quarta-feira, abril 27, 2005

É bonito sim senhor!

Presidente do Benfica deseja felicidades ao Sporting

“Fazemos votos para que a grandeza do vosso clube premeie a vossa equipa nesta fase tão importante para a conquista da Taça UEFA”.

Hoje chuto eu

Por motivos que considerei serem racionais, decidi não escrever nada nos primeiros dias após o tão badalado caso da mudança do estádio do jogo Estoril - Benfica , preferindo adoptar uma posição de mero "espectador". Em todo o caso, penso ser a altura indicada para escrever uns pontos interessantes de analisar. Mas antes de o fazer, gostaria apenas de referir que não tenho bem uma posição definida neste caso. Acredito que ambas as partes têm argumentos válidos para defenderem as suas posições.
- Em dez anos já foram efectuados cerca de 100 jogos (!!!) nas mesmas circunstâncias que este entre o Estoril e o Benfica, perfazendo uma média de 10 jogos por ano efectuados "fora" pela equipa da casa pelas mais variadas razões.
- O Penalfiel já afirmou que vai fazer o mesmo que o Estoril quando jogar com o Benfica. Mas há uma ligeira "nuance". António Oliveira defendeu que só o faria se e quando o clube que preside garantisse a permanência da Superliga e que o jogo seria disputado num estádio "relativamente perto" do de Penafiel para permitir que os adeptos do clube nortenho consigam ir ao jogo (a hipótese de Paris está colocada de parte).
- Apesar do regulamento não permitir a mudança de estádio por "questões financeiras", é uma prática utilizada há muitos anos e que nunca ninguém se opõs. Desta forma, tem de se mudar rapidamente as normas para não existir um costume "contra legem".
- Nunca nenhum jogo foi mudado para um estádio a 300 quilómetros de distância de "casa".
- Apesar de já terem sido efectuados inúmeros jogos numa situação idêntica ao do abordado neste post, nenhum destes desafios foram efectuadas nas circunstâncias que acompanham esta superliga (quatro equipas separadas por quatro pontos a quatro jornadas do fim do campeonato nacional).
- A SAD do clube da linha, com este jogo, amealhou cerca de 1/4 do orçamento para esta época.
- O estoril alega que encaixou aproximadamente 600 mil euros com este jogo, mas esquece-se que se não fica na Superliga perde cerca de um 1 milhão e 600 mil euros pelos direitos televisivos. E ninguém poderá garantir que o Estoril em "casa" não conquistaria mais facilmente os pontos. Obviamente que se argumenta que o estádio canarinho seria tb "encarnado", mas estar a jogar em casa (há sempre o factor psicológico) com o apoio de cerca de 5 mil adeptos estorilistas e cerca de 15 mil benfiquistas, é ligeiramente diferente que estar a jogar perante 30 mil adeptos encarnados e apenas 20 do Estoril.
- O estoril pode ser administrado por dirigentes benfiquistas, mas também é orientado por técnicos leoninos (esta situação poderá ser dita de forma inversa).
- Finalmente, interessante foi o comentário de Trapattoni quando lhe foi perguntado o que pensava desta situação. "Quem nunca pecou, que atire a primeira pedra", respondeu o técnico italiano numa clara demonstração da sua posição.
Existem ainda outros pontos bastante interessantes de se analisar mas penso que estes são os principais. Assim, apesar de ambos os clubes terem razão nos seus pontos de vista, apensas desejo que esta "prática" comum passe a ser regulamentada.
Enfim, assim vai o nosso futebol. A viver destas telenovelas mexicanas...
N.R - O conceituado jornal desportivo "A BOLA" escreveu na primeira página "FOI DEUS", após a difícil vitória do Benfica diante o Estoril. Na minha opinião não foi Deus o responsável, pois Ele anda de olhos tapados para não ver a vergonha do futebol nacional nos últimos anos.

Para pensar

Gosto pouco de claques, confesso, mas no Estádio do Algarve li uma faixa dos Diabos Vermelhos que todos, incluindo nós, deveriam tentar seguir.

