sexta-feira, julho 29, 2005

Calma

Os Benfiquistas já se esqueceram do sentimento de calma e confiança na sua própria equipa.
Só assim se explica que vibrem tanto com o sorteio do Sporting.
A maioria dos adeptos do Sporting encaram o adversário com naturalidade.
Se o Sporting não fosse capaz de ganhar à Udinese eu não queria que o Sporting fosse à fase de grupos.
O Sporting tem como objectivo ganhar a qualquer equipa durante a Liga dos Campeões e é para termos grandes adversários que gostamos de ver a nossa equipa nestas competições.
Acho que o Sporting tem o adversário ideal para mais uma época de bom futebol e emoção.
Lembro que a vossa ideia de sorte não pode ser regra. Notem bem o caso do Anderlecht. Tiveram sorte porque lhes calhou uma equipa facil no ano passado e depois foram o saco de boxe de todas as equipas na fase de grupos.

Sporting 2 - Udinese 0

O Sporting vai passar aos grupos da Liga dos Campeões, não tenho dúvidas.
De todos os possíveis adeversários tudo o que não queria era uma equipa pequena, daquelas da europa longínqua, ou da europa chata (Eslóvenias, Rep. Checa, Suécias e Dinamarcas), equipas que dão muito trabalho e pouca glória. Restavam assim a Udinese, o Bétis e o Everton.
O Bétis, independentemente do jogo com o Setúbal, era a pior de todas, quem se lembra de os ver a jogar na época passada sabe o quanto isso é verdade.
O Everton, tendo em conta o princípio de época do ano passado que ficou em primeiro quase até à 10 jornada, era mais acessivel mas não necessariamente a melhor.
Resta a Udinese.
Caros amigos, dos ditos nomes sonantes descritos uns posts abaixo não me atreveria a apelidá-los nem de metade.
Da famosa capacidade defensiva pouco me interessa. Só serve para consumo interno (perderam com o Panionos no acesso à liga do ano passado) e não me lembro de ver uma equipa italiana do meio da tabela fazer boa figura na Liga dos Campeões.
O Sporting dá-se bem com desafios e tem mais experiência europeia. Tem tudo para dobrar a Udinese com em tempos dobrou o Bolonha.
E acreditar torna tudo muito mais fácil.

Fado

Pode não ser o maior em números nem o que ganha mais títulos, mas é com certeza o mais português. Tem de ser! Com esta falta de sorte.

As estrelas (no treino)

Hoje estou feliz. E muito. A razão deste meu estado deve-se aos principais jornais desportivos afirmarem diariamente que Deivid poderá desequilibrar a Superliga e que o internacional brasileiro é "mesmo" reforço. Porém, estas afirmações não são soltas, são corroboradas com dados específicos como por exemplo o facto do avançado canarinho, no primeiro treino pelos leões, ter marcado logo dois golos. E o facto de ter sido num total de 11 não interessa nada. O Deivid marcou dois e "promete desequilibrar a Superliga", como eu li na primeira página de um desportivo. "Impressionante. Fantástico! O tipo deve ser mesmo bom. Se numa peladinha o gajo marcou dois tentos, e os jornais dizem que ele já confirmou os seus créditos, então é porque é mesmo bom", pensei eu. Mas não fui só eu. Milhares de simpatizantes e sócios leoninos, todos eles esboçaram um sorriso quando leram estes artigos. Os reformados decidiram abandonar tempoariamente o xadrez no parque para abordar unicamente os dois golos de Deivid. "Este é que vai triunfar, tenho a certeza", sublinham os idosos, baseando-se nos textos imparciais dos jornais desportivos que relatam os treinos das equipas.
E se for ao baú de recordações, ainda me lembro de ver o Carlos Miguel (médio-centro brasileiro que alinhou pelo Sporting há uns anos) nos primeiros treinos. Esse era uma verdadeira estrela. Ele era toques de calcanhar, chapéus do meio-campo e um número infindável de fintas e truques. Também Thomas Skuravy foi fantástico nos primeiros treinos, onde marcava sempre dezenas de golos. E Bruno Gimenez? Esse então, enquanto ainda ninguém o conhecia "verdadeiramente", fazia a delícia dos adeptos e dos jornais desportivos quando arrancava e punha em "prática" a sua velocidade (segundo sei este "ponta esquerda" decidiu mudar o nome há uns anos para Bruno Marioni por "questões pessoais". Não foi, nem pouco mais ou menos, porque o seu nome anterior já era motivo de "chacota"). E quem não se lembra do jogo de cabeça (nos treinos, claro está!) do Robert Spehar? Então este era inigualável. Imaginem vocês que raramente se magoava nos treinos! Só nos insignificantes encontros oficiais. Em todo o caso, todos estes futebolistas, quando chegaram, eram "estrelas" e atletas formidáveis, de acordo com os nossos desportivos. Mas depois começaram a jogar mais regularmente em jogos oficiais e começaram a surgir alguns problemas "menores": passes falhados, golos despediçados escandalosamente, indisciplina tátctica, etc, etc. Mas isso não interessa porque depois nos treinos eles voltavam a brilhar. E os jornais relatavam pormenorizadamente cada golo marcado ou cada finta executada.
E também é indiferente que nos treinos se marquem 20 golos em meia-hora e que muitas vezes os treinadores pedem mesmo para a agressividade ser "controlada" para evitar possíveis lesões. Também é desinteressante saber que as peladinhas, regularmente sejam de 7,8 contra outros tantos, disputado no meio-campo. O essencial e o necessário a reter é que o "reforço" se destaque ligeiramente para ser logo apelidado de "estrela".
Claro que os treinos também são indicadores para o treinador do estado dos jogadores, mas muitas vezes estes últimos são mesmo muito "brincalhões" e essenciamente "aldrabões".
Em suma, não está em causa o valor real do Deivid. Espero sinceramente que ele venha a triunfar no Sporting e que venha a mostrar todo o seu valor nos desafios oficiais (que eu já testemunhei nos poucos jogos que vi dele) , o que, desde já, não duvido que venha a acontecer. Mas mesmo que não seja assim tão bom quanto isso e que não marque tantos golos como o esperado, o que me interessa é que o avançado canarinho seja a maior estrela leonina nos treinos. E que os jornais continuem a dizer diariamente e durante bastante tempo: "Deivid acrecenta mais dois tentos concretizados à sua lista pessoal... nos treinos"!

