quarta-feira, março 23, 2005

Um tiro no escuro

Até poderia ser uma forma de fazer publicidade ao mais recente filme que conta com a participação de Joaquim d'Almeida. Mas não é essa a minha intenção. Com este título, pretendo apenas abordar um tema que me vem incomodando bastante desde há uns tempos: a contratação de jogadores sul-americanos.
De facto, na minha opinião, é enigmático, mesmo escandaloso, a quantidade de futebolistas daquele continente que rumam a Portugal E caso não saibam, a Superliga é o principal destino europeu desses mesmos atletas. Mas, e perdoem-me a falta de eloquência resultante do meu estado de espírito, o que me irrita mesmo é que apesar da quantidade ser enorme, a qualidade é escassa. Senão vejamos, só nesta época o FC Porto contratou aproximadamente sete sul-americanos, sendo eles o Claudio Pitbull, Leo Lima, Ibson, Diego, Luis Fabiano, Leandro do Bomfim e o Pepe (que me lembre). E quantos já demostraram o seu valor? ZERO! No caso do Benfica, foram Paulo Almeida, Roger (que retornou do empréstimo), Alcides e André Luís (Luisão foi ainda na época anterior), e quantos é que se afirmaram? ZERO! Finalmente no meu Sporting, a situação é semelhante. Depois de já termos caído no erro de contratarmos sul-americanos por verbas astronómicas e sem valor aparente, como Kmet, Tello, Carlos Miguel, Hanuch, etc, etc, este ano voltámos a repetir o erro. Assim, esta temporada comprámos os passes de Pinilla (que misteriosamente é chamado no Chile por pinigol) e Mota. E destes jogadores que agora representam o Sporting quantos é que se afirmaram? ZERO!
Claro que também houve excelentes negócios por parte dos três grandes com jogadores sul-americanos, mas estatística e futebolisticamente falando, é revoltante os resultados apresentados. Para não falar no aspecto financeiro.
Desta forma, começo a realizar que a história da compra por "catálogo", para minha grande surpresa, é verdadeira e que na maior parte dos casos, quando os clubes nacionais vão à América do Sul comprar jogadores, é um verdadeiro "tiro no escuro"...