segunda-feira, maio 30, 2005

Esperar para ver...

"A aventura europeia de brasileiro começou em 1998/99. Nessa altura rumou à Holanda, para herdar um trono no PSV Eindhoven: o de Ronaldo, que na altura rumara ao Barcelona. Marcou 7 golos e procurou refúgio no país natal, onde tinha deixado o Internacional de Porto Alegre". in A Bola em 26/05/2005
A recuperar de uma imensa "azia", aproveito só para escrever um breve post. Desta forma, apresento duas alíneas:
A) - Sobre a contratação do avançado Manoel ao Moreirense, vamos aguardar para ver no que dá. Desconfio, tal como a maior parte dos simpatizantes do desporto rei, que vai ser um jogador que não vai render. Mas prefiro esperar para observar como o jogador brasileiro se adapta a jogar por um "grande", quem sabe até pode surpreender. Em todo o caso, ainda me lembro muito bem quando o Liedson chegou e foi "gozado" por adeptos benfiquistas, portistas, etc, etc (pela sua fisionomia, por não ser conhecido, entre outras críticas) até marcar cerca de 25 golos na Superliga. Mas em relação ao Manel, quem viu com atenção os jogos do Moreirenses nos últimos tempos, cedo reparou que, de facto, era um jogador de nível superior ao dos seus colegas de equipa (facto corroborado pelo Porca Miséria no "jantar d'O Bandeirinha").
B) - "Para defesa da bancada": Apesar do Menino Afogado no Rio (que curiosamente foi um dos que gozou mais com Liedson, afirmando que as suas "fontes" no Brasil tinham dito que o avançado canarinho não era "nada de especial") afirmar em tom de escárnio que eu tinha dito que o Manoel tinha ido para o PSV para substituir o Ronaldo, a minha versão confirma-se. Para colocar todos os leitores ao corrente da "história", Ronaldo abandonou o PSV (que recorde-se, sempre apostou em jovens esperanças brasileras, como por exemplo há uns anos atrás em Romário e Ronaldo, e agora no central Alex) para rumar ao Barcelona em 1996 enquanto Manoel assinou pelo emblema holandês em 1998. Ou seja, apesar das datas não serem seguidas, o PSV via em Manoel um "seguidor" de Ronaldo (tal como veio escrito na maior parte dos jornais quando foi anunciada a contratação do jogador em causa pelo Sporting). Refira-se que durante este post, não afirmei em situação alguma que o ex-moreirense não era muito bom ou muito mau para representar um "grande" nacional (embore desconfie que a segunda hipótese venha a confirrmar-se), apenas quis defender uma situação explorada de forma injusta por algumas pessoas.