terça-feira, novembro 29, 2005

Morte ao espião

Meus amigos lisboetas, uni-vos! Está um espião nortenho nas nossas fileiras e que tem prejudicado em muito os dois emblemas da segunda circular.
Quatro épocas atrás, quando este espião mascarado de enfermeiro saiu do FCP e rumou para o SCP, assinando um contrato milionário, o universo verde e branco rejubilou de alegria por se ter contratado uma valiosa unidade aos inimigos. Contudo, no "bunker" nortenho, mais conhecido por Torre das Antas, esfregavam-se as mãos de contentamento: O plano estava traçado e estava a correr conforme o planeado.
Na primeira temporada que o espião esteve ao serviço dos leões, estes venceram o campeonato e não se verificaram muitas lesões, com excepção do avançado Niculae, que começara a despertar a atenção de alguns grandes clubes europeus. E nunca mais recuperou. Tinha começado o trabalho do espião.
Na época seguinte, o espião voltou a entrar em acção, mas de forma mais profunda. Ou seja,depois de ter ganho o seu espaço e confiança no seio do departamento clínico leonino, trabalhou qual "cavalo de tróia". O famoso tridente constituído por João Pinto, Jardel e Niculae, separou-se irremediavelmente. Senão vejamos: Niculae, sempre que o espião dizia que estava apto para jogar, voltava a lesionar-se e Jardel subitamente "desapareceu" para o seu país natal. E quem foi o seu maior amigo e confidente que até chegou a passar férias no brasil em casa do "cabeção"? Exactamente, o espião...
Desconfiados de algumas situações difíceis de provar, a SAD verde e branca decidiu começar a afastar o espião que, após ter rebentado a equipa sportinguista fazendo-a entrar numa crise que ainda vive, seguiu o estipulado no plano delineado pelo "Marechal" nortenho, cujo nome de código é "Papa", e assinou pelo Benfica (mais uma vez por um ordenado milionário - 10 mil euros -, para começar logo a destabilizar as finanças e a dividir opiniões sobre a sua contratação). E o que aconteceu na primeira época? A partir do meio da temporada não houveram lesões e as águias venceram o campeonato. Isto é, o espião, mais uma vez, ganhou a confiança e o controlo do departamento clínico de um clube rival da "nação nortenha".
Continuando a verdadeira história do conhecido espião, eis que chegamos à actual época. Actualmente metade da equipa benfiquista encontra-se lesionada e tem um dos piores registos dos últimos anos. E sobre as lesões quem é que é culpabilizado? Os médicos! Mas no fundo quem é que tem culpa? O espião, uma vez que é ele que controla e decide o quadro clínico do plantel treinado pelo nome de código, "Loira narcoléptica".
Quando o seu trabalho terminar na Luz (possivelmente no final da presente temporada), é ver o espião enfermeiro ir pelas trincheiras de volta ao seu bunker e ser condecorado pelo "Papa" e pelo seu "Coronel" e braço-direito, cujo nome de código (e profissão) é "Proxeneta".

Pragmatismo

Não venho para aqui dizer que o Paulo Bento é um grande treinador, que "vai longe", etc, etc. Apenas pretendo recordar que sempre defendi que, perante a realidade em que o clube leonino se encontrava quando o "padeiro" saiu, o ex-internacional luso era o melhopr técnico para o clube. Paulo Bento conhecia bem a "casa" e as suas limtações financeiras, os seus jogadores, assim como as formações da Liga e os futebolistas que nela actuam. E, tal como vaticinei (DESTA VEZ acertei), a aposta foi a certa. Pelo menos, por enquanto(!).
Actualmente, o "onze" verde e branco é mais pragmático e, tal como disse o novo treinador do SCP, procura mais a vitória e menos o espectáculo. Os jogadores correm mais e aparentemente existe uma maior organização em campo. Nos treinos, já deu para perceber que Paulo Bento quer impôr disciplina (vide o caso do Liedson), uma vez que, segundo soube recentemente, quando o Peseiro era treinador assistia-se a verdadeiras batalhas campais: O Sá Pinto é que escolhia a equipa, os brasileiros corriam o que queriam e estavam constantemente a "gozarem" com o "padeiro", alguns jogadores queriam jogar "fut-vólei" e não fazer exercícios, etc, etc.
Em suma, passadas poucas semanas desde que tomou comando do "navio", tenho gostado bastante do "comandante" Paulo Bento. A ver se consegue manter o rumo e não ir contra um icebergue...
N.R - Acredito que na póxima sexta-feira vamos assistir a um bom clássico entre dragões e leões.