Dizia então a faixa:

"Senhores dirigentes, senhores jornalistas, menos polémica...mais futebol"

terça-feira, abril 26, 2005

Ainda o Estádio do Algarve

Pois bem: ainda não tinha tido a oportunidade de me pronunciar sobre a mudança do Estoril – Benfica para o Estádio de Faro – Loulé. Eu como outras 30 mil pessoas desloquei-me, ao Algarve, com a principal intenção de assistir ao encontro. E se já concordava com alteração do local, mais convencido regressei a Lisboa.
Os motivos são muitos, começar pelo ambiente que rodeou o jogo. Posso garantir que de todos os jogos da SuperLiga a que já assisti este foi, neste aspecto, o mais parecido com aquilo que vi no Euro 2004. Milhares de pessoas, do Benfica e do Estoril, homens e muitas mulheres que aproveitaram o fim-de-semana e foram assistir a um jogo de futebol, num ambiente descontraído e muito simpático e com muita animação nas bancadas.
Depois porque vi o Estádio do Algarve, que custou e continua a custar mensalmente muito dinheiro aos contribuintes portugueses, voltar a servir para aquilo que foi realmente concebido. Receber jogos de futebol com as condições mínimas e a dignidade exigida: estacionamento facilitado, cadeiras confortáveis para toda a gente, bares e casas de banho em condições enfim, tudo aquilo que o Estádio do Estoril, como muitos outros em Portugal, não conseguiria, por certo, oferecer.
Estou, sinceramente, à vontade neste aspecto porque não defendo esta ideia desde a passada semana. Na minha opinião todos os clubes que não possuem um estádio em condições deveriam ser incentivados a realizar os seus jogos, nos estádios novos mais perto das suas cidades. Portugal gastou muito dinheiro a construir infra-estruturas das melhores da Europa, não faz sentido que o nosso campeonato, adeptos, jogadores, dirigentes e jornalistas não tirem o melhor partido e beneficiem dessas condições. Provavelmente poucos saberão mas muitas rádios, incluindo as nacionais como a Rádio Renascença, tiveram que fazer a transmissão, ontem, do Penafiel – Braga, a partir do estúdio devido à falta de lugares e condições de trabalho. Poucos saberão também ou não querem saber que o Estoril no seu estádio, cheio, teria feito uma receita com o Benfica de 7 mil contos. No Algarve fez cerca de 200 mil. Isto faz algum sentido? Que mal tem o Penafiel receber o Sporting em Guimarães, por exemplo, ou o Belenenses jogar com o Porto em Alvalade. Da minha parte só vejo benefícios, mas posso estar errado, claro.

sexta-feira, abril 22, 2005

Maiores gaffes do futebol nacional

"Homus futebolistus" de facto é uma raça rara e de inegável qualidade para nos surpreender. Aqui vão alguns comentários inolvidáveis:

- "Não são os super-sumos dos analistas" - Luis Filipe Vieira, aos jornalistas, em Bystrica, sobre as supostas manobras de desestabilização;
- "O Setúbal está no auge da sua plenitude" - Jaime Pacheco, em conferência de imprensa, analisando o Vitória de Setúbal.
- "Estamos a tratar da neutralização do Verona" (Naturalização) - Jorge Jesus
- "É UMA FALTA DE INGRATIDÃO!" - ÁLVARO MAGALHÃES.
- "Clássico é clássico e vive-versa" - Jardel
- "O árbitro foi atingido por um objecto atirado por um telespectador" - Gabriel Alves
- "Quando estávamos á beira do abismo, tomámos a decisão certa: demos um passo em frente" - João Pinto (FCP)
- "TENHO O MAIOR ORGULHO DE JOGAR NA TERRA ONDE CRISTO NASCEU" - (Djair, do Belenenses ao chegar em Belém/Restelo dia que assinou contrato com este clube).
- "NEM QUE EU TIVESSE DOIS PULMÕES ALCANÇAVA ESSA BOLA" (Roger, jogador do Benfica)
- "EM PORTUGAL É QUE É BOM. LÁ, A GENTE RECEBE SEMANALMENTE DE 15 EM 15 DIAS" (ARGEL, jogador do BENFICA)
- "QUANDO O JOGO ESTÁ A MIL, MINHA NAFTALINA SOBE" - (Jardel, jogador do Sporting)
- "EU DISCONCORDO COM O QUE VOCÊ DISSE" (Derlei, do F. C. PORTO, numa entrevista ao Record)
- "NO PORTO É TODO MUNDO MUITO SIMPÁTICO. É UM POVO MUITO HOSPITALAR" (DECO,ao comentar a hospitalidade do povo tripeiro)
- "JOGADOR TEM QUE SER COMPLETO COMO O PATO, QUE É UM BICHO AQUÁTICO GRAMÁTICO" (César Prates, SPORTING)
- "O DIFÍCIL, COMO VOCÊS SABEM, NÃO É FÁCIL" (Jardel - Sporting)
- "HAJA O QUE HAJAR, O PORTO VAI SER CAMPEÃO" (DECO - Porto)
- "SE ENTRA NA CHUVA É PARA SE QUEIMAR" (Denilson - Benfica)
- "O DECO É INVENDÁVEL, INEGOCIÁVEL E IMPRESTÁVEL" (Pinto da Costa ao recusar a oferta de um clube espanhol)
- "NÃO TEM OUTRA, TEMOS QUE JOGAR COM ESSA MESMA" - (Jaime Pacheco, do Boavista, ao responder pergunta do repórter se eles iriam jogar com aquela chuva)
- "QUEREM FAZER DO BOAVISTA O BODE RESPIRATÓRIO" (Jaime Pacheco, Boavista)
- "JOGAR À DEFESA PODE SER UMA FACA DE DOIS LEGUMES" (Jaime Pacheco, Boavista)

