domingo, setembro 11, 2005

Jornada 3

Mais uma jornada, ideias mais claras quanto ao campeonato. Assim, por ordem de aparição:
BRAGA: Soma e segue. Mais um jogo difícil fora (Leiria e agoa Guinarães) e mais uma boa vitória. Fortíssimo out-sider (?) na corrida pelo título. Grande curiosidade para ver o que acontece na próxima semana no jogo com o FCP, em Braga.
FCP: A máquina começa a ficar mais "oleada". A vitória veio tarde e do luxuoso banco, mas foi inteiramente merecida. A defesa já começa a comprometer menos, mas o ataque ainda precisa de afinar a pontaria. Até marcar o 1.º golo o FCP fez quase 30 remates, mas poucos à baliza. O amigo Co tem no banco dois titulares, neste momento, indiscutíveis (Quaresma e Hugo Almeida), sendo que o Diego continua a não me convencer e o Sokota confirmou o que (não) vale. O "Cigano" provou que tem lugar no onze, à custa do Diego ou do L. Lopéz. O futebol espectáculo prometido está lá, e já há muito tempo que não se via ninguém jogar em Portugal com 4 avançados, um n.º 10 e um falso trinco ao mesmo tempo. Esta equipa tem tudo para vir a "encantar"...
SCP: Boa e merecida vitória, numa exibição relativamente bem conseguida, embora com "tremideiras" pouco aceitáveis. A defesa esteve bem e confesso que o Rogério e o Tello me surpreenderam. O L. Loureiro marcou um grande golo e tapou muito bem o meio-campo, provando que não é tão fraco como o pintavam. Nota (muito) negativa para o Deivid (o mundo não pode conhecer este jogador...) e para o Sá Pinto (já não tem pernas para isto e não faz nada, mas nada, em campo...). Nota muito negativa também para o "Padeiro": mais uma vez a jogar com mais um jogador e a ganhar, não se percebe como é que o SCP não "sufucou" o SLB. Falta de ambição ou de confiança do técnico?? Certamente, um misto das duas coisas. Pode, no entanto, queixar-se da falta de sorte: não fosse o golo fortuito do Simão e as duas bolas salvas sobre a linha de golo e, se calhar, tinha goleado o rival da 2.ª circular...
SLB: Algo vai mal no reino do Vieira e do Veiga... A equipa não se encontra, mas, se calhar, a culpa é de quem, "à la Artur Jorge", tanto quer romper à força com a época passada. Num escasso mês, o Koeman já conseguiu ganhar o título do maior "inventor" que já passou pelo campeonato português. Com uma agravante: parece que não está certo/seguro do que inventa... Assim, depois do "recital" com o Gil Vicente, o este senhor conseguiu mudar 4 vezes a disposição tática no mesmo jogo (só o Nélson, por exemplo, jogou em 3 posições diferentes), sendo que só uma delas foi ditada pela expulsão do R. Rocha. Já não falando da estreia de 3 jogadores não rotinados com a equipa (Karalhounis, Miccoli e Carlitos), o 3-4-3 do Sr. Koeman mostrou que é um completo fiasco. Os 4 extremos esbarram uns nos outros, não sabem o que fazer e deixam o único ponta de lança de serviço ao abandono. Assim, como o Simão não saiu, creio que os três centrais vão ao ar... A alternativa é meter o Simão a n.º 1o e jogar com o N. Gomes e o Miccoli na frente, deixando as alas para o Nélson (bom jogador!) e para o Léo (se é que ainda lá está...) e o grego no banco. Uma pergunta: com um defesa esquerdo (internacional pelo Brasil) de raiz no banco, e outro (campeão nacional) no plantel, porque terão o Nélson (2 vezes), o R. Rocha e, se bem consegui perceber, o Beto jogado nessa posição?? E haveria necessidade de acabar com o Alcides a DDireito?? Confesso que foi invenção a mais para a minha camioneta...
PS: ao contrário dos prognósticos de alguns "inchados" da época passada, ou muito me engano, ou o Holandês que não chega a Dezembro não é aquele se pensava...

