quarta-feira, setembro 14, 2005

FCP Europeu??

Pois é!! O FCP lá começou a sua campanha na Champions e lá deu a 1.ª grande alegria da época aos adeptos benfiquistas (3.ª se contarmos também com a Udinese e com a manutenção do Simão, acompanhada da contratação tardia de 2 enormes reforços), que mesmo sem terem jogado (e já agora ganho) ao Lille já se voltaram a sentir os maiores. Facciosismos e dores de cotovelo à parte importa-me, acima de tudo, analisar e jogo de ontem e a equipa do FCP. Assim:
O FCP de Glasgow e o(s) sistema(s) tácticos do amigo Co confirmaram todos os receios que já vinham da pré-época. Com efeito, muito embora a preciosa colaboração do árbitro no 2.º golo dos "protestantes" (quem quiser comparar este golo com o do Ricardo pode ir discutir futebol para o Júlio de Matos) e a tolerância da sua intimidatória forma de jogar, o FCP perdeu, essencialmente, por culpa própria. Perdeu por que cria e falha golos como ninguém e perdeu porque tem uma defesa que, em dois remates à sua baliza, sofreu três golos.
Este FCP - que para consumo interno me parece mais do que suficiente - tem 3 problemas que dificilmente permitirão que vá longe na Champions (muito embora, ao contrário de outros clubes, o FCP não se tenha assumido como pretendente à vitória), designadamente:
  1. Um problema estrutural ou de plantel: Faltam ao FCP 3 defesas de nível (1 central e 2 laterais e um matador "tipo Jardel". O P. Emanuel (que, ao contrário do que alguns "iluminados" dizem, tem lugar em qualquer um dos grandes) não chega para segurar a defesa, o R. Costa e o Pepe são capazes do melhor e do pior, o Peixoto não é lateral para todos os jogos e o Sonkaya é o que é, fraquinho. Por outro lado, fora o McCarythy e, eventualmente, o H. Almeida, o FCP não tem nenhum ponta de lança capaz de concretizar uma percentagem aceitável (+/- 50%) das oportunidades de golo de que dispõe num jogo (ainda gostava de ver o L. López a n.º 9...).
  2. Um problema individual ou de 11 titular: Não havendo mais ninguém para meter na defesa e não havendo problemas no meio-campo defensivo, os problemas resumem-se ao ataque. Assim, além do Sokota não ter lugar, sequer, na equipa B do FCP, o Diego continua a não me convencer e demonstrou que ainda não percebeu, pelo menos, o futebol europeu/extra-nacional. Para mim, o onze titular do FCP tem que ter o Jorginho a n.º 10, o Quaresma e o Lizandro a extremos e o Hugo Almeida a n.º 9.
  3. Um problema táctico ou de filosofia de jogo: Já todos tinham percebido que o Co é uma adepto incondicional do futebol de total e de ataque... No entanto, há jogos e competições em que ser "romântico" é fatal. Assim, o FCP vai ter que ser mais pragmático e tentar aliar o espectáculo à eficácia (até o Mourinho o fez), sob pena de, em jogos como os com o Inter e outras equipas "à italiana", sofrer pesadas derrotas. Ao contrário de outros, felizmente o Co já abandonou a ideia dos 3 centrais (quem não tiver percebido que o Pepe jogou mesmo a DD e só para dar "altura" à defesa, diriga-se à loja da Multiópticas mais perto de si ou compre o ABC do futebo moderno), o que já não é nada mau, ficando a faltar o resto - que não é pouco.