terça-feira, novembro 22, 2005

"Koeman surpreende com onze muito defensivo em Paris
Num jogo em que só a vitória deixa o Benfica bem colocado para continuar na Liga dos Campeões, Ronald Koeman vai fazer alinhar, no Stade de France, um onze muito defensivo. O treinador holandês surpreende na constituição da equipa que às 19:45 vai jogar com o Lille. Ao contrário do que tudo indicava, Koeman vai deixar Karyaka no banco. A expectativa da utilização de Geovanni também não se confirma, mantendo Beto a titularidade.A equipa encarnada apresenta esta noite um quarteto defensivo constituído por quatro centrais de raiz: Alcides, Luisão, Anderson e Ricardo Rocha. No meio campo jogam Nélson, Petit, Beto e Léo (Manuel Fernandes também é suplente) e no ataque alinham Nuno Gomes e Miccoli. A baliza é entregue a Quim.
Onze encarnado frente ao Lille: Quim; Alcides, Luisão, Anderson, Ricardo Rocha; Nélson, Petit, Beto, Léo; Nuno Gomes e Miccoli." in maisfutebol.pt

Ou muito me engano, ou vamos encostar...

É pena, apetecia-me um SLB-MU decisivo. Assim, só se for para garantir a UEFA...

Espero que a minha premonição esteja errada, mas sempre que tentámos os 3 centrais levámos na pá, imaginem com 4 centrais...

"Ganhamos se todos correrem como Beto" - RK

Ronald Koeman em conferência de imprensa:

Jornalista-"Quando Beto joga o Benfica não ganha. Vai jogar?"
RK- "Essa pergunta é desprestigiante para um jogador do Benfica. Mas digo que se todos correrem como Beto faz sempre, não perdemos o jogo."

desprestigiante ? para quem ? só pode ser para o Benfica, por ter um jogador como o Beto no plantel!
Com tanto fôlego... não será melhor colocar o Beto na equipa de atletismo ?
E jeitinho com os pés.... ? nicles!

Cheira-me que vamos voltar á teimosia holandesa do inicio da época!
Desta vez, não com a questão dos 3 centrais... mas com a questão de um médio forte/possante (género ROBOTCOP!!! lembram-se ?) que teima em coloca-lo a jogar á direita e que o único atributo que lhe consigo encontrar é o seu pontapé canhão (...e mesmo assim ainda não o provou na luz!).

... mas temos de convir que o treinador encarnado, apesar do mau momento de forma que atravessa, continua com humor, na mesma entrevista RK sai-se com esta:

Jornalista- "Pela primeira vez a sua mulher vem consigo num jogo da Liga dos Campeões. É para dar sorte?"
RK-"A minha mulher não vai jogar!"

domingo, novembro 20, 2005

E agora...

...quem vai dizer que o SC Braga não é candidato ao título?!?

Real Madrid (0) - Barcelona (3)

"Impressionante" é a única palavrava que me ocorre.
- Impressionante a exibição do Barcelona (a ritmo cruzeiro).
- Impressionante a exibição de Ronaldinho.
- Impressionante o potencial de Messi.
- Impressionante a raça de Puyol, a categoria de Deco, a inteligência de Xavi e a capacidade de Eto'o.
- Impressionante a capacidade colectiva do Barcelona.
- Impressionante o mau desempenho do Real Madrid.
- Impressionante a forma como Wanderley Luxemburgo montou a equipa do Real.
- Impressionante a apatia dos "galácticos".
- Impressionante ver o que foi Ronaldo e o que é actualmente.
- Impressionante a BURRICE de Florentino Rerez em insistir nos "negócios galácticos" quando está visto que está gasto. É necessário equilibrar a equipa. O Real continua completamente desequilibrado no meio-campo e no centro da defesa.
Enfim, impressionante.

ZZZZZZZZzzzzzzzz

SC Braga - Benfica

F.A.