quinta-feira, julho 28, 2005

Indesejados

Segundo a bola, "Depois de a direcção do Palmeiras ter chegado a iniciar contactos com o empresário de Paulo Almeida, tendo em vista o ingresso do médio na equipa brasileira, o interesse parece agora ter esmorecido com a entrada do técnico Emerson Leão"

Não percebo, ocupava tão bem os espaços.

Modernices

Tenho seguido atentamente este caso que não pára de me surpreender pela inovação.
"Uma centena de prostitutas estará à disposição dos clientes interessados no maior bordel da Alemanha, a apenas 25 minutos do Estádio de Berlim, um dos “palcos” do Mundial’2006. O popular diário “Bild” apresenta na edição de hoje fotos do grande edifício onde ficará o bordel, ainda em construção, com o nome Artemis, com 60 quartos e várias zonas reservadas, com capacidade para 600 clientes. Além dos quartos, o bordel terá um balcão de bar, pista de dança, sauna, massagens, sex-shop e salas de cinema. A entrada no local custará 100 euros, que não incluem qualquer tipo de favor sexual. O bordel abre as portas (pleonasmo?) em Setembro e terá uma área total de 3.500 metros quadrados, tendo a sua construção implicado um investimento total de cinco milhões de euros".
Sexo, futebol e cerveja. Paraíso?

Concurso das mentiras

Concordo com a necessidade de terminar com este quero posso e mando dos jogadores mas, estou farto desta novela do Miguel. A princípio como sportinguista dei razão à outra parte que não o Benfica, apenas por ser a outra parte; depois todos os argumentos invocados pelo jogador me pareceram muito fracos e pensei que o clube se calhar teria razão; no fim parece que estamos num emaranhado de off-shores (a da oferta e a do Alverca, pertença de um senhor que nada percebia de off-shores), contratos com folhas a mais e assinaturas a menos. Tenho portanto de concluir que se calhar têm todos culpas no cartório (não é uma dedução muito complicada até se olhar-mos para os intervenientes LFV e PB). Também não percebo a forma enérgica e contundente com que a liga e a federação se pronunciam sobre um caso que tem tanto de opaco, principalmente quando estamos habituados a que as decisões sejam tomadas quanto tudo já foi esquecido. Peço também para resolverem este assunto sem chafurdar mais na lama porque para dar má imagem o futebol já tem a liga.

quarta-feira, julho 27, 2005

Perdi-me


O Miguel confia nele. E vocês deixavam a vossa filha sair com um homem destes?



"Segundo sabemos, o Benfica recebeu há dois dias uma proposta de dez milhões e estamos à espera que isso nos seja oficialmente comunicado, para nos sentarmos a negociar com esse clube e para tentarmos chegar a um acordo" - Paulo Barbosa

Então o contrato não era inválido ?!? E se de facto os representantes de Miguel acreditam na não validade do vínculo do lateral direito com o Benfica, para que serve esta "proposta" aos encarnados? Apesar de sportinguista esta situação enoja-me e acho uma vergonha a posição do Dias Ferreira (que anda a "disparar tiros para o ar" para ver se algum arguento tem resultados), do Paulo Barbosa (como é que tem uma licença de empresário da FIFA?) e do próprio Miguel.
Esta situações têm de acabar. Ou de facto há justa causa para se rescindir o contrato unilateralmente (por exemplo o Sporting foi buscar o Rogério que rescindiu com o seu clube por ordenados - vários meses - em atraso) ou a alegada "falta de condições", etc, etc, tem de começar a ser severamente punida pela FIFA.
Em todo o caso, creio que o jogador em questão e os seus representantes (atenção que o Dias Ferreira não representa o universo sportinguista) constataram que provavelmente o desfecho deste "lamentável episódio" não iria ser favorável e decidiram "amainar". Por outro lado, só tenho de louvar a posição do Benfica que foi a mais correcta e adequada, e pode ser que (afinal) ainda venham a lucrar qualquer coisa.

Passe fabuloso

Lembram-se do "golão" de Maradona no Mundial de 1986 contra a Inglaterra, em que o nº10 argentino correu meio-campo com a bola e fintou metade da equipa adversária? Pois bem, conta Jorge Valdano que Enrique, o centro-campista do país das Pampas e que foi o jogador que fez o passe ao "El pibe d'ouro" antes deste iniciar a cavalgada rumo à imortalidade, no fim do jogo dirigiu-se a Maradona e lançou este comentário inolvidável: "Também, se tivesses falhado o golo depois do passe que te fiz...".

Sobre o blog

No interesse de melhorar "O Bandeirinha", algum dos bloguistas ou dos nossos leitores sabem o que é necessário fazer para colocar ficheiros de som e de vídeo no Blog ? Já vi noutos blogs, mas não sei como se faz.
Obrigado.

