domingo, março 05, 2006

porque estou pelo Braça (e outros estão pelo chelsea)

Há para mim três tipos de clube.
O primeiro é o clube com nome de cidade, com pretensões a ser maior que isso, mas que não passa de um clube de bairro. São exemplos deste tipo, o Alavés, o Club Brugge, o porto, etc...
Depois há outro tipo, mais engraçado, que tem nome de país e não passa de agremiação de bairro. É mais raro que o primeiro. Tem os adeptos mais engraçados, que usam como argumento para se afirmarem como grandes, o facto de terem nome de país. Só me lembro de dois exemplos: espanhol de Barcelona e seportém de Portugal.
Depois há os grandes. Aqules que, com nome de cidade, são maiores que um país. Não há muitos, é verdade. Mas entre eles encontramos: Sport Lisboa e Benfica, Real de Madrid, FC Barcelona, AC Milan, Manchester United, e pouco mais.

Gosto de clubes grandes. E, acima de tudo, maiores que as pessoas que por lá passam.
Gosto do Barça. Até simpatizo com o Chelsea, que já existia antes de lá chegar o grande treinador português (que o é). Lembro-me de gostar de ver Flo, Zola, e outros.

Agora, não me peçam para estar a torcer por qualquer clube por lá estar fulano ou cicrano. Já gostava do Barça antes de lá estar Figo (fui lá vê-lo jogar). Continuou a ser o meu favorito em Espanha depois de ele saír (grande erro de gestão de Nuñez).

Quando se torce por um clube por lá estar este ou aquele, diminui-se a dimensão do mesmo.
Por isso é que Veiga pode estar no Benfica e nunca mais estará no porto. Porque não é maior que o Benfica. Nem com a merda do dragão de ouro. Pelo contrário, se (e este é um se muito grande... maior mesmo que o clube em causa) fosse para o fcp depois de passar no Benfica... caía o Carmo e a Trindade (ou o Bulhão e a Torre dos CLérigos). Porquê? Porque o porto não tem dimensão para sustentar este tipo de vento.
Quando vale e azevedo foi preso, o Benfica caíu? Não. Ergueu-se ainda mais forte.
Quando PC for preso? Só espero estar cá para ver.

Depois de tanta divagação, resta-me dizer: que ganhe o Barça. Se perder, não deixará de ser grande. E eu, porque também simpatizo com o Chelsea, garanto que não venho de lá triste. Afinal, é bom ir ver futebol de luxo sem ser no Estádi da Luz.

12 Comments:

At 3/06/2006 10:41:00 da manhã, Blogger Aifos Seavir said...

Eu também quero que ganhe o Barça. Cheguei a Catalunya am 1995 como o Figo, mas ao contrário dele (que até ao último minuto disse que nunca deixaria o Barça porque pensava que Florentino Perez nao ganharia as eleiçoes do RM e o que ele queria era aumentar o salário)ainda aqui estou.

Para entender o que realmente significa o FCB é preciso entender o feito diferencial catalao e nós os portugueses somos os mais indicados para o entender pois como eles lutámos anos a fio contra o imperialismo espanhol que queria "à força toda" trasformar-nos numa provincia espanhola. Nós tivemos sorte podemos exibir a nossa liberdade dizer que somos portugueses unir-nos todos com a nossa seleçao, os catalaes nao.

Ainda que hoje em dia os patriotismos nao têm muita lógica pois todos somos europeus.

Eu também quero que o Barcelona ganhe ainda que como o grande Mourinho sou de Setúbal (onde é que há um rio azul igual ao meu).

Sinceramente o que espero é que ganhe o melhor, tao convencida que estou que se for assim ganhará o Barça.

Saúde

 
At 3/06/2006 12:11:00 da tarde, Blogger Figas_21 said...

Tem os adeptos mais engraçados, que usam como argumento para se afirmarem como grandes, o facto de terem nome de país. Só me lembro de dois exemplos: espanhol de Barcelona e seportém de Portugal

Referias-te ao país Barcelona ... por supuesto!

O facto de escreveres sem o mínimo respeito e com um ódio (quiçá de um qualquer recalcamento) pelos outros clubes leva-me realmente a desprezar todas as baboseiras que dizes... é pena, mas foi o meu último comentário a um post teu...

