segunda-feira, novembro 07, 2005

Entre o deve e o haver

Fonte: Tribunal O Jogo

BENFICA
56' Gaúcho está fora-de-jogo no lance em que assiste Chidi para o 1-2?

JORGE COROADO
No momento em que Milhazes endossou a bola para Gaúcho, este estava fora-de-jogo, ganhando irregularmente posição para amortecer a bola para Chidi, que obteve golo. Desatenção do assistente José Carlos Santos, com influência no resultado.
SOARES DIAS
Quando o cruzamento é feito, Gaúcho está adiantado em relação ao penúltimo defensor, fazendo então a assistência para o seu colega.
ROSA SANTOS
Gaúcho sai de uma situação ilegal para passar a bola ao seu colega, por isso deveria ter sido assinalado o respectivo fora-de-jogo.
ANTÓNIO ROLA
Gaúcho saiu de uma posição irregular quando fez o passe para o seu colega, que obteve um golo de uma forma ilegal. Erro grave do árbitro assistente, com influência directa no resultado.

SPORTING
Depois de uma bola na barra, Renato cabeceia para defesa de Ricardo, que estava nitidamente dentro da baliza, dando também a sensação de a bola ter transposto a linha de baliza, sem que o árbitro e o árbitro assistente assinalassem golo. Foi golo?

JORGE COROADO
Foi golo - e bem golo. É uma situação extremamente desagradável para qualquer árbitro e inglória, quer para o assistente, quer para o árbitro. A responsabilidade é repartida. Tem muito a ver com o jogo do empurra por causa das classificações atribuídas pelos observadores. O árbitro assistente talvez tenha ficado perturbado pela incerteza na avaliação do início da jogada, o que não pode suceder em alta competição.
SOARES DIAS
Não há dúvidas de que foi golo, porque a bola entrou seguramente meio metro dentro da linha de baliza. É inexplicável que o árbitro assistente não tenha visto um lance destes. Provavelmente terá tido algum problema momentâneo de visão que o afectou.
ROSA SANTOS
O que pergunto é como é possível a equipa de arbitragem não ter conseguido ver que a bola transpôs a linha de baliza? A situação é perfeitamente perceptível, razão pela qual se deveria ter considerado golo, o que não ocorreu, infelizmente.
ANTÓNIO ROLA
A bola ultrapassou claramente a linha de baliza. Podemos admitir, inclusive, e no mínimo, que a ultrapassou meio metro. Erro grave do árbitro assistente e do árbitro principal ao não considerarem golo. Erro que teve influência directa no resultado.

PORTO
24' Depois de um cruzamento do lado de esquerdo de Didi, César Peixoto, dentro da área do FC Porto, toca intencionalmente com a mão esquerda na bola? Motivos para o árbitro assinalar grande penalidade?

JORGE COROADO
Sim. César Peixoto, apercebendo-se que nas costas estava um adversário, fez movimento deliberado e sub-reptício com o braço esquerdo, jogando a bola. Grande penalidade que ficou por assinalar.
SOARES DIAS
Sim. Embora seja um lance de difícil análise por ser muito rápido e também por haver vários jogadores juntos, César Peixoto joga a bola com a mão esquerda ao sentir que esta lhe ia a fugir. Provavelmente por estar encoberto, o árbitro não terá visto, deixando passar uma grande penalidade.
ROSA SANTOS
Não restam dúvidas de que o jogador do FC Porto toca a bola com a mão dentro da sua área de grande penalidade. No entanto, a infracção fica nítida apenas por via das imagens televisivas. O árbitro não terá assinalado provavelmente por estar encoberto por jogadores.
ANTÓNIO ROLACésar Peixoto, de uma forma sub-reptícia, jogou a bola com a mão, impedindo que esta fosse para o seu adversário. Grande penalidade que ficou por sancionar contra o FC Porto.

Antes que os portistas refilem, aproveito para dizer que houve um golo mal anulado ao Hugo Almeida. Logo, entre o deve e o haver, o Porto ficou saldado. O Benfica ficou claramente a haver e o Sporting dificilmente irá algum dia conseguir pagar aquilo que ficou a dever.

O meu único problema é que quem fica a haver, tem sido quase sempre o mesmo. Senão acreditam, dêem uma olhadela aqui.

2 Comments:

At 11/07/2005 05:35:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

O golo não validado ao Leiria contra o SCP parece-me discutível... :))

Desculpem, estou a plagiar o Dourador. :))

 
At 11/07/2005 05:41:00 da tarde, Blogger O pé que está mais à mão said...

O blog levadoaocolo é genial.
Não é que há tipos que têm tempo para estas coisas...

 

Enviar um comentário

<< Home