Curiosidades

Potenciais (e efectivas) entradas e saídas entre 4 de Junho e 26 de Julho, nas capas dos principais jornais desportivos:
BENFICA
Entradas (7 em 26): Anderson (def), Dedé, Beto, Zalayeta, Leo, Kléberson, Tomasson, Karyaka, Pandiani, Hesselink, Iversen, Scheidt, Anderson (med), Zenden, Diego, Ewerthon, Aliev, Van der Meyde, Balazic, Stojanovic, Julio Cruz, Duda, Saviola, Henrik Larsson, Maxi Lopez.
Saídas (3 em 4): Miguel, André Luís, Paulo Almeida, Ricardo Rocha.
SPORTING
Entradas (5 em 16): Loureiro, Wender, João Alves, Edson, Nunes, João Paulo, Vagner Love, Labarthe, Anderson, Nadson, Mossoró, Hugo Viana, Jorge Luiz, Grafite, Deivid, Tonel.
Saídas (4 em 10): Pedro Barbosa, Liedson, Enakharire, Lourenço, Rui Jorge, Polga, Douala, Custódio, Rochemback, Ricardo.
PORTO
Entradas (5 em 7): Lisandro Lopez, Lucho Gonzalez, Kronkamp, Sandro, Anderson, Hugo Viana, Helton.
Saídas (7 em 8): McCarthy, Leo Lima, Pitbull, Luís Fabiano, Nuno, Bonfim, Areias, Sandro.

Orgulho leonino

Davam jeito para esta época, não davam...?

HÃ?!?

Alguém me consegue explicar o que significa e o porquê deste "comunicado leonino"?!?

Esforço, dedicação, devoção e glória

"Sá Pinto anuncia fim da carreira"
Odiado por uns, amado por outros (como o meu caso), é com muita pena que constato que esta será a última época de um dos melhores profissionais que o Sporting teve. Penso também que estava na altura de abandonar o futebol, mas não deixo de sentir uma enorme tristeza de o ver sair.
Não está aqui em causa o valor do nº10 leonino. Há pessoas que dizem que Sá Pinto "não presta" e outros que afirmam ser um jogador de "alto nível". Mas não pretendo analisar as características deste jogador. Apenas desejo agradecer ao avançado leonino a forma desigual como "viveu" a camisola verde e branca. E não há ninguém que pelo menos não enalteça a raça deste atleta.
Esforço, dedicação, devoção e glória. Eis a melhor forma que encontro para descrever a carreira do "Sá" pelo meu clube. Obrigado.

terça-feira, julho 26, 2005

Foi-se...

Pois é. É mais um que se foi...o Davids assinou pelo Totenham.
Começo a perguntar a mim mesmo o que é que o Veiga anda a fazer para justificar os mais de 3mil contos que ganha por mês...
Se as melhores decisões em relação ao plantel têm sido as manutenções dos jogadores chave, então para que serve um ex-empresário? Se não andamos a vender ou a comprar bons jogadores, para que serve ter um ex-comissionista tripeiro na direcção?? Francamente não antevejo nada de bom para esta época se não formos buscar pelo menos um avançado (deviam ser 2) e um médio como deve ser...
Começo a lembrar-me das noites europeias do tipo Bayern Munich...

Mais uma época que começa

Antes de começar a escrever sobre o que está a acontecer, gostaria de fazer um resumo da época anterior para que futuros posts possam ser enquadrados pelos leitores.
O Benfica ganhou por demérito dos adversários e por se ter mexido muito bem na liga já que foi notoriamente beneficiado durante a anterior superliga.
O Porto fez uma época muito estranha mas com aqueles jogadores arriscou-se a ganhar o campeonato, e o Pinto da Costa ainda conseguiu amealhar para a reforma (ao nível de um presidente da CGD).
O Sporting com muita pena minha, pagou pelos erros do início de campeonato, que espero este ano não serem repetidos pelo treinador.

Contratações

Aproveitando a época do defeso, este blog fez algumas contratações para equilibrar o plantel. Como uma das contratações estou muito feliz por representar um dos grandes. Já falei com o mister sobre o que espera de mim e prometo trabalhar para agarrar um lugar no onze.

Por onde andas?

Lanço aqui uma nova rubrica n'O Bandeirinha que se intitula "por onde andas?". O objectivo é descobrir o paradeiro de conhecidos jogadores portugueses (assim como jovens promessas) que desapareceram misteriosamente. Por exemplo, Toni (que jogou no FC Porto e Salgueiros), Gil (Campeão do Mundo de Sub-21 em Lisboa - médio titularíssimo- juntamente com João Pinto, Figo, Rui Costa, etc), entre outros.
Lanço o primeiro nome: João Paiva (jogador que sempre segui com especial curiosidade). Depois de muito se falar sobre este futebolista que poderia vir a ser o futuro avançado leonino (opinião que eu defendia), o jovem atleta assinou por uma época com o Apollon. E a título de curiosidade, reparem bem no que o próprio jogador escreve quando criticado por alguns adeptos sportinguistas no site "Mais futebol": "Eu ganhava 320 contos no Sporting (1ª época de senior) e a proposta do Sporting era de um aumento de 10% por um ano + 1 de opção. O objectivo passava por jogar mais uma época na equipa B com um treinador que não gostava de mim, pois via com maus olhos o facto de eu ser adepto/sócio do Sporting, sendo ele bem encarnado! Além disso, e aqui desculpem-me a única imodéstia, ele não jogava ao ataque e eu não aprendia nada nem me sentia feliz.O meu empresário (Jorge Mendes) não me deixou renovar, mesmo nestas condições, nem me deixou assinar pelo Belenenses(onde era pretendido pelo Mister Manuel José)e disse-me que teria mercado para mim no estrangeiro e que o Sporting não veria 1 tostão comigo!Obvio que não era isto que eu pretendia, mas peço desculpa pelo erro (hoje sei-o) de não ter seguido o meu coração e da minha família. P.S.- NUNCA PEDI NADA AO SPORTING, nem sequer fiz contra-proposta. Quem diz que pedi 10 ou 15 mil contos deve estar a entender mal os valores, pois talvez isso fosse o valor ANUAL e não mensal.Obrigado a todos os que me apoiam, e um até breve pois espero um dia voltar a envergar a camisola tão gloriosa como é a do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL".

E "agoga"?

Nélson a "titulag" na baliza "spogtinguista" "paga" a época que se "apgoxima" ?