- Eu, Ricardo, como presidente dos Frangos Anónimos, declaro aberta a sessão. E aproveito a oportunidade para vos declarar que temos novos sócios.
- Olá a todos. O meu nome é Quim e sou um Frango...
- Olá Quim!

quinta-feira, novembro 17, 2005

Mourinho STRIKES AGAIN!

o outro estava melhor....

sábado, novembro 12, 2005

Espionagem industrial

"O jornal “The Sun” teve acesso a cassetes com o conteúdo da palestra de Alex Fergusson aos jogadores do Manchester United, antes do jogo com o Chelsea, ao intervalo, e no final e ainda as reacções dos jogadores. O escândalo motivou já uma investigação que está em curso para averiguar como foi possível colocar um gravador ou instalar microfones num local “sagrado” para qualquer clube" - in O Jogo
Mourinho, isto não se faz...

sexta-feira, novembro 11, 2005

"Falta de respeito"?!?

Sempre admirei muito o Oceano como jogador e profissional, além de ser um verdadeiro sportinguista. Todavia, infelizmente não o foi durante esta semana. O facto de ter sido convidado para treinador-adjunto de Paulo Bento e não para gestor do futebol leonino, como tanto desejava (o que seria...), não foi uma "falta de respeito" da direcção verde e branca. Foi uma atitude/decisão que, no meu entender, era bastante inteligente uma vez que é necessário o plantel do Sporting ter um adjunto que conheça e viva a mística leonina (veja-se o exemplo de Chalana no SLB e do André no FCP).

Obviamente que o Oceano estava no seu pleno direito de rejeitar a proposta apresentada; não tinha era o direito de vir à praça pública fazer "birrinha" só porque não foi convidado para um lugar que desejava e que, verdade seja dita, nunca mostrou aptidão para a exercer. Em todo o caso, acredito que o Oceano poderá vir a trabalhar novamente no SCP (por exemplo no departamento de prospecção ou das camadas jovens) e que este lamentável episódio seja esquecido rapidamente .

P.S - Agora nós: Oceano, apesar de teres dito por "aí" que nunca serias adjunto, principalmente do Paulo Bento, olha que não era um trabalho assim tão mau. Deixa mas é de ouvir a tonta da Marina Mota e do seu ex-marido (Carlos Cunha - que passa a vida em vossa casa), e deixa o teu sportinguismo falar.

Como não podia deixar de ser...

...com o aproximar de Janeiro, e respectiva abertura do mercado de transferências, o "Record" recomeçou a palhaçada do início da presente época.
Será que é desta que acertam?

quarta-feira, novembro 09, 2005

Afinal nem correu mal

Para quem gozava com a "nova operação coração":

ENCARNADOS SÓ SÃO BATIDOS POR LIVERPOOL E JUVENTUS EM NÚMERO DE SÓCIOS
3º Maior da Europa

A campanha lançada por Luís Filipe Vieira já tornou o Benfica no terceiro clube europeu com mais sócios (155.000). Apesar de os números ainda não serem os desejados pelo presidente, a meta, entretanto, alcançada, permitiu aos encarnados ultrapassarem clubes como o Manchester United, Barcelona, Bayern de Munique e Arsenal.

segunda-feira, novembro 07, 2005

E agora quem tem razão?

Todos lhe chamavam "velho" e "sinil", inclusive eu. Contudo, sempre argumentei que o legado que Dias da Cunha tinha contra o "sistema" era bastante importante e de louvar e que o ex-presidente leonino ia fazer alguma falta no futebol nacional quando abandonasse a presidência do SCP. Em todo o caso, após este fim-de-semana e depois das inúmeras falhas, algumas escandalosas, das equipas de arbitragem que apitaram os jogos da Liga Betandwin, eis que vejo inúmeros dirigentes, entre os quais José Veiga, dizerem que isto é uma vergonha e que ninguém luta contra esta situação, dando assim razão ao antigo dirigente do clube de Alvalade.
Mais uma vez digo que, de facto, Dias da Cunha estava sinil e invariavelmente dizia disparates, mas neste tema da arbitragem/sistema ("vamos agarrar o touro pelos cornos" e chamar as coisas como elas são), o "velho" tinha mais do que razão e neste momento deve estar a esfregar as mãos enquanto pensa para si próprio: "Eu bem vos disse...". Apenas lamento que esta cruzada tenha sido feita solitariamente e que não tenha tido seguimento...

