quinta-feira, março 02, 2006

Ponto de situação

Condicionalismos diversos têm-me impedido de ver e comentar futebol como queria, bem como de "postar" com a assiduidade a que me habituei. Designadamente, ainda não tinha tido oportunidade de assimilar/comentar o momento do "meu" FCP, do "seu" Mister, da "sua" táctica e da "nossa" Super(Mini)Liga.
Com o "clássico" tudo ficou mais claro e arranjei, finalmente, tempo para escrever.
Ora bem:
1. Não gosto do Co, não gosto das suas opções tácticas, mas enquanto por lá andar defendo-o e não o critico, como sempre fiz com os "meus" treinadores. Quando/se ele sair falo "à larga"
2. O 3-3-4 do Co é uma merda, mas não pelas razões que lhe apontam. Com efeito:
a) ao contrário de todas as expectativas a defesa tem-se aguentado perfeitamente, muito por força de um Super-Pepe e de um PAssunção omnipresente. Não não foi por aí que o FCP perdeu pontos...
b) O 3-3-4 "mata", por força da ausência de laterais os extremos que ficam sem ninguém para "tabelar"...;
c) Os 4 avançados (quando não mais...) "acotovelam-se", ficando sem espaços e sem ninguém que lhes dê jogo...;
d) Se houvesse um n.º 10 de jeito (que não há) o sistema podia/devia ser 3-4-3 e não o actual e podia resultar...
3. Quanto ao clássico da Luz acho que não há muito a dizer. Foi dos piores jogos que tive a infelicidade de ver em toda a minha vida. O SLB acabou por jogar melhor, pois ao contrário do FCP (que não fez uma única jogada de futebo durante todo o jogo), ainda conseguiu articular 2/3 jogadas com pés e cabeça, tendo tido tb as melhores oportunidades de golo. Quando ao golo está tudo dito (100% de culpas para o VBaía) e parece-me que ficou por marcar um penalty sobre o Petit.
4. Quanto ao campeonato:
a) continuo a achar que o FCP tem o melhor plantel (seguido do SLB) e que tem todas as hipóteses de o ganhar, mesmo jogando com 3 defesas (ou 3,5), desde que abdique de um ponta de lança em detrimento de um construtor de jogo (não sei qual, mas o Diego não é certamente...);
b) o SLB está, como é óbvio, na luta, mas resta saber se vai manter a toada actual ou a irregularidade anterior. O futebol praticado não deslumbra e o treinador não convence, mas isso pouco interessa...
c) o SCP tem-me surpreendido positivamente e é um sério candidato ao título. Sem grande plantel e com muitos desiquilíbrios parece que lá arranjou o sistema e a motivação certas. Nota positiva para o PBento que, no entanto, confirmou que, ao pé dele, o Peseiro é um "Lorde Inglês".
d) o Braga, o Boavista e o Nacional lá vão marcando pontos e prometem lutar até ao fim, sendo que, mal por mal, pouco ficam a dever ao futebol/plantel dos 3 grandes...
Em suma, mais um campeonato merdoso e com um futebol de arrepiar, mas com muita luta/incerteza até ao fim. Há quem lhe chame competitividade...
PS1: o VBaía voltou a provar que é um grande senhor!! podia ter culpado, a bola, a barreira, o relvado e o espírito santo, mas, ao contrário de outros, não inventou e deu o corpo às balas...
PS2: os Holandeses provaram que são uns grandes senhores!! grande exemplo de fair-play, desportivismo e respeito mútuo...
PS3: o Diego é um Roger só que mais novo!! gostava de saber como é que o mesmo meteu na cabeça que não teve ou não tem tido oportunidade de demonstar o seu valor...
PS4: a imagem do PBento é lamentável!! alguém lhe arranje uma empresa de comunicação/marketing urgentemente... volta "Padeiro" que estás perdoado/legitimado!!
PS5: não dá para mudar todos os Dirigentes do futebol nacional e mandar vir holandeses, ou cidadãos de outro país civilizado... esta canalha está-me a causar o mesmo efeito que os políticos nacionais!! desinteresse completo pela "modalidade"...
PS6: boa sorte para o SLB e para o Chelsea na CL!! portugal em primeiro lugar...