Made in Alvalade

Após algumas semanas de reflexão, decidi "regressar". E decidi fazê-lo após observar o jogo de ontem que opôs o Sporting e o WBA, que, tenho de admitir, me fez (quase) chorar. A razão é simples: Os leões voltaram a provar porque razão têm a melhor escola de futebol do país. Ontem foi um bom exemplo disso e o emblema treinado por Peseiro (o mistério mantém-se) apresentou nos últimos minutos do jogo com 8 (!!!) jogadores formados nas suas escolas.
Refira-se ainda que esta situação não indica que temos o melhor ou pior plantel dos três grandes, apenas mostra que o Sporting tem jovens (esperanças) prontos a "explodir" (sempre gostei de ouvir o Futre a dizer esta palavra).
  • Miguel Garcia - Aqui está um caso em que Scolari errou. O lateral de 22 anos nunca virá a ser o "futuro lateral da selecção". No entanto, não compromete e é um bom suplente para o Rogério.
  • Miguel Veloso - Tem pinta de craque, era capitão dos júniores, tem uns excelentes pés, bom posicionamento e uma capacidade invulgar de colocar a bola onde quer. Porém, está a engordar um pouco (talvez imitando "Rocha", Silva e Barbosa) e tem de aprender que por vezes um central tem de "despachar" e não jogar "bonito". No entanto, o jovem de 19 anos poderá vir a ser uma boa aposta para o futuro. Actualmente disputa o lugar de "quarto central" com Semedo, tendo este uma ligeira vantagem sobre o filho do ex-capitão encarnado.
  • Semedo - O "Cimento" vive o Sporting como ninguém e é um central "à Jaime Pacheco", ou seja, "preto, forte e feio". Não tem a classe de Veloso, mas joga simples, não tem medo do confronto e, além de vir a integrar o plantel principal 2005/2006, poderá vir a ser um nome a ter em conta brevemente.
  • André Marques - Um lateral esquerdo de apenas 18 anos mas que consegue aliar um fisíco imponente a uma boa qualida técnica. É forte e rápido, podendo vir a ser o futuro lateral do SCP.
  • João Moutinho - Palavras para quê? Juntamente com Manuel Fernandes do Benfica, é o melhor "adolescente" a actuar na Superliga. Pés, humildade, visão de jogo, raça e classe fazem do médio leonino a "maior pérola da academia leonina".
  • Carlos Martins - Espera-se que não siga as pisadas de Barbosa e "durma à sombra da bananeira". O médio de 22 anos tem uma técnica apuradíssima, uma boa "meia-distância" e uma excelente visão de jogo. Peca por por vezes "desaparecer do jogo". Tem de ganhar consistência para se tornar num titular indiscutível.
  • Nani - Mais um jovem com possibilidade de triunfar em Alvalade. O médio polivalente, apesar de fraco fisicamente, tem uma técnica acima da média que lhe permite desequilibrar o adversário seja nos passes ou nos dribles. Deverá regressar aos júniores por mais uma epoca, mas em certos jogos poderá vir a integrar o plantel principal (tal como o sucedido com Moutinho na época transacta).
  • Varela - O "Drogba da caparica" (quem colocou esta alcunha só poderia estar trêbado), é o único deste lote que não foi formado no Sporting, tendo sido comprado pelos leões ao clube da Costa da Caparica (que refira-se, corre o boato de ainda não ter sido pago os cerca de 250 mil euros do seu passe) no início da época passada e emprestado ao Casa Pia, tendo sido o goleador de serviço. Em todo o caso, o "miúdo" é forte e não é nenhum trapalhão (não o comecem já a dizer que é "mais um Lourenço"). Precisa de "rodar" nos júniores mais uma época.
  • Custódio - Apesar de não ter jogado ontem, o médio-defensivo é outra "obra-prima" da academia e já é considerado como uma das peças fundamentais do plantel verde e branco. Excelente posicionamento e certeza no passe fazem de Custódio um dos melhores trincos a actuar em Portugal.
  • Paíto - Também não jogou ontem, mas actualmente é o "segundo lateral esquerdo do plantel". Na minha opinião, o moçambicano nunca será titular do SCP, a não ser que melhore alguns aspectos do seu jogo. Valdir, que deverá ser emprestado ao E. Amadora ou ao V. Guimarães é bem melhor. Em todo o caso, é um suplente que dá sempre "jeito".
  • Finalmente, apesar de não terem jogado integrado a equipa principal durante esta pré-época, aproveito ainda para salientar os nomes dos júniores Fábio Paim (o avançado de 16 anos - faz 17 em Outubro - tem de aprender a ser mais disciplinado já que na época passada nos juvenis teve bastantes jogos castigados) e Zezinando (médio, 18 anos) que poderão vir a "explodir" na temporada 2006/2007. Se quisermos ir mais "longe", temos também o médio centro Rui Lopes de 15/16 anos que além de capitão da selecção nacional e do SCP, é visto como um dos jovens mais promissores. Aproveitando uma frase conhecida (e também usada pel'A Bola para descrever este "miúdo"), "o algodão não engana". Em todo o caso, é importante salientar que a maioria destes jogadores ainda são muitos jovens e só se espera que não entrem por caminhos já trilhados por "profissionais" sportinguistas como Dani...

Estes foram os futebolistas que me fizeram "chorar". E depois veio o CHORAR, que foi quando vi o Silva jogar. Já agora, querem uma experiência única? Vejam numa televisão Pal Plus um jogo do Sporting em que actuem o Silva e o Rochemback...

segunda-feira, julho 25, 2005

Apresentação

Cumpre-me antes de mais agradecer penhoradamente o convite para escrever neste plantel de luxo. Sinto-me um Ivo Damas a chegar ao Sporting - impressionado com tamanha grandeza.

O Deivide não estava claramente nos planos do Sporting, foi claramente uma oportunidade de negócio que o SCP fez bem em aproveitar, já que a eventual saída (em litígio claro está) do Liedson para o ano está solucionada.