"Põe gelo que fica bom!"
N.R - Esta é muito fácil: Quem é o jogador em questão?

Só não vê quem não quer

Vamos lá a ver uma coisa, no Sporting, quando a direcção diz que os resultados desportivos são indiferentes para a estabilidade actual e futura do "projecto" leonino e que o treinador é um "mero funcionário", a SAD verde e branca só está a fazer/dizer disparates. Senão vejamos: Óbviamente que a dependência do clube Sporting está dependente do futebol, uma vez que o Alvaláxia não tem tido os resultados líquidos esperados, as acções andam sempre abaixo do seu valor de venda, o passivo aumenta, o centro de estágios não é autónomo, etc, etc. Actualmente, o emblema do leão "sustenta-se" maioritariamente através das receitas que derivam das bilheteiras, venda de jogadores e prémios de jogo. Ora então, como é possível dizer-se que o futebol e os resultados desportivos não são determinantes? Não entendo...
E depois, quando dizem que o treinador é um "mero funcionário", estão a retirar-lhe poder e autoridade no balneário. Tal como tenho dito anteriormente, este é um mal que a SAD tem feito, ou seja, não escolher técnicos que imponham autoridade, uma vez que é a própria SAD que pretende "controlar" essa matéria. Desta forma, tudo isto não passa de um ciclo vicioso e em aspiral negativa. De uma forma muito primitiva e resumida, repare-se: O treinador não tem autoridade e mão no balneário - os jogadores não o respeitam e fazem o que quererm - os maus resultados, naturalmente, começam a surgir - os prémios de jogo (UEFA) e receitas de bilheteiras descem drasticamente - o preço dos jogadores com mercado desce bastante - cofres leoninos arrecadam menos dinheiro.
Por isso, não me venham dizer que o futebol não é importante para a sobrevivência financeira do clube e que o técnico é um mero funcionário (quando tem de ser dos principais elementos na estrutura)!