 
At 3/06/2006 02:52:00 da tarde, Blogger meia distância said...

obrigado.

Espanhol, não te lembra nenhum país?

 
At 3/06/2006 03:53:00 da tarde, Blogger T-Rex said...

Os catalães reclamam a plenos pulmões serem "um país"...
Mas ok, isso são outros quinhentos...

O "ódio" Real Madrid / Barcelona só encontra "irmão" na Península Ibérica no Benfica / Porto.

Agora (e porque gostos não se discutem), sinceramente não percebo porque alguem é do Barça e não do Real ou do Bétis ou até do Salamanca... eh eh eh

No caso do Chelsea, apoio incondicionalmente pois além de ter Mourinho tem vários outros "tugas". Essencialmente por isso e não vejo porque alguém não tenha "legitimidade" para escolher livremente as suas preferências. o Manchester United também é um dos "eleitos" ("quase" pelas mesmas razões), mas a preferência... não se escolhe - sente-se e gosta-se. Ou então não...

O Chelsea já teve grandes jogadores sim senhor, como os já citados Flo, Zola, Viali, Petit, Zenden, Stanic, Paredão, entre outros, mas... o que é que ganharam? Mourinho chegou, viu treinou e começou a vencer! Simples? Tentem fazer igual, mas não o façam em casa...


eh eh eh

PS: Não levem a mal, mas hoje estou bem disposto.

 
At 3/06/2006 04:07:00 da tarde, Blogger Aifos Seavir said...

Devo perceber das tuas palavras que nao consideras que Deco seja portugues?

Se nao também devias ser um bocadinho do Barça, ou nao?

Saúde

 
At 3/06/2006 04:11:00 da tarde, Blogger Aifos Seavir said...

E se contas todos os portugueses que jogaram ou trabalharam no FCB (o Special One também) entao o Chelesea nao tem hipòteses. Tens mesmo que ser do Barça.

Digo-te isto porque estás bem disposto ;)

Saúde

 
At 3/06/2006 04:27:00 da tarde, Blogger T-Rex said...

aifos seavir, desculpa lá eu "simpatizar" mais com o Real (em Espanha) do que com o Barça e desejar que o Chelsea os elimine...

São coisas "pá"...

PS: Considero obviamente que Deco é português (fez o "resto" da formação em Portugal e tornou-se o EXCELENTE executante que é no nosso país), pois nem sempre se chama pai ou mãe a quem os fez/pariu. Pai/mãe é quem os "cria", se é que me entendes...

O "pecado-capital" (e mais uma das razões para "gostar menos" deles) é que são uns "sortudos" do c****** que têm "apenas" Ronaldinho (O MELHOR DO MUNDO!), Deco, Messi, Larsson, Eto´o, etc, etc,etc.

eh eh eh

PS: Desculpa lá a "boa disposição". Ou então não...

 
At 3/06/2006 04:43:00 da tarde, Blogger Aifos Seavir said...

Nao te preocupes, é bom o diálogo entre partes opostas. Às vezes nao é possível, é uma pena. Espero que este feito nao seja só fruto da tua boa disposiçao.

Em relaçao à sorte do FCB, se fosse como tu dizes nao teriam ganho só uma Champions. Acho que outros tiveram muito mais "sorte".

Saúde

 
At 3/06/2006 04:47:00 da tarde, Blogger T-Rex said...

Sabes "conjugar o verbo" ironia, meu caro?

I rest my case...

 
At 3/06/2006 04:52:00 da tarde, Blogger Aifos Seavir said...

O mesmo digo...

Rest in peace

 
At 3/06/2006 11:34:00 da tarde, Blogger meia distância said...

se fosse por isso eram todos lagartos... o treinador é português. e tem mais jogadores portugueses...

 
At 3/07/2006 07:48:00 da tarde, Anonymous Bento Barbosa said...

" Afinal é bom ir ver bom futebol sem ser na Luz." Isso de bom futebol é o que, desde Eusébio, nunca mais houve na Luz.

 

Enviar um comentário

<< Home