Mas deixou um enorme problema para resolver... o extremo. E tinha logo de ser um extremo, posição que rareia e cuja habilidade não abunda. Assim sendo, e porque só há meio milhão de euros, propunha subir o Edson para médio esquerdo (mais perto da baliza) e ir buscar um defesa esquerdo em troca do Manoel (porquê, porquê?) e do Silva - não o Paíto não serve e sim o Rui Jorge foi bem dispensado.

sábado, julho 23, 2005

Apresentação do Deivid

Já tive a oportunidade de comentar este assunto com o "Menino" e mais uma vez estamos de acordo. Era inclusive, para lhe deixar escrever sobre este assunto mas não resisti.

Ontem assitiu-se a uma das cenas mais rídiculas da história do futebol português.

Ao longo dos últimos dias fui ouvindo, desconfiado, que Sporting acabara de contratar uma grande estrela mundial. Como nunca tinha ouvido falar do tal Deivid fui-me calando, não fosse ser considerado um ignorante nestas coisas do futebol.

Mas ontem quando cheguei a casa tive a oportunidade de ver a apresentação do tal Deivid. Passaram-se pensei, para mim mesmo, no final da reportagem.

Já não falo do extâse, do orgasmo televisivo, do administrador do Sporting Paulo Andrade - acho que é assim que chama - que com um ar meio tresloucado e despenteado foi largando elogios como se de um Maradona ou um Ronaldinho se tratasse. Isso é com os adeptos do Sporting e cada um vaz presta-se ás figuras que quer.

Falo, isso sim, do facto desse mesmo administrador quase ter exigido a chamada de Deivid á selecção portuguesa. Isso diz respeito a todos nós e essa declaração só pode ser explicada pelo tal orgasmo. Um jogador brasileiro, bom ou mau não está em causa, aterra em Portugal, possívelmente pela primeira vez na sua vida, e 10 minutos depois temos um dirigente do terceiro clube mais importantes do país a reclamar que seja chamado à equipa nacional.

Era o que mais faltava... Fui contra a chamada de Deco, como seria de qualquer estrangeiro que jogasse no Benfica. Mas ao menos o Deco estava há seis anos no nosso país e fez a sua carreira aqui.

E já agora como confessei anteriormente, não conhecia o Deivid. Com medo que de facto o Sporting tivesse encontrado uma péroloa por descobrir, uma verdeira estrela mundial fiu informar-me sobra a carreira. Descobrir que em 28 jogo pelo Bordéus o tal Deivid marcou 3 golos ficando muito longe da marca do nosso Pauleta.

Até pode ser que o Deivid se torne num Liedson, mas tudo isto fez-me lembrar o comentário de um conhecido jornalista brasileiro, que chegou a envolver-se fisicamente com o Scolari em plena confrência de imprensa que, em conversa comigo e com outro convocado do Bandeirnha nos dizia:

"o problema dos brasileiros, aqui em Portugal, é que qualquer jogador mediano que ganha no brasil 4.000 euros vem para aqui ganhar 70.000 e é considerado uma grande estrela e é o idolo da torcida. Depois acham que podem fazer tudo".

Ainda bem que Paulo Andrade nunca a deve ter ouvido. Era menos um orgasmo que teria na sua vida.

sexta-feira, julho 22, 2005

Será?

Começo a ficar farto desta história de reforços para o SLB mas será que é este fim-de-semana?

Figo dependente das saídas de Davids e Van der Meyde

saída de Luís Figo do Real Madrid para o Inter de Milão poderá consumar-se este fim-de-semana, mas sob condições, informa a "La Gazzetta dello Sport". O internacional português pode assinar se o Inter conseguir colocar Edgar Davids e Andy van der Meyde. Os dois jogadores holandeses são dados como próximos do Everton.

PS: Se vão para o Everton também podiam vir para a Luz

quinta-feira, julho 21, 2005

...e Nuno Gomes

Tão criticado pelo "Menino".

Nuno Gomes tornou-se na temporada 2004/05 o jogador em actividade com mais golos marcados no campeonato nacional: 106

Foi na primeira fase de Benfica que Nuno Gomes superou o melhor registo no Boavista e atingiu os 24 golos numa época, que são o seu recorde.

Nas seis épocas antes de ir para Itália marcou 83 golos, numa média de 13,8 golos por época.

Foram 75 jogos a marcar e, desde a estreia, a lista do avançado do Benfica já regista uma série de 16 bis, com a primeira dose dupla de golos num jogo a acontecer em 1995/96. O primeiro hat-trick foi marcado em 96/97 e o segundo foi conseguido na mesma época, com mais duas triplas em 1988/99. Em 1997/98, os melhores registos: marcou quatro vezes num jogo e acabou a despedir-se do campeonato com cinco golos no mesmo encontro.

Nuno Gomes marcou 82 dos seus 106 golos com o pé, uma esmagadora maioria, complementada com 14 de cabeça e 10 de penalty.

Desde que regressou ao Benfica tem vindo a sofrer algumas lesões, têm sido vários períodos a recuperar e rararmente fez uma série de jogos consecutivos.

Há três anos que não faz um trabalho de pré-época.

Marcou 23 golos no total uma média oito golos por cada uma das três temporadas

Ainda o Simão!

Alguns números curiosos sobre Simão. -até à 20ª jornada da época passada-

Simão já marcou 54 golos pelo Benfica, em 110 jogos do campeonato, o que corresponde a uma média de 0,49 tentos por partida, ou seja, praticamente meio golo por jogo.

a veia goleadora está a ser superior esta época – 13 golos em 20 jogos, média de 0,65 tentos por jogo.