Em suma, o FCP não merecia claramente ter perdido o jogo de ontem. Uma vitória por 3/4 a 1 teria sido normal, mas o futebol não é uma ciência exacta... Sofreu um golo por descoordenação da defesa na subida para o fora de jogo, outro mercê de um erro individual/infantil do Pepe e o outro da "autoria" do árbitro, mas todos eles através de bolas bombeadas para a área (aquilo em que, já se sabia, os escoceses são mais fortes), sendo que a lesão do P. Emanuel não pode/deve explicar tudo. Note-se que - coisa rara - o meio-campo do FCP não teve qualquer culpa ou contribuição nos golos sofridos... Por outro lado, o FCP dominou por completo o jogo até ao primeiro golo do Rangers e, quase sempre, na 2.ª parte, isto não obstante ter jogado 80 minutos com 10 jogadores (o Sokota ainda enganou os tipos durante 10 minutos, mas depois limitou-se a atrapalhar e a falhar golos...), mas não conseguiu concretizar os (muitos) golos que criou. Logo, perdeu mal, pode-se queixar do árbitro, mas perdeu com naturalidade, tal como perderia com o Inter e, se calhar, com o Artmedia...

Posto isto, resta-me o consolo do FCP jogar, de facto, muito bem e de ser um/o fortíssimo candidato ao título nacional. Assim, como assim, a europa só nos toca às vezes/raramente...

E venha de lá hoje o SLB para ver se os benfiquistas lá vão ter que voltar a meter os "cornos" no gelo e dizer mal do Koeman...

6 Comments:

At 9/14/2005 12:25:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

E já agora:
"Contas finais, não valeu de muito aos azuis e brancos terem feito mais ataques (49 contra 43), mais cruzamentos (38/24) mais cantos (8/1) e ter o domínio da posse de bola em 58% do tempo em que esta esteve jogável. Sobretudo, não adiantou de muito os 21 remates portistas contra os seis do adversário. Não quando o Rangers se pode gabar de ter conseguido três golos em seis remates, atingindo uns esmagadores 50% de eficácia."

 
At 9/14/2005 12:36:00 da tarde, Blogger O Menino Afogado no Rio said...

É claro que o universo Benfiquista está satisfeito com a derrota do FCP, pois são gajos como tu que nos fazem ser assim. se tu reparares, 90% dos teus post são sobre o Benfica ou referem o Benfica, 90% dos posts la lagartagem falam sobre o mesmo, e como nunca é para elogiar, o meu sentimento é cada vez mais contra o Porto e Sporting.

 
At 9/14/2005 12:41:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

Deves ter razão, mas eu não sou psicólogo...

 
At 9/14/2005 12:51:00 da tarde, Blogger O pé que está mais à mão said...

O que vale uma ida ao cabeleireiro...se o McCarthy jogasse tinha dado uns 5 ou 6...

Como é que se pode jogar com o Sokota, quando se tem um McC...

Ainda bem que o treinador é um disciplinador.

 
At 9/14/2005 12:53:00 da tarde, Blogger O Menino Afogado no Rio said...

O futebol tem coisas engraçadas, parece que afinal, tal como li por aqui, o senhor Co já não é muito melhor que o Koeman, parece que afinal o Sokota já não é o bom avançado que o Dourador afirmou todo contente, depois de o ter vindo buscar à luz, agora até o mete na equipa B. (Não me obrigues a ir ao arquivo)
O Pepe, que já ouvi o Dourador chamar-lhe de tudo, afinal foi bem colocado em campo, tem mais 4 centimetros que o outo Son$%&. O Koeman é uma besta porque tem o Leo (sem ritmo de jogo depois de uma grande lesão) no banco e mete o Rocha, mas o Co é um visionario, pagou por um lateral e mete o central (mau, muito mau) que já la tinha.

Não deixo de achar pida que digas que o Porto para consumo interno é muito bom, se te viste aflito para ganhar ao estrela, onde o empate seria o mais justo, ganhaste na naval por 3-2 onde dominaram, mas tremeram e aos 87 minutos estavas empatado em casa com o Rio Ave. No fundo jugaste com 2 equipas acabadinhas de sair da II de Honra.

 
At 9/14/2005 01:09:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

Se eu quisesse discutir futebol contigo tinha-to dito, agora escusas de pôr na minha boca coisas que eu não disse...
De qualquer forma, escusas de me tentar provocar, porque este ano, não só não te respondo, como tenho a certeza que vou ser eu a "gozar o prato"...

 

Enviar um comentário

<< Home