- "É um estádio novo, moderno, arejado."
- "Juskowiak, a vantagem de ter dois pés."
- " (?) muito bem, a trabalhar debaixo das pernas de Paulinho Santos"
(Fantástico Gabriel Alves)

- "Está pronto para entrar, já tirou os calções" (jornalista desconhecido)
- "O MEU CORAÇÃO SÓ TEM UMA CÔR: AZUL E BRANCO" (mais uma vez, João Pinto)
- "não deu para fazer mais, estou de caganeira!" - Barroso em directo para a RTP no fim de um jogo ao serviço do Braga
- "não quero estar aqui a numerar nomes" - José Peseiro
- "... Estou em crer que os italianos estão a jogar na vertical, de trás para a frente e de frente para trás..." - José Nicolau de Melo

E para finalizar, as duas melhores:
- João Pinto, o que achou do jogo? Eu, nada... mas o Aloísio achou um pente no balneário...
- (Esta é fabulosa!!!!) "Foderam-me a perna toda caralho!!!" - Carlitos ao serviço do braga num jogo europeu após sair lesionado e em directo para a TSF

Não levar a sério

"Hoje em dia ninguém leva a sério o Sr Dias da Cunha".
Foi desta forma que o Sr José Veiga respondeu às declarações do presidente do Sporting. Apesar de ser, de facto, bastante verdade o que o dirigente benfiquista sublinhou, alguém no Benfica leva o Sr Jose Veiga (que neste momento NADA faz dentro do clube) a sério? Desconfio que entre sócios, dirigentes e presidente, ninguém...
N.R - Não pretendo com este post atacar a instituição Benfica que me merece o maior respeito, apenas um ex-empresário que ao realizar que no final da época vai ser posto na rua por LFV, anda vestido com o fato de treino do clube e acompanha a equipa, além de procurar sempre uma discussão para poder intervir, numa tentativa desesperada para mostrar serviço para o sócio ver.

Frase do dia

"Respondi a uma agressão. Sou católico mas ainda não sou capaz de dar o outro lado da face" - Ricardo Sá Pinto

quarta-feira, abril 20, 2005

Os três estarolas

Após umas semanas de actividade deste Blog, em que temos a oportunidade de apresentar os mais variados pontos de vista dos mais diversificados assuntos, constatei um facto extremamente curioso e que já desconfiava há muito: os presidentes dos (denominados) três grandes são verdadeiros trolhas na arte de dialogar.
Começando pelo FC Porto, Pinto da Costa já não sabe muio bem o que diz. Um dia afirma que os seus jogadores vão lutar pelo título até ao fim e no dia seguinte desabafa que houve vários atletas contratados que não estão a render o esperado, acrescentando ainda que vai haver uma limpeza de balneário no fim da temporada. Depois, cai no ridículo de andar completmante perdido no que diz respeito à escolha do treinador certo e cada vez que contrata um afirma peremptriamente ser "o homem certo para o lugar". Cá para mim, já começo a desconfiar que se de facto o Mourinho não tivesse assinado pelo clube das Antas, o "Papa" estava a pensar ou já tinha mesmo abdicado do cargo que ocupa há tantos anos (e que o fez com bastante brio).
Depois temos o Benfica e os seus dois representantes. Se Luís Filipe Vieira anda a ter lições com o Sr Cunha Vaz para aprender a construir uma frase com princípio, meio e fim, e sem dizer constantemente "hum", o Sr José Veiga agora é o novo psicólogo da Luz. O antigo empresário, talvez sentindo necessidade de mostrar serviço na empresa que agora representa (já que quem trata das contratações neste momento são essencialmente LFV e Jorge Mendes), anda a falar individualmente com os "seus" atletas, criando-lhes uma "pressão positiva", como afirmou. Interessante é que após estas "reuniões", o Benfica perdeu com o Rio Ave e empatou com o Leiria...
Finalmente, em relação ao meu "velho" Dias da Cunha, começo a acreditar no que me disseram recentemente quando me confidenciaram que o presidente leonino padece de uma grave doença mental. Como prova disso, temos as afirmações que profere, assim como a forma "enrolada" que o faz, dando a impressão que cinco minutos antes bebera um batido de Xanax com Vallium. Na mesma linha seguia o dirigente Sr Dr Simões de Almeida, que entretanto e felizmente se afastou do "circo".

