segunda-feira, novembro 07, 2005

Hoje chuto eu

Cumpridas 10 jornadas, eis como tenho visto a Liga Betandwin.com:
  1. Sp de Braga - Grande. Jesualdo Ferreira surpreendeu muitos (inclusive a mim) e confirmou que a época pssada não foi sorte. Com um grupo experiente e equilibrado, o treinador luso provou ser dos melhores que anda por cá e fez com que jogadores como Jorge Luiz, Andrés Madrid, Paulo Santos, Nem, Jaime, Vandinho, entre outros, mostrassem todo o seu potencial. Bom ataque e excelente defesa.
  2. FC Porto - Teimosia. Co Adriaanse disse que não mudava o "estilo" mas lá acabou por ceder com uma melhoria óbvia nos resultados. Treinador "romântico" já está fora de moda. Entrada de Paulo Assunção (que libertou o magnífico Lucho), veio equilibrar mais a equipa e subida de forma de Quaresma tem sido determinante para o conjunto portista que, contudo, continua a comprometer na defesa.
  3. Nacional - Surpreendente. Com um orçamento ("misteriosamente") elevado, o que é facto é que o Prof Manuel Machado construiu uma equipa muito forte e experiente. Desconfio que ande por estes ares mais uns tempos e depois desça para o "seu" campeonato. Em todo o caso, excelente trabalho do professor arrogante. É verdade, jogar na Choupana com aquela claque feminina completamente histérica, é um verdadeiro tormento para os adversários. Miguelito, como é possível ainda andar por aqui. Está tudo a dormir?
  4. Benfica - Equilibrado. Apesar de um péssimo arranque e de umas invenções de Koeman, a equipa lá estabilizou e mostrou ser a formação mais completa da Liga. A melhor defesa do campeonato, associado a um meio-campo em clara subida de forma e a um avançado que anda "doido" a marcar golos que se farta, os encarnados são a minha aposta para a (re)conquista do troféu nacional. Peca unicamente por estar bastante dependente de Simão e da sua inspiração.
  5. Sporting - Perdido. Peseiro demorou muito tempo a ser dispensado e Paulo Bento ainda não conseguiu impôr o equilibrio e estabilidade tão desejada. Mas há francas melhorias. A defesa continua a "lixar tudo", numa época que Moutinho volta a confirmar que é uma máquina e que o Sporting continua a "fabricar" talentos (veja-se o exemplo de Nani). Deivid teima em afirmar-se e Edson acabou para o futebol. Voltando à defesa, espera-se que em Janeiro "ajuste-se", porque senão prevejo o pior.
  6. V. Setúbal - Incrível. Chumbita Nunes nunca deixou de receber os seus seis mil euros mensais de ordenado, mas os jogadores já não recebiam há três meses e deram uma prova ENORME de ambição e profissionalismo. Um verdadeiro exemplo. Bom trabalho de Norton de Matos que me surpreendeu bastante (mesmo bastante!).
  7. Boavista - Dependência. João Pinto começou a jogar (mais e melhor) e os axadrezados começaram a subir na tabela. Equipa menos combativa (e caceteira) que em anos anteriores, mas mais técnicista e inteligente. Acredito que vai continuar a subir.
  8. Rio Ave - Destemido. Sousa colocou este Rio Ave a jogar num contra-ataque rápido e simples de movimentos. Idalécio e Niquinha dão a experiência necessária à equipa que há 1o jornadas consecutivas utiliza nove jogadores (sempre titulares). Ou seja, muita estabilidade.
  9. Paços de Ferreia - Inconstante. Goleou o Sporting e depois perdeu jogos inesperadamente. Em todo o caso, José Mota conhece o plantel como ninguém e tem vindo a fazer um campeonato "calmo e descansado".
  10. União de Leiria - Pobre. Esperava-se mais do clube do Liz. Todavia, Jorge Jesus que, recorde-se, foi contratado poucas jornadas atrás, tem vindo a desempenhar um excelente trabalho no conjunto leiriense e desconfio que vai subir mais um pouco na classificação. Boa aposta de Bartolomeu e excelente para os espectadores que têm a oportunidade de voltarem a ouvir as "magníficas" conferências de imprensa de Jesus, sempre acompanhadas com o que há de mais arrojado na moda portuguesa.
  11. Marítimo - Desorientado. Completamente descaracterizado este conjunto das ilhas. Má aposta no treinador que era "prata da casa". Se continuar assim, mantém-se nestes lugares.
  12. Gil Vicente - Envergonhado. Continuo a afirmar que Ulisses Morais é um treinador muito bom e ainda vai surpreender com este (muito) limitado e envergonhado Gil Vicente.
  13. Naval - Corajoso. Cajuda afirma não ter medo de ninguém e tem provado isso. Excelente campeonato de uma formação recém-promovida e com uma enorme falta de jogadores e respectivo talento. Vale o grupo.
  14. Belenenses - Péssimo. Carvalhal, treinador que gosto bastante, surpreendeu-me e só fez disparates. Impressionante o "ratio" jogadores/classificação da equipa azul. Com um conjunto destes, o Belém devia estar a lutar por um lugar na Europa. Couceiro tem a sua grande oportunidade de mostrar serviço.
  15. Estrela de Amadora - Óbvio. Com este grupo de trabalho, Toni não pode fazer melhor. E muito já tem feito. Manu é o único que "tem um olho numa terra de cegos".
  16. Académica - Calões. Depois de um final de época 2004/2005 fabulosa, nada fazia prever este "chumbo" dos estudantes de Nelo Vingada. Porém, também gosto muito deste técnico bastante inteligente e creio que vão dar a volta por cima. José Castro é outro que os "grandes" devem estar a dormir. Não engana.
  17. V. Guimarães - Decepção. Tudo bem que têm o Jaime Pacheco como treinador, mas é inadmissível que esta equipa esteja por estas bandas. Flávio Meireles dá cada vez mais porrada (aprendeu novos truques com Pacheco) e Targino tem-se revelado. Saganowski é bom jogador mas anda sempre muito sozinho lá na frente. Dou mais três jornadas a Pacheco para "fechar a porta pelo lado de fora".
  18. Penafiel - Despromovido. Oliveira quis deixar de gastar dinheiro em árbitros e exercer a sua influência e o resultado está à vista. Não acredito na recuperação, a não ser que os "telefonemas" comecem a aparecer.

