sexta-feira, setembro 16, 2005

Defesa da honra

Numa conferência de imprensa muito agitada, como o treinador do F.C. Porto a trocar piropos com os jornalistas e a evidenciar um carácter algo irascível, surgiram muitos aspectos positivos, como alguns pensamentos de Co Adriaanse sobre o futebol português. As críticas são pungentes.
O mote lançado pela pergunta era se conseguiria trocar o espectáculo dado em Glasgow por uma vitória. Desde logo, a resposta não foi concreta, mas serviu para abrir o caminho a algumas revelações: «A minha primeira tarefa é entreter as pessoas, por isso escolho ambos os cenários. Se ganhar e não se jogar bem não passa apenas de um incidente. Se jogar bem, não é um incidente. Se jogar bem, mais tarde vai-se ganhar».
Co Adriaanse abraça a missão com dedicação e, mesmo, um certo espírito de missão. «Sou responsável pelo jogo. Vi muitos jogos ultimamente e estou muito preocupado com o futebol em Portugal. Não há adeptos. Vi o Setúbal. Vi o Benfica, no primeiro jogo em casa da Liga dos Campeões, e estavam só 30 mil adeptos. O que não é bom. No jogo do Setúbal não estava gente no estádio. Futebol pode melhorar se as pessoas em Portugal forem ao estádio para ver o jogo», frisou, não parando de por o dedo na ferida:
«Também há uma regra estúpida em Portugal, pois só se suspende um jogador após cinco amarelos. Na Holanda é com o quarto, não com o quinto, mas depois com o sexto, sétimo, oitavo, nono, décimo. Se fizerem esta regra em Portugal podemos ter mais espectáculo. Agora as equipas podem defender, fazer faltas e não se importam com os amarelos, o que não é bom. A federação tem de promover o espectáculo, mais ter pessoas nos estádios, mais ataque, mais entretenimento. É por isso que os estádios aqui estão vazios, porque todos os jogos são 1-0, 0-0, 0-1. São aborrecidos. Temos de ter mais jogos como o Rangers contra ao Porto, em que se fica excitado e quer-se voltar a ver o jogo, como um espectáculo».
Ora digam lá se isto é algum ataque ao SLB, ou a alguém especial??
Se calhar preferiam que o homem fosse para lá dizer as baboseiras que os treinadores portugueses repetem semanalmente, falar de pressão alta, de jogar sempre para vencer, do profissionalismo exemplar dos seus atletas, etc., etc.
Mantenham, p.f., a calma e o bom senso que, além de sermos todos racionais, há coisas mais importantes na vida do que o futebol e há limites que não é bonito ultrapassar.
Não querendo atacar ninguém, e não tendo nada a ver com isso, acho que os meus amigos benfiquistas deviam pensar um bocadinho mais no que escrevem e no que querem para este blog...

7 Comments:

At 9/16/2005 08:08:00 da tarde, Blogger meia distância said...

a questão, caro dourador, é que ninguém do porto (enm mesmo o macaco adiano) tem autoridade moral para falar de castigos disciplinares.

quando vemos a quantidade de cartões perdoados aos seus jogadores e mostrados a outros percebemos que esses castigos trariam sempre benefícios a quem abusa de entradas rudes sem ver amarelos...

 
At 9/16/2005 08:11:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

Estás a desconversar...

 
At 9/16/2005 08:31:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

Já agora:

Luís Guilherme defende a posição de Co Adriaanse
O presidente da Comissão de arbitragem da Liga confirmou hoje estar de acordo com as declarações do técnico do FC Porto, que defende uma alteração da situação em torno dos cartões amarelos, para assim beneficiar o espectáculo e trazer mais público para os estádios portugueses.

ASF
Luís Guilherme partilha das ideias de Adriaanse mas relembra que foram os clubes que promoveram estar regras e que são eles que as têm de alterar.

O técnico do FC Porto assumiu hoje estar indignado com o facto de serem necessários cinco amarelos para um jogador ser castigado e que essa situação promove o antijogo. Adriaanse realça que a falta de espectadores, como foi no caso no jogo do Benfica e Vitória de Setúbal, está ligada a falta de golos e espectáculo registada na Liga portuguesa, onde as regras não privilegiam o futebol moderno.

 
At 9/17/2005 01:24:00 da manhã, Blogger Distribuidor de Fruta said...

Essa conversa do "vejam lá o que é que escrevem, pensem no que é que querem para o blog" já chega...
Sinceramente, não vale a pena. Se eu tenho que ler o que os outros escrevem, os outros vão ter de ler aquilo que eu escrevo. Caguei se gostam ou não. É uma questão de encaixe.
Se não posso escrever o que me apetece porque posso ferir algum dos bandeirinhas meus amigos, eh pá, então tenho mais do que fazer...

 
At 9/17/2005 05:57:00 da manhã, Blogger verdades said...

Meia distancia:
O Benfica não é um "nojo" porque como instituição tem todo o mérito de ser um bem social.
Os adeptos benfiquistas é que são os mais detestaveis em Portugal, porque desde que deixaram ser a melhor equipa em Portugal(ha muitos e muitos anos atras), em vez de exigirem aos dirigentes qualidade, pediram titulos a todo o custo, alimentando sempre que basta a camisola para serem sempre "os melhores e os maiores do mundo". Sempre que um dirigente tivesse esse discurso, era o escolhido, fazendo o contrario daquilo que devia, iludindo os adeptos, levaram o clube ao quehoje todos conhecemos.
Passou a ser "parodia nacional" pelos ditos pomposos nada condizentes com a miseria a que levaram o clube.
Dando os adeptos cobertura a tudo isto não admira que tenham no País, um constante desprezo por todos aqueles (estes sim, muitos milhoes)que não são adeptos do clube.
Cada vez o adepto benfiquista sente isso na pele e por isso reage mal, e mais uma vez procura agarrar qualquer coisa para sentir a cabeça fora de agua e pensar que esta a respirar.
Tenham humildade porque como são muitos ainda se nota mais, e essa arrogancia cada vez ganha novos inimigos.

 
At 9/17/2005 11:13:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

o dono das "verdades", num post em que usa expressões como "miséria" e "paródia nacional", insurge-se contra a arrogancia e ensina aos benfiquistas o que é a humildade...

 
At 9/17/2005 03:54:00 da tarde, Blogger meia distância said...

e, já agora, qual é o teu clube verdades???
falas com tanta pompa que só podes ser dos pseudo-brasonados, tipo sousa cintra e jorge gonçalves...

 

Enviar um comentário

<< Home