Para aqueles que se habituaram a restringir a influência de Simão à capacidade de converter bolas paradas em golos (é verdade que em 2002/03 apontou nove "penalties" e quatro livres directos...), o capitão está actualmente a dar resposta em sentido contrário, mostrando que entre os actuais 13 golos, apenas cinco não são de bola corrida (dois "penalties" e três livres directos)

Nunca, como na presente temporada, o jovem extremo apresentou à vigésima jornada 13 golos marcados. Nem quando despertou verdadeiramente o faro pela baliza (2002/03) e lutou até à última jornada pelo título de artilheiro, perdido para Fary, apesar dos mesmos 18 golos.

Uma rotura de ligamentos no joelho sofrida ao serviço Selecção, no Bessa contra a Finlândia, atirou com Simão para uma convalescença de quatro meses. Mesmo sem jogar as últimas seis jornadas de 2001/02, o extremo despediu-se da época com 11 golos, correndo o "risco" de ser o melhor marcador da equipa.

Porque não?

Já sei que este post irá merecer, por certo, um comentário do nosso querido amigo "Menino" mas aqui vai:

Conhecidas as dificuldades, compriensíveis, do nosso glorioso para fechar o plantel porque não aproveitar o mercado e contratar alguns jogadores que penso não seria dificil trazer para Portugal.

Assim Koeman deseja um número 10, um avançado para jogar atrás do ponta-de-lança e um ponta-de-lança que marque golos.

Pois bem:

Número 10- Denilson: o Bétis está dísponível para ceder o jogador, por empréstimo ou de forma definitiva. Sei que a vida não lhe correu bem em Espanha mas podia ser que em Portugal fosse diferente.

Avançado- Saviola: O Barcelona não o quer. Hoje voltam a dizer que existem negociações no sentido de vir para Portugal. Se assim for ainda bem, mas Vieira bem podia ter evitado um comentário feito à pouco tempo "Sei que todos os jogadores gostariam de jogar no Benfica mas Saviola não vem de certeza". Este comentário levaria a um outro post, que pretendo escrver, e tem haver com a péssima política de comunicação do presidente encarnado desde que fomos campeões.

Ponta de lança (agora é que é) Marcelo Salas ou Mário Jardel: dois jogadores livres, sem contrato. Sei que alguns podem falar dos problemas do Jardel etc... Na minha opinião o Benfica podia dar uma oportunidade ao rapaz, acompanhá-lo. Aos 30 anos acho que poderia ser muito útil e ainda por cima não pode fazer exigências financeiras... Quanto a Salas é um bom jogador, jogou na Juventus e no seu regresso ao Chile fartou-se de marcar. Não será um Pinila mas podia ser que rendesse alguns golos.

terça-feira, julho 19, 2005

Período experimental?????

Contrato Colectivo de Trabalho celebrado entre a Liga Profissional de Futebol Profissional e o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (disponível na página do Sindicato)

Artigo 11.º (Período experimental)

nº1- Apenas poderá estabelecer-se um período experimental no primeiro contrato celebrado entre o mesmo jogador e o mesmo clube

nº 4 Na falta de estipulação expressa, presume-se que as partes afastaram a possibilidade de existência de período experimental.

quinta-feira, julho 14, 2005

Reforços

Meus caros, parece que a vinda do Davids se confirma, realmente. Para além dele do Tomasson e do Leo disseram-me que o Benfica vai ainda apresentar um internacional italiano. Não me quiseram foi dizer o nome.

Não é mais uma invenção jornalística...

Benfica: Milan confirma negociações avançadas por Tomasson
O vice-presidente do AC Milan, Adriano Galliani, confirmou esta quinta-feira que «as negociações estão avançadas» para a saída do avançado dinamarquês Jon Dahl Tomasson para os campeões nacionais. (In: Diário Digital)


Não está fechado, mas pelo menos as negociações existem...

Passaram-se

Real Madrid dá 50 milhões de euros e Ronaldo por Adriano

Edgar Davids

Fixem este nome...

quarta-feira, julho 13, 2005

Era mas não vai ser...

Carlos Martins: «Era importantíssimo ganhar algo num ano como o centenário»

Reparem no tempo verbal usado pelo rapaz: Era...(tipo: era bom ganhar o euromilhões, ou era fixe que a gaja fosse mais fácil...)

Bom indicador de confiança no inicio de época. Força lagartos, assim vão longe...

terça-feira, julho 12, 2005

Associação Remar abre sucursal nas antas...



Olha-me a pinta do menino...(sim, eu sei que é grande jogador, mas não deixa de ter ar de agarrado...)

Maçonaria Leonina?

Ontem os senhores dirigentes de um chamado conselho leonino (figura inédita no "governance" das empresas que eu conheço, mas enfim...) vieram à praça para defender um dos "seus" que tinha sido ofendido na sua honra pelo Presidente de "um clube concorrente"...usando como argumento que o senhor foi eleito pelos sócios, e que por isso é aos sócios que é feita a ofensa...

Acho cá uma graça a estes senhores. Então o tal advogado assume uma postura no caso miguel que é pelo menos bastante duvidosa, para não dizer completamente desonesta e não pode ser criticado pelo presidente do clube lesado?
E o que é que os sócios do clube do campo grande têm que ver com a actividade profissional do sr ferreira? Quando esse palhaço fala na televisão, também fala em nome dos sócios? O vale e azevedo também foi eleito pelos sócios, mas EU não tenho nada a ver com as aldrabices que ele fez enquanto advogado (excluindo obviamente as que prejudicaram o Benfica).