Hoje chuto eu

Cumpridas 10 jornadas, eis como tenho visto a Liga Betandwin.com:
  1. Sp de Braga - Grande. Jesualdo Ferreira surpreendeu muitos (inclusive a mim) e confirmou que a época pssada não foi sorte. Com um grupo experiente e equilibrado, o treinador luso provou ser dos melhores que anda por cá e fez com que jogadores como Jorge Luiz, Andrés Madrid, Paulo Santos, Nem, Jaime, Vandinho, entre outros, mostrassem todo o seu potencial. Bom ataque e excelente defesa.
  2. FC Porto - Teimosia. Co Adriaanse disse que não mudava o "estilo" mas lá acabou por ceder com uma melhoria óbvia nos resultados. Treinador "romântico" já está fora de moda. Entrada de Paulo Assunção (que libertou o magnífico Lucho), veio equilibrar mais a equipa e subida de forma de Quaresma tem sido determinante para o conjunto portista que, contudo, continua a comprometer na defesa.
  3. Nacional - Surpreendente. Com um orçamento ("misteriosamente") elevado, o que é facto é que o Prof Manuel Machado construiu uma equipa muito forte e experiente. Desconfio que ande por estes ares mais uns tempos e depois desça para o "seu" campeonato. Em todo o caso, excelente trabalho do professor arrogante. É verdade, jogar na Choupana com aquela claque feminina completamente histérica, é um verdadeiro tormento para os adversários. Miguelito, como é possível ainda andar por aqui. Está tudo a dormir?
  4. Benfica - Equilibrado. Apesar de um péssimo arranque e de umas invenções de Koeman, a equipa lá estabilizou e mostrou ser a formação mais completa da Liga. A melhor defesa do campeonato, associado a um meio-campo em clara subida de forma e a um avançado que anda "doido" a marcar golos que se farta, os encarnados são a minha aposta para a (re)conquista do troféu nacional. Peca unicamente por estar bastante dependente de Simão e da sua inspiração.
  5. Sporting - Perdido. Peseiro demorou muito tempo a ser dispensado e Paulo Bento ainda não conseguiu impôr o equilibrio e estabilidade tão desejada. Mas há francas melhorias. A defesa continua a "lixar tudo", numa época que Moutinho volta a confirmar que é uma máquina e que o Sporting continua a "fabricar" talentos (veja-se o exemplo de Nani). Deivid teima em afirmar-se e Edson acabou para o futebol. Voltando à defesa, espera-se que em Janeiro "ajuste-se", porque senão prevejo o pior.
  6. V. Setúbal - Incrível. Chumbita Nunes nunca deixou de receber os seus seis mil euros mensais de ordenado, mas os jogadores já não recebiam há três meses e deram uma prova ENORME de ambição e profissionalismo. Um verdadeiro exemplo. Bom trabalho de Norton de Matos que me surpreendeu bastante (mesmo bastante!).
  7. Boavista - Dependência. João Pinto começou a jogar (mais e melhor) e os axadrezados começaram a subir na tabela. Equipa menos combativa (e caceteira) que em anos anteriores, mas mais técnicista e inteligente. Acredito que vai continuar a subir.
  8. Rio Ave - Destemido. Sousa colocou este Rio Ave a jogar num contra-ataque rápido e simples de movimentos. Idalécio e Niquinha dão a experiência necessária à equipa que há 1o jornadas consecutivas utiliza nove jogadores (sempre titulares). Ou seja, muita estabilidade.
  9. Paços de Ferreia - Inconstante. Goleou o Sporting e depois perdeu jogos inesperadamente. Em todo o caso, José Mota conhece o plantel como ninguém e tem vindo a fazer um campeonato "calmo e descansado".
  10. União de Leiria - Pobre. Esperava-se mais do clube do Liz. Todavia, Jorge Jesus que, recorde-se, foi contratado poucas jornadas atrás, tem vindo a desempenhar um excelente trabalho no conjunto leiriense e desconfio que vai subir mais um pouco na classificação. Boa aposta de Bartolomeu e excelente para os espectadores que têm a oportunidade de voltarem a ouvir as "magníficas" conferências de imprensa de Jesus, sempre acompanhadas com o que há de mais arrojado na moda portuguesa.
  11. Marítimo - Desorientado. Completamente descaracterizado este conjunto das ilhas. Má aposta no treinador que era "prata da casa". Se continuar assim, mantém-se nestes lugares.
  12. Gil Vicente - Envergonhado. Continuo a afirmar que Ulisses Morais é um treinador muito bom e ainda vai surpreender com este (muito) limitado e envergonhado Gil Vicente.
  13. Naval - Corajoso. Cajuda afirma não ter medo de ninguém e tem provado isso. Excelente campeonato de uma formação recém-promovida e com uma enorme falta de jogadores e respectivo talento. Vale o grupo.
  14. Belenenses - Péssimo. Carvalhal, treinador que gosto bastante, surpreendeu-me e só fez disparates. Impressionante o "ratio" jogadores/classificação da equipa azul. Com um conjunto destes, o Belém devia estar a lutar por um lugar na Europa. Couceiro tem a sua grande oportunidade de mostrar serviço.
  15. Estrela de Amadora - Óbvio. Com este grupo de trabalho, Toni não pode fazer melhor. E muito já tem feito. Manu é o único que "tem um olho numa terra de cegos".
  16. Académica - Calões. Depois de um final de época 2004/2005 fabulosa, nada fazia prever este "chumbo" dos estudantes de Nelo Vingada. Porém, também gosto muito deste técnico bastante inteligente e creio que vão dar a volta por cima. José Castro é outro que os "grandes" devem estar a dormir. Não engana.
  17. V. Guimarães - Decepção. Tudo bem que têm o Jaime Pacheco como treinador, mas é inadmissível que esta equipa esteja por estas bandas. Flávio Meireles dá cada vez mais porrada (aprendeu novos truques com Pacheco) e Targino tem-se revelado. Saganowski é bom jogador mas anda sempre muito sozinho lá na frente. Dou mais três jornadas a Pacheco para "fechar a porta pelo lado de fora".
  18. Penafiel - Despromovido. Oliveira quis deixar de gastar dinheiro em árbitros e exercer a sua influência e o resultado está à vista. Não acredito na recuperação, a não ser que os "telefonemas" comecem a aparecer.

sexta-feira, novembro 04, 2005

Benfica - Villareal

"Esta vida é um inferno!" - Tomás Taveira
+
"Façam da Luz um inferno!" - Luisão
=
BENFICA ENRABADO