Questão pertinente

Será que os adeptos do FC Porto que ficaram indignados pela opção do Estoril em jogar no Algarve, contra o Benfica, para obter a maior receita da época, não ficaram também indignados pelo facto do Setúbal ter optado por não fazer jogar nas Antas os melhores e principais jogadores da equipa, entre eles, Jorginho, Sandro e Igor. E será que não ficaram também indignados por na baliza do Setúbal ter estado um guarda-redes já contratado, oficialmente, pelo FC Porto por 200 mil contos.

Soma e segue

Assistui-se ontem, no Setúbal-Boavista, a mais uma grande arbitragem de Olegário. De facto este senhor é um génio do apito.

Critica do Jornal Record
"Olegário Benquerença. As dificuldades iniciais esmagaram-no por completo, incapaz de perceber como reagir a tanta interrupção provocada. Depois fez o que melhor sabe: apitar por tudo e por nada, até estragar parcialmente o que restava do espectáculo. Disciplinarmente foi uma desgraça e, sem recurso a imagens televisivas, agressões e expulsões justificaram-se mas em momentos trocados."

PS: Do mal ao menos ficámos a saber que afinal a palavra penalty, existe no vocabulário deste senhor. É que depois dos jogos Benfica-FC Porto e principalmente do FC Porto-Gil Vicente - onde Jorge Costa fez um penalty, não assinalado, do tamanho do Estádio do Dragão e da Luz juntos - tinha algumas dúvidas.

segunda-feira, abril 18, 2005

Bárbaro

E a entrada do Sousa (Belenses) sobre o João Alves (Sp de Braga) ?!?

sexta-feira, abril 15, 2005

Simão Sabrosa

Simão evita rematar para não forçar hérnia
Simão continua a fazer trabalho específico devido à hérnia inguinal que o incomoda já desde Janeiro. Ontem, enquanto os companheiros rematavam de fora da área, o capitão dos encarnados ficou junto ao banco a descansar e apenas nos instantes finais do exercício é que fez alguns (poucos) disparos.


Para que não restem dúvidas sobre as exibições menos felizes de Simão Sabrosa.

PS: para além disso vale a pena recordar, ainda, que Simão não tem férias à dois anos por causa da selecção nacional.

Parabéns Sporting

Como adepto do Benfica só me resta dar os parabéns ao Sporting pelo jogo, de ontem, frente ao Newcastle. Nunca pensei dizer isto mas dei por mim pregado à televisão a apoioar e vibrar com a equipa.
Sem fazer uma grande exibição, a equipa de Peseiro mostrou uma enorme vontade de dar a volta à eliminatória quando esta já estava perdida. Jogou com raça, vontade e nunca se rendeu. Enfim tudo aquilo que o meu Benfica não mostrou contra ao CSKA - na minha opinião o principal adversário do Sporting para a conquista Taça UEFA -.

PS: Que grande jogo de João Moutinho

quarta-feira, abril 13, 2005

Mais nada!!!!

Noticia: www.slbenfica.pt
Voleibol – Contra tudo e contra todos
Benfica vence apesar do «sistema»


É por isto que eu adoro ler os sites e os jornnais oficiais dos clubes.

Errar é humano...

"Co Adriaanse é o treinador eleito para o FC Porto 2005/06, assim como os jogadores argentinos Lisandro López e Lucho Gonzalez, que rumam ao dragão por 10 milhões de euros".
Ninguém no FC Porto se lembra do início da época passada?!?
Errar é humano, mas repetir o mesmo erro é estupidez...

Ele é que sabe

O salário principesco que Fabiano recebe no FC Porto, diz-se que ronda 100 mil euros — é, claramente, um enorme obstáculo à concretização do negócio. Francisco Lopes não esconde que assim seja, pelo que facilmente se percebe a expressão que usa para comentar a possibilidade de uma futura transacção com o FC Porto: «Um desejo quase impossível. Já imaginou o que aconteceria se Fabiano viesse para o Santos ganhar o que ganha no FC Porto, quando jogadores como Robinho e Ricardinho, fundamentais na equipa, possuem salários muito mais baixos? Nesse caso não estaríamos a encontrar solução para a equipa, mas sim a criar um problema.»