11 Comments:

At 3/02/2006 07:28:00 da tarde, Blogger meia distância said...

Em relação ao PS6 (!):

1. Londres não é Portugal.
2. Não percebo como, com tanto patriotismo, se opta por um clube estrangeiro (fcp).
3. Ainda bem que voltaste!

 
At 3/02/2006 09:22:00 da tarde, Blogger T-Rex said...

Ora seja bem (re)aparecido!

O discurso "macio" pode baralhar os mais distraídos, mas vem aí "coisa"...

eh eh eh

Saudações desportivas

 
At 3/03/2006 03:54:00 da manhã, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

Meu caro amigo, como sabes gosto mto de discutir futebol ctgo e de ouvir as tuas opiniões. CONTUDO,obviamente tenho de defender a minha "dama".

Quando dizes que o SCP não tem um grande plantel e que não é equilibrado, lamento mas tenho de discordar TOTALMENTE. Quando "apareceu" o Paulo bento os jogadores "mostraram" o seu potencial e "apareceu", na minha opinião, um plantel bastante competitivo (onde outrora reinada a mediocridade e desequilibrio). Mas vamos por pontos/sectores:
- Na baliza temos um Ricardo que, verdade seja dita, tem-se apresentado em MUITO boa forma. Actualmente, em Portugal penso que só o Helton tem estado melhor que o guardião leonino.
- Na defesa temos do lado direito o Abel que (contrariamente às minhas expetactivas), tem feito óptimos jogos e é um dos melhores laterais a jogar na Liga Betanwin (além de estar a dizer o que penso, tb me estou a basear no que vem nos desportivos). Mais uma vez, em Portugal, melhor penso que só o Nelson (em boa forma). Por exemplo o FCP tem o Bosingwa - está tudo dito. A centrais jogam o Abel, que tem sido "só" dos jogadores mais regulares do SCP (e tem sido dos melhores da Liga), e o Polga que, talvez por ainda não ter renovado, está a jogar a um EXCELENTE nível, fazendo lembrar o campeão do mundo que é. Melhor dupla, mais uma x, só no SLB com Luisão e Anderson (e por amor de Deus livra-te de falares no Pepe - que tu ´próprio afirmaste que tinha graves problemas/paragens mentais - e no PE que "acabou" para o futebol. E se quiseres confirmar a qualidade da dupla leonina vê os golos sofridos desde que o PB tomou conta da equipa). No lado esquerdo temos "simplesmente" o melhor defesa da Liga Betandwin. Não é tão completo como o "super-leo" do Benfica (defende e ataque mto bem), mas a defender é o melhor. Já o Mourinho disse isso. O FCP tem o Peixoto (!!!) e o Marek Cech (ou então, nos sistema de 3 centrais, é o PE que fecha o lado esquerdo. Que tristeza...).
- A trinco temos o Custódio. E aí, de facto tanto o FCP (P.Assunção - que jogador!) como o SLB (Petit) têm melhor. Mas o jovem português é um jogador muito constante e inteligente e que acrescenta equilibrio à defesa/meio-campo.
- No meio-campo, o SCP não joga com extremos e é a melhor solução p o plantel (com as devidas diferenças, o FCP campeão europeu tb não jogava). Em todo o caso, nessa zona joga o "puto-maravilha" (Moutinho) que está a realizar uma segunda volta EXCEPCIONAL e seria titular em qq dos grandes. Depois temos o Carlos Martins que (qd não está lesionado) tem sido dos melhores jogadores sportinguistas e tem feito jogos fabulosos e, desconfio que tb lutaria por um lugar a titular nos grandes (os jornais desportivos veneram-no!). Finalmente, a outra peça do meio-campo é o Sá Pinto que está a realizar das melhores épocas dele e acrescenta à equipa (muita) experiência e raça. O FCP tem, na minha opinião, o melhor jogador da Liga (lucho) e o Quaresma. Mas depois vem a "confusão". Joga o Ivanildo (que é um jovem com grande potencial mas tem-se mostrado pouco) e o Meireles (que irregularidade). Isto para não falar no verdadeiro "soneca" (Jorginho - que flop). Já o SLB, é bastante equilibrado com dois extremos experientes e um meio-campo muito combativo e inteliente (manuel Fernandes, Karagounis e, mais atrás, o já referido Petit).
- Na frente, joga "SÓ" o melhor goleador a jogar em Portugal nos últimos anos (nos últimos anos só me lembro do Jardel, que foi o MAIOR). Depois tb temos o Deivid. E aqui deixo-te um espaço de manobra para o desfazeres! Mas mm assim o Deivid pode sair, o Sá subir e entrar o Nani que é um jovem de 18 anos com um ENORME potencial, mas ainda tem to p aprender... já o FCP tem o McCarthy (que eu considero um EXCELENTE jogador, mas não sei por onde tem andado) e o Adriano que, acho que foi mais uma "birrinha" do PC em "roubar" um jogador aos rivais. Não deixa de ser um bom jogador, mas desconfio que não seja para um grande (e não me obrigues a falar no Sokota). Tb tens o Hugo Almeida, que gosto mto, mas nem toca na bola. No SLB joga o Nuno Gomes (que se enganou um dúzia de vez) e o Miccoli. Em todo o caso, não deixam de ser mto bons jogadores. O Mantorras (Sr 18 milhões de cts), esta época foi p esquecer.

