quarta-feira, outubro 19, 2005

Simão? Outra vez???

Sinceramente, começa a ser um pouco cansativo ouvir falar do Simão, sejam os comentários construtivos ou não, sejam os jogos contra grandes ou pequenos, seja o que for. Dizer que o Simão se "borra" em jogos grandes é uma análise simplista e errada de quem apenas o vê quando tem a bola nos pés, de quem apenas vê se se o rapaz marca os livres bem ou mal, de quem apenas analisa a chamada "estatística jornaleira".
Ontem, por exemplo, o Simão, sem fazer uma exibição de encher o olho, foi tacticamente irrepreensível e passo a explicar, porque esta é uma informação que não é contabilizada pelas estatísticas e pode escapar aos olhos dos mais distraídos, como é evidentemente, o caso. Repararam que o Kromkamp, que é um lateral extremamente ofensivo, não foi uma única vez à linha de fundo, e que, se não me engano, os dois cruzamentos que fez foram a dois terços do campo e sem qualquer perigo? Repararam que o Ricardo Rocha não teve necessidade de fazer qualquer falta nem sequer foi grandemente incomodado no seu flanco? Pois é, caros amigos críticos construtivos... futebol é isto, espírito de entreajuda, cumprir o que foi delineado numa estratégia e onde se todos o fizerem os resultados aparecem. Futebol não é só correr para a frente como se pensa lá mais para cima, é criar uma estrutura forte lá atrás e a partir daí criar bases para uma atitude ofensiva que produza resultados e não apenas espectáculo (ou algo parecido com isso).
Relativamente à produtividade do Simão, saiu um artigo há algumas semanas, imediatamente após o Benfica-Guimarães, que referia que ele já tinha valido mais de 40 pontos ao Benfica desde que cá está. Só para terminar a análise a Simão enquanto jogador, antes este que um Quaresma, por exemplo. Peço desculpa por ter usado um jogador do Porto para o exemplo mas o Sporting não tem lá nenhum para a comparação.
Relativamente ao facto de ser capitão, como já foi dito, partiu do grupo elegê-lo e parto do princípio que se o fizeram será porque viram nele alguma capacidade para desempenhar essa tarefa. Se o Luisão grita e esbraceja mais, ainda bem que o faz, mas penso que não seja por aí que se vê um capitão. Bem sei que não tem, e dificilmente virá a ter, a força e o carisma de um Jorge Costa ou de um Vitor Baia, mas penso que não terá a necessidade de esmurrar nenhum colega de equipa para mostrar quem manda.
Acho ainda que discutir jogo a jogo o que o Simão faz é absolutamente ridículo. Se marcou contra A ou B, se não jogou nada contra este ou aquele... lembro só os críticos construtivos que o campeão europeu está disposto a dar 18 M€ por ele e aposto que não é só para os jogos menos importantes.
Para terminar... deixem-se de merdas e curem essa azia, porque já cansa.

5 Comments:

At 10/19/2005 11:32:00 da manhã, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

:))) É impressionante, sempre que se fala na inoperância de Simão num jogo mais complicado, aparece logo alguém a dizer que ele tácticamente é perfeito, que fecha o flanco, que defende como ninguém, etc, etc. E a atacar?!? Com quatro defesas e dois médios mais recuados/defensivos, (num esquema de 4-3-3), os extremos têm de atacar! E é inacreditável que "vocês" só me sabem falar em defender e de 4 ou 5 golos (em dezenas de desafios "competitivos", onde se contam tb os jogos da selecção)... mas pronto, é a vossa opinião e espero que me deixem ter a minha. E por amor de Deus não me venham falar em azia! Tb já ficámos com, por exemplo, João Pinto que fez das melhores épocas de sempre no SCP. Admito que me custou vê-lo no SLB e apenas não percebo esta mistificaçãqo em redor do extremo. Apenas isso.

Depois, nos pontos que o Simão já deu ao Benfica, nunca disse que o Simão era mau jogador! Apenas que não rende em jogos mais difíceis/competitivos. E como o campeonato nacional é uma competição de desafios mais acessíveis (mas o SCP teima em provar o contrário), o Simão obviamente que se sobressai frente a um Gil Vicente, Penafiel ou Naval.

Finalmente, sobre o facto de ser capitão, apeas referi que o Simão não me parece que tenha "estofo" de líder e capitão. Mas o grupo de trabalhó, de facto, é que sabe.
Em todo o caso, gosto de ouvir e saber que estas minhas opiniões são partilhadas por diversos benfiquistas (alguns deles bastante conhecidos).

Por outro lado, respeito a tua opinião e não me vou alongar mais porque é "discutir o sexo dos anjos" e é sobre um tema que quis dizer o que pensava. Apenas aproveitei este espaço para partilhar a minha opinião, que sei que também é a mesma de diversas pessoas.

P.S - Sobre o Liverpool contratar o Simão, NA MINHA OPINIÃO o extremo nunca iria render em Inglaterra... mas lá está, como em todo este comentário, a minha opinião vale o que vale, ou seja, para vcs, nada. :))

 
At 10/19/2005 02:17:00 da tarde, Anonymous tapa buracos said...

apenas em relaçao a esse ultimo ponto da tua resposta. claro que tens direito à tua opniao e será certamente respeitada, pelo menos por mim, mas quando o próprio treinador campeao europeu vem dizer que lhe faz falta na equipa 1 jogador como o simao sabrosa, isso também deve querer dizer alguma coisa.

 
At 10/19/2005 02:59:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

Claro, o Benitez tem a sua opinião que eu tenho a minha (por mais estúpida e ignorante que seja!). :))))))

Atenção que eu nunca disse que ele era mau jogador. Apenas que se "apaga" em jogos mais competitivos! Mas pode ser que com um treinador com a experiência do espanhol, o Simão faça com que eu mude de opinião!

 
At 10/19/2005 03:59:00 da tarde, Blogger tapa buracos said...

pois, pode ser que sim, eu como benfiquista, ainda nao sei bem para onde me ei-de virar. 18 milhoes eh mta massa, mas o simao é mt importante.
kt a juizos de valor sobre opinoes, eu nao fiz nenhum, mas vou mais pela do carequinha.

 
At 10/19/2005 04:55:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

Se fosse a ti tb ia... :))

 

Enviar um comentário

<< Home