PS_ Tire-se da frase anterior Robinho e Ricardinho e coloque-se, por exemplo, Maniche e McCarthy. Não será este, também, o principal problema do FC Porto esta época?

Onze da época

Após uma pequena conferência com os "bloguistas" menino afogado no rio e sassi mantorras, determinámos qual o melhor "onze" da época.

Guarda-redes - Helton/Vítor Baía; defesa direito - Miguel; defesas centrais - Enakarire/Ricardo Rocha/Jorge Costa; defesa esquerdo - Miguelito/Nuno Valente; médios (mais recuados) - Rochemback e Petit; médio ofensivo - Jorginho; avançados - Simão, Liedson e Wender/McPhee.

Recados

“Não quero acreditar que se estivesse a referir ao Sporting, porque aqui não se dão prendas douradas nem de duas pernas”, disse Menezes Rodrigues, vice-presidente do SCP em resposta a Luís Filipe Vieira - Temos mais fruta???
O vice-presidente questionou ainda a altura que o líder encarnado escolheu para proferir tais declarações."Por o Sporting estar mais perto do Benfica? Mas isso não espanta nada, pois o Sporting já deveria, inclusivamente, ter uns 10 pontos de avanço, pois é a equipa portuguesa que pratica melhor futebol", afirmou - Apesar de sporinguista, estas delarações são perfeitamente disparatadas. Antes de mais, nem sei se de facto o Sporting é o clube que apresenta o melhor futebol tal é a sua irregularidade, e se de facto mostra o melhor nível exibicional, isso não implica que lidere a Superliga. Ainda me lembro quando eramos treinados pelo jugoslavo Mirko Jozic e apresentávamos um futebol lindo, onde Aldo Duscher assumia o papel de patrão. Porém, acabámos na quarta posição do campeonato nacional...

Exagero...

"AFIRMAÇÕES DE PETIT DEIXARAM OS RESPONSÁVEIS ENCARNADOS ESTUPEFACTOS"

"Dirigentes, técnicos e jogadores foram apanhados desprevenidos com as declarações de Petit. O médio referiu-se a alegados incentivos ao adversário sem que esse assunto alguma vez tivesse sido abordado no balneário. Vieira ligou a Paulo de Carvalho a pedir desculpa".

Este é daqueles casos que a imprensa nacional está a exagerar. As afirmações do médio encarnado podem não ter sido muito felizes, mas não é motivo para se continuar a comentar/noticiar este caso.

terça-feira, abril 12, 2005

Carta aberta para Sá Pinto

«Espanta-me que não existam imagens sobre o que se passou»

Caro Senhor Sá Pinto,

Nem sempre pode haver um jornalista ou uma câmera atrás de si, sempre que decide bater em alguém. Para além do mais para figuras tristes, tornadas públicas, já nos bastou as agressões a Artur Jorge, em pleno Estádio do Jamor. Já pensou, proventura, que nem toda gente estará interessada nos seus dotes de boxeur.
De qualuqer forma se isso o diverte sugiro que compre um daqueles telemóveis com câmera fotográfica e de filmar. Para mais tarde recordar. Imagine o que iria divertir-se.

Sem outro assunto despeço-me atenciosamente.

Notícia do dia

Á falta da contratação do dia do FC Porto, o jornal A Bola não conseguiu melhor que isto:

Seitaridis no dentista
O defesa grego do FC Porto foi submetido a uma cirurgia estomatológica para retirar um dente... a ausência de Seitaridis do relvado chegou a ser dada como estranha... é esperado que o defesa grego já trabalhe integrado no plantel na sessão agendada para a manhã.

PS: Se o senhor tivesse ido ao ginecologista ainda percebia que fosse notícia...agora ao dentista. Por amor de Deus

Declarações de Petit

"Esta situação era e continua a ser normal. Os jogadores brasileiros do FC Porto contactaram-me e fizeram a proposta. Comuniquei a situação no balneário ao treinador e ao capitão de equipa. Ninguém discordou, pelo que aceitámos a oferta. Vencemos a partida e na semana seguinte, como ficou combinado, recebemos o prémio em dinheiro, que foi dividido por todo o grupo", revela.

Esta situação refere-se a um jogo disputado na década 90 e vem hoje publicada no "Record". De resto acrescenta o mesmo artigo que esta é uma sitaução normalíssima em Espanha.