Em suma, se analisares bem irás reparar que o SCP não tem um plantel tão "fraco" e desequilibrado como falas. E é aqui q eu louvo o PBento porque "equilibou-o", arranjou uma equipa "base" e fez com que os jogadores mostrassem o melhor de si (Moutinho, Polga, Abel, Sá Pinto, etc, etc). Já o FCP não tem um esquema e equipa fixa e, na minha opinião, está na primeira posição porque tem vivido da inspiração de alguns jogadores. Ou seja, tem valido o individualismo e não a equipa (exemplo de Quaresma, depois de Lucho, agora de PAssunção e helton). O problema desta situação é que acaba por se esgotar (vamos lá ver se se aguenta assim até ao final da época. E assumo que pode conseguir! Mas tens de admitir que há um tempo que o FCP não está "sólido e equilibrado"). Ainda p mais tem um treinador LOUCO. Em relação ao SLB, de facto tem o plantel mais equilibrado (só agora com a subida de forma de MFernandes e com a conclusão que tem de ser o Karagounis a titular), mas tem um treinador que inventa e que "lixa" tudo.

Conclusão - o SCP é um forte candidato ao título. ainda p mais tem um calendário mais TEORICAMENTE mais acessível que os seus rivais mais directos.

(Desculpem o tamanho do comentário, mas era necessário.)

 
At 3/03/2006 04:01:00 da manhã, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

* - "A centrais jogam o TONEL (...)"

 
At 3/03/2006 04:54:00 da tarde, Blogger Sérgio X said...

Leão, lá vou eu implicar contigo outra vez. Até aceito a avaliação que fizeste aos jogadores dos 3 grandes mas um onze razoável não é um plantel forte e equilibrado.
Quando para alternativas para os centrais tens o hugo, para laterais o garcia ou o tello, para médio apenas o nani e o romagnoli que ainda têm muito para provar e na frente um desconhecido koke e um inconstante Douala, tens de concordar que isto não dá um plantel ao nível do Porto ou do Benfica.

 
At 3/03/2006 06:23:00 da tarde, Blogger T-Rex said...

Evidências...

 
At 3/04/2006 11:25:00 da manhã, Blogger Figas_21 said...

" No lado esquerdo temos "simplesmente" o melhor defesa da Liga Betandwin."

Desculpa lá mas perdi.me , estamos a falar de quem ?

 
At 3/04/2006 05:45:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

Figas - Caneira. Tens dúvidas...?