3 Comments:

At 11/08/2005 11:03:00 da manhã, Blogger Dourador de apitos said...

Essa da defesa do FCP comprometer tem muito que se lhe diga:
O FCP tem 6 GS,
O SLB tem 9 GS,
O SCP tem 14 GS,

Por outro lado, o FCP tem a 4.ª melhor defesa do campeonato atrás do Braga, Setúbal e Nacional e, desde o jogo com o SLB, apenas sofreu golos contra o INTER fora...

Lamento informar-te, mas a defesa do FCP já estabilizou e, neste momento, o seu maior problema está no meio campo (o Diego é um flop) e no ataque (o Benny não joga, o LLopez tem estado sempre lesionado e o Jorginho caiu vertiginosamente de forma, pelo que a equipa tem vivido, quase exclusivamente, do melhor jogador do campeonato (RQuaresma)...

No entanto, julgo que contra o PFerreira o FCP jogou, finalmente, com aquele que é o seu melhor 11, pelo que me parece que as coisas vão começar a correr melhor...

 
At 11/08/2005 11:15:00 da manhã, Blogger Distribuidor de Fruta said...

"... do melhor jogador do campeonato (RQuaresma)..."

Sim, senhor... as reticências que puseste logo a seguir ao nome devia ser para acrescentares algo do tipo "imediatamente a seguir ao jogador A, B, etc"

 
At 11/08/2005 06:59:00 da tarde, Blogger meia distância said...

com essas mudanças todas (do fcp), só não percebo o que é que o Co ficou cá a fazer.
Segundo parece, o PC gostou tanto de mandar na constituição da equipa, que quer ser treinador do porto mais dois anos... por isso, renova com o Co.

 

Enviar um comentário

<< Home