Sinceramente compreendo que não deveria ter sido Petit a falar no assunto, muito menos 5 minutos depois de terminar o encontro. Agora ouvir comentários como o de Dias Ferreira, ontem no Jogo Falado é ridiculo. O Robin dos Bosques do sistema fez um ar como se nunca tivesse ouvido falar de tal procedimento, e considerou as declarações mesquinhas. De facto o que faz a proximidade ao 1ºlugar - até o golo Beira Mar foi bem anulado - segundo o Robin.

segunda-feira, abril 11, 2005

Questão pertinente II

Se a moda da fruta e do chocolate, apregoada por Pinto da Costa, pegar...será que os homens em vez de dizerem vamos ao Técnico ou vamos às meninas deverão dizer vamos à horta ou vamos comer uma laranja fresquinha...

Questão pertinente

Para além dos títulos, já pensaram o dinheiro que Mourinho, tal a supremacia da equipa nessas épocas, terá poupado a Pinto da Costa em frutas e chocolate...
A 100€ a hora deve ter sido um dinheirão...
Sempre gostava de saber se esses valores terão entrado no orçamento anual.

Paineleiros e comentadores

Já não é a primeira vez que escrevo sobre os comentadores de jogos dos diversos canais. Mas de facto justifica-se. É que semana após semana somos brindados com verdadeiras pérolas não sei se por clubismo, incompetência, ou simplesmente ignorância futebolística.

Só assim se justifica os comentários das duas amibas de serviço ao jogo Sporting Beira-Mar da SPORT TV. Então não é que nenhuma das ditas amibas conseguiu afirmar que o golo do Beira-Mar foi mal anulado, mais... um tal de Joaquim Rita, consegue mesmo afirmar que o golo foi bem anulado porque segundo ele (e só mesmo ele) "no momento do passe o jogador está em jogo, mas quando a bola bate na cabeça de Polga o mesmo jogador fica fora de jogo".

Confesso que tive que pensar 3 vezes antes de preceber e retirar conclusões definitivas em relação a este comentário: ou Polga é do Beira-Mar e andamos todos enganados, ou Joquim Rita não conhece a lei do fora de jogo, o que é grave, ou então também é possível, Joaquim Rita é um assumido adepto do Sporting e não consegue disfarçar. Qualquer uma das duas últimas hipóteses deveria excluir o senhor Joaquim Rita do leque de paineleiros da Sport TV.

Já no Benfica Rio Ave assisti, também. com algum interesse aos comentários dos painelerios da TVI. E deu para rir. Na ânsia de justificar que o Benfica estava a jogar mal um dos paineleiro conseguiu usar a mesma justificação 3 vezes.

Passo a explicar, sem a excatdão que gostaria mas que dá para enteder.
Decorridos 16 minutos de jogo. Jogada de perigo para o Benfica. Refere o comentador..a jogada mais perigosa do Benfica aos 16 minutos de jogo..muito pouco para uma equipa que quer ser campeã.... 8 minutos mais tarde, nova jogada de perigo para o Benfica, volta a falar o paineleiro... pois é a jogada de maior perigo do Benfica aconteceu aos 22 minutos..muito pouco para uma equipa que quer ser campeã.. A situação voltou a repetir-se mais uma vez minutos depois.

isto para além de que os paineleiros não conseguiram acertar no que quer que fosse. Como exemplo a entrada de Karadas, onde foi dada como certa, ao longo de três quatro minutos a saída de Nuno Gomes...chegando mesmo os ditos paineleiros a dissertar sobre as escolhas de Trapattoni. Não é que saiu Nuno Assis.

Enfim...é por isto que muitas pessoas ligam a rádio durante os jogos´e baixam o som da televisão.

quinta-feira, abril 07, 2005

O "jogo do ano"

Várias vezes leio, como título, nos jornais o "jogo do ano". Serve esta expressão para apelidar, geralmente, os jogos entre os grandes, mesmo que nada vá ficar decidido depois de terminar esse encontro e ainda faltem 18 jornadas para o final da SuperLiga.
Esta semana ainda não li este título em lado nenhum mas na minha, humilde, opinião nesta jornada vai mesmo assistir-se ao "jogo do ano", no verdadeiro sentido da palavra.
Obviamente refiro-me ao Rio Ave-Benfica.
Até agora nunca afirmei que o Benfica irá ser campeão,prefiro a prudência. Mas desta vez é diferente. Faltam sete jogos para o final e estou plenamente convencido que se a minha equipa vencer em Vila do Conde, não deixará escapar a oportunidade de festejar, 11 anos depois - ainda faltam sete para os 18 - e poderá encomendar as faixas.
Pelo contrário se perder, hipótese que também tem que ser colocada, compromete em muito as suas aspirações, até pelo efeito psicológico que este resultado poderá ter.