Sério X - De facto o SLB tem o plantel mais equilibrado. Indiscutível. Mas relativamente ao SCP, a equipa mais utilizada considero que está ao nível dos encarnados e portistas, não sendo tão inferior como se diz (por exemplo, neste post do Dourador). E por essa ordem de ideias de só ter dois ou três suplentes de valor, no caso das águias quem é a alternativa para o Léo? Ricardo Rocha (que é um bom central mas um lateral horrível)?? E para o Petit? Beto (que consegue estar a um nível inferior de um Luís Loureiro)?? E para o lugar de ponta-de-lança se jogar o NG e Miccoli juntos? Mantorras (que vai ser emprestado)?? E para extremo direito?? Marco Ferreira (que só pode ter sido comprar para pagar comissões)??? Em todo o caso, volto a referir que o SLB tem o plantel mais equilibrado (e formado de forma inteligente), mas tens de ver o "11" base e os suplentes mais utilizados. E neste caso, NA MINHA OPINIÃO (talvez facciosa, admito), o SCP tem um plantel bastante competitivo e com exelentes condições p conquistar o título nacional.

Sobre o Hugo, de facto tens toda a razão. Mas se se lesionar um dos centrais, o Caneira desloca-se para o centro e o Tello vai para o lado esquerdo (antes o chileno que o ricardo rocha ou peixoto... quer dizer, destes os três venha o diabo e escolha). Em relação ao suplente Miguel Garcia, de facto é péssimo e não se desenvolveu como se esperava. Mas já joga tão poucas vezes...
Já no meio-campo, se alguém se lesionar, o Moutinho ocupa o seu lugar (e bem!) e entra o Romagnoli ou Nani (que são excelentes opções/substitutos). Já na frente, se o Liedson ou o Devid (que podes desfazer como bem entenderes!) se magoarem, sobe o Sá (que tens de admitir que está a fazer uma óptima época) ou entra o Douala (quem não gostaria de ter o camaronês na sua equipa?). Por isso, como podes ver não é uma equipa assim tão desequilibrada para o campeonato nacional. Só precisava mesmo era de um treinador que explorasse melhor o seu potencial. "Penso eu de que...".

N.R 1 - Relativamente ao FCP, poderia ter o melhor plantel dos últimos anos (e até tem um plantel muito competitivo) que seria sempre desequilibrado pela simples razão de ter um treinador doido que consegue desequiibrar (desculpem a repetição) qualquer conjunto.

N.R 2 - E Sérgio, podes implicar as vezes que quiseres. Estás completamente à vontade!!! É um prazer discutir futebol ctgo! :))

 
At 3/04/2006 05:45:00 da tarde, Blogger T-Rex said...

Tello ?!?!?!

Barato e menos mau (entrou livre e foi vendido) foi o Scott Minto. E era pouco mais que mediano...

 
At 3/05/2006 10:59:00 da tarde, Blogger Figas_21 said...

Caneira ?? o lateral-esquerdoàsvezescentraloutrasvezesdireitooutrasnaoseiondejogo? ? esse ?
Até o Chech é melhor que esse, e já nao falo do Leo...

 
At 3/06/2006 04:52:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

Figas, epá... nem sei o que dizer. E como tal, vou apenas dizer que o Mourinho sublinhou que o Caneira lhe fazia lembrar o Gallas e que em Portugal era dos melhores defesas em qq das posições defensivas que ocupe. Mas se calhar é ele que não percebe mesmo nada e tu é que tens razão... :))

Depois, vou transcrever outra x aquilo que não deves ter lido num meu comentário anterior: "No lado esquerdo temos "simplesmente" o melhor defesa da Liga Betandwin. Não é tão completo como o "super-leo" do Benfica (defende e ataque mto bem), mas a defender é o melhor". E não voltes a falar no Marek Cech que ainda NINGUÉM percebeu se é bom ou não (qd começou a ganhar ritmo e a jogar melhor, o CO - em mais uma opção incompreensível - tirou-o para não o voltar a colocar na equipa principal.

 

Enviar um comentário

<< Home