7 Comments:

At 9/11/2005 06:42:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

Meu caro amigo, gostei muito da tua análise e partilho-a. Mas no que diz respeito ao meu clube (SCP), gostaria de dizer que, de facto, o Devid me está a começar a "assustar" e está na altura de Peseiro apostar um pouco mais em Pinilla. Sobre o jogo de ontem, gostaria ainda de salientar umas situações: Tonel e Polga estiveram muito bem e Luís Loureiro, apesar de ter estando num plano muito positivo, tem uma capacidade invulgar de "cortar" os contra-atques da sua equipa (tem de ser mais rápido e dinâmico e não se achar um Pirlo). Sobre o Sá Pinto, de facto já não tem pernas para estas andanças. Porém, o seu espírito e liderança foi IMPORTANTÍSSIMO para o desafio de ontem. E na minha opinião, Peseiro esteve muito bem em ter colocado o nº10 verde e branco a titular. Era necessário raça e "luta".

P.s - Olha que o Diego vai rebentar e partir a loiça toda...

 
At 9/11/2005 09:21:00 da tarde, Blogger O Menino Afogado no Rio said...

Concordo na tutalidade com a analise que fizeste em relação ao Porto e ao Braga, já no que respeita ao clubes da segunda circular, discordo em varios aspectos;
Sporting
Penso que o jogo, embora bem disputado, foi bastante mal jogado, o numero de bolas perdidas pelas duas equipas foi inacreditavel.
Penso que o Sporting foi superior, mas apenas fruto de um sistema de jogo já mais rotinado, mas muito fraco para quem traz um trabalho de 2 ou 3 anos.
Benfica
Rotular Koeman de de fiasco à terceira jornada parece me forçado, mas aceito, embora tambem aceite que o treinador queira implementar o seu proprio modelo de jogo, que nem me parece assim tão descabido, e só com a rotina pode funcionar.
Em relação à estreia de 3 jogadores, não me parece nada de mal, pois se estes têm maior qualidade que os que lá estávam, porque não. aqui há uns anos o benfica fez o mesmo nas antas e só não ganhou porque foi mal anulado um golo a Kandaurov.

 
At 9/11/2005 09:28:00 da tarde, Blogger O Menino Afogado no Rio said...

A alternatva que apresentas para o simão, só comprencivel para quem nunca viu o simão atuar como nº10, é impossivel jogar nessa posição, não rende absolutamente nada.só pode jogar a extremo.
Acho que o Nuno Ribeiro e o Miccoli devem mesmo jogar juntos.
O Leo (recentemente internacional pelo brasil) não tem jogado porque vem de uma lesão muito complicada e demorada e não tem ritmo de jogo.
O Dos Santos não estava no banco.
E por fim não percebo o porquê de querer relegar o grego para o banco, não tenho duvidas que é bom jogador, não é o nº 10 que dizem, mas é um jogador com muito boa visão de jogo e com muita força . claro que está completamente fora dela, e que tem muito que treinar para ganhar novamente ritmo.

 
At 9/11/2005 11:25:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

Menino, concordo contigo na análise ao teu clube, e se me permites entrar em "assuntos alheios", não achas que um treinador tem de formar uma equipa e esquema táctico face aos jogadores que tem à sua disponibilidade, não podendo vir com esquemas tácticos pré-definidos? Tal como Fabio Capello já disse, "um treinador nunca pode ter um esquema preferido. Tem de ter vários para poder aplicar o que melhor se adequa aos melhores jogadores que tem..."

Em suma, o Koeman (NA MINHA OPINIÃO) anda a insistir numa táctica que não se adequa aos melhores jogadores que tem no plantel...

Já o Peseiro, se não inventar e colocar o esquema certo com os jogadores correctos, as "coisas" começam a correr bastante melhor.

 
At 9/12/2005 08:52:00 da manhã, Blogger O pé que está mais à mão said...

Concordo com quase tudo, no entanto, acho que dizer que o Koeman não chega ao Natal é estar a ser demasiado optimista (para o Koeman, claro...). Para mim, se na quarta não ganhar ao Lille e continuar a inventar, então nem vale a pena aparecer na segunda...Eu embrulhava o Veiga com ele no pacote dos que vão para a "p... que te p...", e ia buscar o Camacho e o Álvaro e "mai nada"

 
At 9/12/2005 10:25:00 da manhã, Blogger Benfiquista desolado said...

Será que o Koeman ainda está em período experimental? Aconselho o Vieira a falar com o Pinto da Costa sobre isso.

 
At 9/12/2005 01:53:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

:))

 

Enviar um comentário

<< Home