Por isso mesmo o considero o jogo do ano.

PS: Já agora, independentemente do resultado do Benfica, vamos todos torcer pelo Beira-Mar e pelo Boavista.

quarta-feira, abril 06, 2005

Amuo milionário

"A situação de crise no Chelsea, originada pelo mal-estar de José Mourinho em relação ao que considerou falta de apoio do clube em determinadas situações e que envolveu a sua ameaça de saída no final desta época, conheceu ontem um desenvolvimento que pode revelar-se decisivo: o Chelsea ofereceu um novo contrato ao treinador português, com uma substancial melhoria das suas condições financeiras. Assim, Mourinho vai auferir um ordenado anual de 7,5 milhões de euros, quando o primeiro acordo rubricado era de quatro anos à razão de seis milhões de euros por ano. O salário mensal do treinador do Chelsea passará, portanto, de 528 mil para 625 mil euros (de 106 mil para 150 mil contos por mês)".
Quando eu amuava em criança levava uma "lambada" da minha mãe...

terça-feira, abril 05, 2005

Noiva em fuga

"Taça UEFA é como a noiva, só queremos vê-la no dia da final" - Ricardo, jogador do Sporting.

A ver se esta noiva não nos deixa apeados no altar...

O enigma da cassete

"Manolo Vidal, director de futebol profissional (do Sporting), continuava ontem à espera que João Freitas enviasse o vídeo dos incidentes no túnel. Imagens essas que, segundo os responsáveis axadrezados, não existem.
A garantia, recorde-se, foi dada por João Freitas no final do encontro e, por isso, o director leonino desejou, na altura, “uma cassete completa”, não como a de “há dois anos, em que apenas se via a entrada do túnel, onde nada aconteceu”.
Ou seja, após o jogo, o Sr João Freitas afirmou que daria prontamente a cassete com as imagens do que se tinha passado, mas possivelmente após a sua obseervação, constatou que o que se vê não é "do seu agrado". Desta forma, o Boavista muda de estratégia e afirma não existirem tais imagens.
Vergonha...

segunda-feira, abril 04, 2005

Quem explica?

"Quando joga ssim, é sem dúvida a melhor equipa do campeonato", "impressionante exibição dos leões", "um dos melhores jogos realizados por uma equipa da Superliga".

Estes foram alguns dos comentários que li nos três principais jornais desportivos nacionais após o jogo contra o Boavista. E, como vem sendo hábito, voltou a despertar-me uma questão bastante pertinente: Qual a razão para tanta irregularidade exibicional?!? O Sporting tanto é capaz de fazer exibições, de facto, fantásticas (como por exemplo no jogo contra o Boavista), como jogar pessimamente (por exemplo como no último desafio diante o Marítimo).

Alguém é capaz de me explicar racionalmente?

A verdade da mentira

"A cena “surreal” (como uma testemunha caracterizou) passada no túnel do Estádio do Bessa, após o Boavista-Sporting, começou bem antes no relvado. É verdade que Sá Pinto deu um murro a João Freitas, director executivo da SAD axadrezada, mas também é um facto que o avançado respondeu a um pontapé nas pernas dado pelo dirigente.
Os “mimos” começaram durante o encontro, com João Freitas (também ele expulso no decorrer do encontro) a mandar “bocas” a Sá Pinto, sempre que o camisola 10 dos leões passava junto do banco. Ao intervalo, já no túnel, jogador e director terão trocado umas cotoveladas, mas tudo se ficou por aqui. Até ao final do jogo... Quando o encontro terminou, William – que em campo já se tinha pegado com o avançado dos leões – estava à espera de Sá Pinto e os dois atletas trocaram palavras menos agradáveis, na presença de alguns directores e jogadores de ambos os lados. Com tudo a suceder-se muito depressa, João Freitas deu um pontapé nas pernas de Sá Pinto, que, sem hesitar, respondeu e deu um murro ao director que o deixou no chão. Nesta altura já a confusão era muita, com directores e até roupeiros do Boavista envolvidos".
Na minha opinião, a verdade "está no meio". Em todo o caso, se isto de facto aconteceu como o relatado por esta testemunha (e que será confirmado ou não pelas imagens), está na hora de punir os responsáveis axadrezados que começam a ser repetentes nestas situações. E quem não reagiria como o Sá Pinto...?
Mas mesmo assim prefiro esperar por todos os elementos para partlhar a minha opinião e para a entidade competente poder castigar justamente quem merece ser castigado (mesmo que seja os futebolistas sportinguistas). Só não desejo é que se comece já a culpabilizar o 10 sportinguista sem se saber de antemão o que sucedeu.