O comunicado é mais uma palhaçada à dias da cunha, mas o que surpreende é que aparecem logo outros membro do tal conselho a apoiar e a defender o canalha do sr ferreira. Francamente não percebo a lógica desta gente. Será que o CL funciona como a maçonaria, em que todos são irmãos...?

segunda-feira, julho 11, 2005

Rato Fedorento

Vi na televisão as declarações do sr Cardinali, do Miguel e do seu representante legal.
O Miguel parece que tem a cara inchada. Não sei se é do sol das férias se dos bonbons que comia enquanto andava lá no Benfica a jogar de coxa elástica, mas gostei de o ouvir, parecia um homem a falar.
O "O Advogado" realmente tem de repensar o seu vestuário, mas também quem quer um lugar no futebol tem de se vestir mal, às vezes é suficiente esse mau gosto (ex. Abel Xavier), de resto revelou que é uma pessoa inteligente e esclarecida, ou como diria o Miguel: um especialista.
O sr Cardinali realmente é um grande profissional da comédia!!!
Será que esta ligação à sic poderá apresentar-se como uma alternativa ao Gato Fedorento???
O novo programa chamar-se-á o Rato Sarnento, por razões óbvias, a sua aparência e o seu "discurso"(frases encadeadas com a intenção de formar um raciocínio).
Li no jornal que este senhor tinha preparado a sua intervenção na Sic com muito cuidado e realmente o Bruno Nogueira bem dizia que é muito complicado escrever bons textos de comédia.

AZAR...

"Os advogados do Benfica e de Miguel já receberam a certidão da Liga que considera válido o contrato da polémica, assinado em 2003 e referente às épocas 2005/08."

PS: Agora Dias Ferreira que resolva.

Escolheste um bom advogado, ó palhaço...

"Liga considera contrato de Miguel válido
Os advogados do Benfica e de Miguel já receberam a certidão da Liga que considera válido o contrato da polémica, assinado em 2003 e referente às épocas 2005/08. " MaisFutebol.pt


Agora quero ver como é que aquele cabrão descalça esta...

Obriguem o camelo a apresentar-se no Benfica, e depois enfiem com o gajo no Banco durante 3 anos, só para o lixar. Ficar na equipa B é bom demais, ainda dá para jogar e mostrar serviço. Ao menos no banco obrigam o gajo a ir para estágio, a treinar, etc... e para mim nem na Champions o inscrevia...

Só espero pelo próximo jogo da selecção na Luz para lhe chamar os nomes todos que merece.

Se por caso o gajo soubesse ler deixava-lhe uma mensagem: "não se cospe no prato onde se come..."

Foi descoberto!!

"Há pelo menos uma pessoa disposta a colocar as mãos no fogo por Fatih Sonkaya. O seu compatriota Semih Sayginer, que é jogador de bilhar no FC Porto, não tem dúvidas em afirmar que os dragões contrataram um grande reforço." in O Jogo

Que alívio para o PC, finalmente descobriram "o" gajo que conhece o novo lateral turco. E para cumulo da sorte, "o" gajo gosta dele!
Deste brilhante artigo só se pode extrair a conclusão óbvia: foi uma boa contratação! Então se até "o" jogador de bilhar turco está disposto a "por as mãos no fogo por ele", não havia de ser bom jogador?? Se a afirmação do conhecido bilharista turco (não sabia que o PC tinha ido tão longe na estrangeirização do fcp, mas enfim...) tivesse sido qualquer coisa como "punha os meus pés no fogo", um gajo ainda pensava: "- estás a tentar enganar a malta. Tu sem pés consegues jogar bilhar...olhó malandro...". Agora sem mãos...estou impressionado...

quinta-feira, julho 07, 2005

Não há milagres!

bom dia bandeirinhas...
aceitei o convite que me foi feito para imprimir alguma verdade e bom senso neste blog.
como primeira intervenção e abordando aquele que é o tema mais mediático do momento (em igualdade com o casamento da catarina furtado e do feitio de koeman) o facto do Miguel alegar que o contrato que o liga ao benfica não será válido.
Quanto a isto, se é certo que o jogador desde que assinou o contrato inválido aceitou receber o respectivo aumento salarial e assim concordou com o documento também é verdade que não deve custar a ninguém acreditar que o homem que cometeu a alarvidade em relação ao contrato do Ricardo Rocha, que só não custou o segundo lugar no ano passado (e respectiva humilhação frente ao Anderlecht) porque somos um país de brandos costumes, e que depois fez a sua demostração de inteligência e educação em directo na sic notícias, possa ter cometido, em relação ao miguel, a diarreia mental de celebrar um contrato de trabalho no dia 20 de Novembro mas ter as assinaturas dos responsáveis do benfica reconhecidas 18 dias antes do mesmo contrato ser assinado (talvez com ajuda do michael j fox) e ter a assinatura do miguel sem ser reconhecida...
Estavam à espera de quê? gambas... não há milagres.

quarta-feira, julho 06, 2005

Tanta honestidade para quê?

Robinho ameaça deixar o Santos a custo zero em 2008
O jovem craque do Santos e da selecção brasileira, anunciou esta segunda-feira, em conferência de imprensa que já não tem cabeça para continuar a jogar no clube paulista e ameaçou, caso o clube não permita a sua saída, cumprir o seu contrato, até 2008, para depois sair a custo zero.

Por favor!!! então o Robinho não sabe que essas coisas de contrato já não se usam. Basta falar com o Paulo Barbosa e com o iluminado Dias Ferreira que a coisa resolve-se, em menos de uma semana.

terça-feira, julho 05, 2005

A extensão do nojo!!!

Confesso que a história do Miguel estava a fazer-me alguma confusão. Como é que um jogador arrisca desta forma. Rescindindo um contrato por este não ter sido reconhecido no Notário. Partindo do principo que o clube não iria cometer um erro desses, alguma coisa não batia certo.
Por isso mesmo falei com algumas pessoas bem informadas sobre o assunto que me explicaram os contronos desta história, ainda mais nojenta do que eu pensava. E esses contornos prendem-se com a indeminização que o Benfica terá que receber caso lhe seja dada razão, como tudo indica que venha a ser dada.

