sábado, setembro 17, 2005

uma proposta mais ousada

Depois de ver a conferência de imprensa de Co Adriaanse, devo dizer que gostei de o ouvir e aproveito para lhe pedir desculpa por o ter julgado baseado apenas no que li aqui no blog.
O que mais gostei foi o modo como tocou numa ferida muito importante: a nossa classe de jornalistas. E numa frase resumiu o que deveria ser sempre dito sobre estes gajos: "it's a stupid question..."

Mas a sua proposta para melhorar o espectáculo ficou aquém do desejável. Para melhorar o espectáculo é necessário diminuir o peso do critério do árbitro A ou B nas questões disciplinares.

Assim, as minhas propostas vão mais além:

1. a tão falada diminuição do número de clubes é urgente.
2. empate a zero = zero pontos. Assim, nenhuma equipa entrava em campo com pontos conquistados para depois os defender a todo o custo.
3. assistência a jogadores lesionados com o jogo a decorrer. Tal como já se verifica no Rugby, a equipa médica entraria em campo para assistir o seu jogador, não sendo necessária a interrupção da partida. Deste modo, deixaríamos de assistir às vergonhas que vamos vendo por esses campos. A titulo de exemplo, veja-se o último Benfica - gil vicente e o célebre polegar no ar de paulinho santos.
4. guarda-redes tem 10 segundos para marcar o pontapé de baliza e tem de fazê-lo com a bola cedida pelos apanha-bolas. Quando houver demoras será amarelo à segunda e não apenas aos 89 minutos.
5. mais polémica, mas também mais eficaz: Limitar o número de faltas que cada equipa pode cometer antes de serem sempre marcadas numa hipotética linha a 22 metros da baliza.

Com estas medidas far-se-ia muito mais pelo espectáculo, principalmente porque deixariam de contar tanto com o critério do árbitro na amostragem de cartões.
Apenas com a medida proposta, chamemos-lhe a lei de Co, aposto que cada falta do Ricardo Rocha daria amarelo, enquanto o P. Emanuel se passearia com a sua "classe" jornada após jornada a dar pau a torto e a direito.

Outra medida muito simples: proibir a cedência de exploração de gasolineiras sitas na torre da antas a dois irmãos árbitros de apelido costa...