pois possui a melhor técnica de remate do plantel leonino e é capaz de transportar a bola em velocidade, coisa que o Viana não faz. Em segundo lugar, tenho a dizer que o futebol do Hugo Viana no ano passado não me impressionou e não me parece que se trate de jogador para assumir um papel de titular na equipa leonina num cenário isento de lesões. O Viana no ano passado foi capaz de golos extraordinários, como o livre contra o SLB ou aquele chapeu em casa contra o Boavista (creio?). Mas foi um jogador demasiado intermitente, que por vezes se movia com uma lentidão e previsibilidade incrível, ao ponto de desaparecer por completo em inumeros jogos. Aliás, ontem mesmo viu-se isso no jogo de Portugal, o rapaz está muito longe da forma que tinha quando, ao serviço do Boloni, me encantou com passes rasgados e com uma leitura de jogo dinâmica. Presentemente, o Hugo Viana, na minha opinião, não se mostra capaz de transportar jogo, nem será na minha óptica um jogador essencial à manobra do SCP. Assim, não vejo com grande entusiasmo a sua contratação para uma posição onde existem tantos jogadores melhores que ele. Melhor ficarmos com o Douala (e sem Wender!!!).

 

Enviar um comentário

<< Home