Ou seja:
O jogador rescindiu mesmo sabendo que, provavelmente, não terá razão para isso, porque as consequências são nulas e a indeminzação graças à lei portuguesa, é baixa para qualquer clube que o queira contratar. A saber o valor dos ordenados que o clube teria que pagar ao jogador até ao final do seu contrato.
Ainda segundo me disseram a história do Notário é pura e simplesmente para justificar o passo que deu, quando o caso for a julgamento.

Mais ou menos assim:
O advogado achou que o contrato não era válido e por isso rescindi. Sim senhor mas a verdade é que não tem razão. Por isso o Benfica terá a receber os valores dos ordenados que lhe teria que pagar até 2007.
Entretanto o outro clube para onde Miguel fôr - enquanto o caso não estiver resolvido será emitido um certificado provisório que permite ao jogador prosseguir a sua actividade profissional - paga o que tem a pagar, muito menos que os 10 milhões de euros pretendidos pelo Benfica e o caso fica resolvido.

Autores do nojeira:
Dias Ferreira
Paulo Barbosa
Vitor Santos - vulgo Bibi -

A culpa deve ser do Elefante Branco

"Neste momento não tenho motivação para continuar no futebol português."
Miguel

PS: Ainda se mudassem as meninas com alguma regularidade.

Questão

Confesso que de direito não sei muito e até posso estar a dizer um disparate.

Mas gostava de saber se alguém, ou algum conhecido, alguma vez teve que se dirigir a um Notário para reconhecer um contrato de trabalho, assinado livremente?

Dupla personalidade...ou tomates..só em frente às câmaras

Aposto que já sabem de quem eu estou a falar. Claro!! Do Paineleiro mor deste país. O Grande Dias Ferreira. Aquele que em frente às cãmaras televisivas tenta mostrar ser um homem de tomates com grandes princípios e que depois na sua actividade profissional faz o contrário.

Quem não se lembra de ouvir o dito paineleiro desfazer o presidente do Nacional da Madeira por não ter cumprido um aperto de mão relativemente a um jogador que iria para o Sporting e que acabou no FC Porto.

Agora poucos meses depois eis o referido Paineleiro a defender a incentivar um jogador de contrato assinado a rescindir e prejudicar o seu clube, por acaso campeão nacional e por acaso o grande rival do seu clube.

Viva o paineleiro Dias Ferreira

Apelo IV

Sodomia. Penso que este caso deve ser resolvido com recurso à sodomia. Receita:
1. Contrate dois rapazes congoleses com 1,90m e 110 kg (menino, podes concorrer...)
2. Adquira duas caixas de viagra extra-forte e dois pares de algemas
3. Descubra o paradeiro dos dois sujeitos passivos, ou seja, o Agarrado e o FDP do seu advogado
4. Com a ajuda dos dois rapazes congoleses prenda os dois sujeitos passivos, previamente espancados, mas conscientes, a dois postes de electricidade na serra da arrábida
5. Alimente os dois rapazes congoleses com croquetes de viagra e finalmente...
6. ...dê liberdade total aos dois para se divertirem gastronomicamente à custa dos dois sujeitos passivos durante 3h30m
7. Aconselha-se o recurso a pratos típicos, como o "chouriço na brasa", o "rolo de carne aos empurrões", o "cabrito no espeto" e o sempre desejado prato de "entremeada à desfolhada".
8. Sirva-se frio, acompanhado de salada mista e vinho morangueiro...

segunda-feira, julho 04, 2005

Apelo II

Depois de escrever o último post descobri que o advogado do Miguel, o que acha que um contrato, assinado de boa fé por ambas as partes, afinal no é válido, é o Dias Ferreira. Esse mesmo, o paineleiro de serviço. Por favor afinal, podem enxovalhar o rapaz.

PS: E eu que ouvi Dias Ferreira atacar e chamar os piores nomes ao presidente do Nacional da Madeira porque não respeitou um aperto de mão com um vice-presidente do Sporting, para a transferência de um jogador, que nem me lembro o nome e que foi parar ao Porto.

Agora o mesmo advogado, tão honesto e defensor da palavra e dos compromisso, considera e aconselha um jogador que assinou um contrato a dizer que este não é válido. Ele há coisas. Falam...falam...falam e não valem nada

Apelo

Meus amigos tenham calma em relação ao Miguel.

Sabem que nem sou grande admirador do Vieira mas se algumas qualidades lhe reconheço essa é uma delas: a de saber resolver os problemas de forma sensata e, quase sempre, a favor do clube.

É óbvio que o Miguel está a ser mal aconselhado, mas acredito que a situação se vai resolver.

PS: Já agora espero que a renovação de Ricardo Rocha esteja, também, resolvida não vá ser outro jogador a resolver não aparecer num treino desta semana

sexta-feira, julho 01, 2005

Será este??

El Benfica de Koeman se interesa por Saviola

El héroe de Wembley desea que el delantero argentino del Barça se convierta en pieza básica de su proyecto

Afinal o Veiga é que sabe!!

Depois de muito puxar pela cabeça a tentar entender o que estaria por trás da frase de José Veiga "o mercado está a alterar-se de dia para dia, sempre a nosso favor"
- ver post Para rir ou chorar - consegui finalmente descobrir o queria dizer o nosso grande director para o futebol:

Italiano, «matador», desempregado...
Ninguém aí quer contratar Vieri?
"Christian Vieri está livre no mercado. O Inter de Milão e o internacional italiano decidiram pôr fim ao vínculo contratual que os unia. A decisão de quebrar o contrato, que expirava a 30 de Junho de 2006, foi tomada amigavelmente e os documentos que confirmam a rescisão já chegaram à Liga italiana"

PS: Aí está o próximo alvo do glorioso. Só existe um pequeno promenor que poderá impedir o negócio:

"Christian Vieri terá renunciado ao ano de contrato que ainda lhe faltava cumprir em troca de 9 milhões de euros"

Para rir ou chorar?

"O mercado está a alterar-se de dia para dia, sempre a nosso favor"
José Veiga

Comentem Por Favor