Regresso II...desta vez de Sá Pinto

Pois é... mais um regresso, desta feita de Sá Pinto. Não um regresso aos golos ou aos grandes jogos. Um regresso, isso sim, aos murros e às cotoveladas. Quem não tinha saudades de ver o Rei Sá resolver os seus problemas através de socos e afins, tal como fez há uns anos atrás com Artur Jorge, lembram-se?
Uma cena bonita digna de um qualquer profissional da III divisão de um país do terceiro Mundo, da América do Sul.
Pena é que desta vez, no túnel do Bessa não tenha estado presente um repórter fotográfico de um jornal, tal como aconteceu no Jamor, quando Sá Pinto resolveu ir conversar, amigavelmente, com o então seleccionador nacional. São sempre imagens bonitas para um pai mostrar ao seu filho e tentar incutir-lhe o gosto pelo futebol.

O regresso e Olegário...e Lucílio

Mais uma jornada! Confesso que esta segui com especial interesse depois de conhecer as nomeações de Mouco Aguiar e companhia, esperemos que as últimas do seu reinado.

Nas Antas, contra o Gil Vicente, Olegário Benquerença. O jogo ideal para o FC Porto quebrar o jejum no Dragão, com menor ou maior dificuldade.
E Benquerença não desiludiu. Depois do jogo Benfica-FC Porto, este senhor voltou a fazer das suas. Aquela mão de Jorge Costa dentro da área, do tamanho do Mundo - repararam o ar com que o jogador saiu da jogada, até ele ficou embaraçado por Olegário não ter marcado o penalty. LINDO!! Mas o que interessa é que o FC Porto quebrou o enguiço, e até Postiga marcou um golo...por falar nisso é curioso que tenha sido Scolari, tantas vezes criticado pelos adeptos, dirigentes e treinadores azuis e brancos a reabilitar este jogador.

Quanto a Lucílio, depois de vetado na joranada anterior para o embate contra o FC Porto, recebeu um presente da CA e lá foi ele apitar o clube do seu coração. Lucílio é, sem dúvida um case studie interessante, a prova que os árbitros são humanos. Da minha parte merece os parabéns: é sem duvida um dos melhores árbitros portugueses mas tem um clube da sua preferência... e quando apita jogos envolvendo o seu clube não faz questão de não o esconder. Foi bonito, quase ternurento, a forma como Lucílio recuou a mão para não expulsar Pedro Barbosa, isto para além da forma como conduziu o encontro. Nada a que não estejamos já habituados de outros encontros dos leões, em especial, contra o FC Porto.
Pena é que os adversários não compreendam a posição de Lucílio e que os jogos do Sporting apitados, por ele, acabem sempre em violência, murros, camisolas rasgadas, expulsões no acesso ao balneário, etc... Faço um apelo ao Mouco e ao Aguiar: por favor continuem a nomear Lucílio Batista para os jogos do Sporting. São sempre os finais de encontro mais emocionantes da SuperLiga...

Quanto ao meu Benfica, talvez influenciado pela mão de Jorge Costa, o BANDEIRINHA resolveu anular mal, segundo os críticos, um golo a Nuno Gomes. Na minha opinião, e não é por ter sido O BANDEIRINHA a assinalar a suposta falta, a equipa de arbitragem merece do benefício da dúvida. À primeira vista fica toda a sensação que Nuno Gomes domina com a mão.

domingo, abril 03, 2005

Normalidade na Superliga

"Em declarações aos jornalistas, Luís Campos, que já esta época foi despedido do Gil Vicente, reconheceu não ter conseguido fazer passar a sua mensagem aos jogadores, daí o acreditar que o melhor é sair do comando técnico do Beira-Mar".

Apesar de se considerar a Superliga deste ano uma competição atípica, Luís Campos provou que não é bem assim.

N.R- Como é possível que clubes da primeira divisão nacional continuem a apostar neste técnico...?

sexta-feira, abril 01, 2005

Uma notícia que me deixa feliz!

Benfica, o melhor clube português no «ranking» mundial
O Benfica, na 22.ª posição, é o clube português melhor classificado no «ranking» mundial de clubes, divulgado esta sexta-feira pela Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS).