segunda-feira, agosto 08, 2005

Foi Juve a mais

Conforme salientado pelo nosso amigo DC, parece impossível não dissecarmos o Benfica-Juventus do passado Sábado. Como não queremos que este jogo se torne num Apito Dourado ou numa entrevista do Costinha à revista Sábado, factos rapidamente esquecidos por todos, por razões óbvias, vou tentar deixar aqui uma opinião do que se passou.
- A SIC tem, sem qualquer tipo de dúvida, o mais horrível painel de comentadores.
- Está a faltar gente. Apesar de ter sido campeão o ano passado, com esta frente de ataque o Benfica não pode acreditar que se vai safar novamente. Os reforços estão prometidos… hão-de aparecer. Nuno Gomes e Mantorras são bons miúdos mas já chega.
- O tal triângulo invertido com Manuel Fernandes e Beto, com Petit nas costas é para esquecer. O Manelinho andou perdido o jogo todo o Beto idem e o Petit nem pau conseguiu distribuir.
- Karyaka entrou a 300 no Benfica, neste momento está a 30. Não sei o que é se passou, se se deslumbrou com o que os jornais disseram dele, mas um facto é que não faz nada há 2 ou 3 jogos. Só brilhou porque vinha com competição nas pernas. Continua com zero remates a acertar entre os postes, proeza para um jogador que vinha com fama de rematar bem com os dois pés.
- Ao contrário do que se dizia à boca cheia, a defesa não está ainda perfeitamente entrosada e desorientam-se facilmente quando a vida lhes corre mal, basta ver o segundo golo. Mas, de resto, é sem dúvida o melhor sector da equipa e penso eu, irá ser a defesa menos batida nesta edição da SuperLiga.
- Na baliza, estou tranquilo, tanto um como o outro dão conta do recado. Mas continuo a preferir o Moreira. Quanto ao primeiro golo, e ao contrário do que disseram os comentadores, acho que o Quim não tem qualquer culpa.
- A equipa parece-me cansada, provavelmente devido a uma pré-época desgastante, mas isso todas as equipas estarão nesta altura pelo que não é desculpa.
- Mas mais importante, estamos a falar da Juventus, e não de um Barreirense, WBA, Celtic ou Sampdoria. E estamos a falar de uma equipa de topo mundial que aos 5 minutos se viu em vantagem porque um dos seus jogadores resolveu inventar um golo impensável. Estamos a falar de Buffon, Cannavaro, Thuram, Vieira, Nedved, Del Piero Ibrahimovic e Trezeguet.

Mas a conclusão mais importante a retirar, tanto deste jogo como do jogo contra o Chelsea, é que o Benfica, em termos europeus, tem ainda muitos passos para dar, muitos Km’s a percorrer. Daí eu condenar com toda a minha força as declarações do meu presidente quando diz que quer ser campeão europeu. É atirar areia para os olhos dos sócios, pressionar equipa e treinador. Porque quando as coisas correrem mal, os sócios defraudados não irão pedir justificações a LFV, mas sim a Koeman e jogadores.

6 Comments:

At 8/08/2005 11:24:00 da manhã, Blogger Distribuidor de Fruta said...

Antes de qualquer comentário queria apenas deixar outra consideração. O Benfica foi muito mau, mas o Porto também não foi nada brilhante.
Pede-se a quem tenha visto o jogo que diga qualquer coisa. Eu só vi os últimos 25 minutos e tenho medo de ser injusto a fazer a análise do jogo. Mas se alguém me puder explicar o que é que o Baia estava a fazer fora da área no segundo golo já era uma ajuda.

 
At 8/08/2005 11:56:00 da manhã, Blogger Benfiquista desolado said...

Diz lá que o Baía não parecia eu a sair-me no Mucifalense?

 
At 8/08/2005 12:27:00 da tarde, Blogger Regista said...

Como de resto o fiz em relação ao SCP, o mesmo farei relativamente ao Benfica, obviamente com outro grau de exigencia, ou não estivesse a falar do Campeão.

Considero que a exibição com a Juventus não é surpresa para ninguém que tivesse acompanhado as ultimas exibições do clube, sensivelmente depois do jogo com o Chelsea.

Numa altura em que se exigia já considerável adaptação ao 4x3x3 que o técnico pretendia introduzir, vemos que jogadores que deviam desempenhar papel fundamental se encontram totalmente desajustados.

Na baliza persiste a duvida, mas não será por aí...

Na defesa, ainda que me pareça o sector mais estabilizado, faltará encontar os companheiros de Luisão. Se na direitao JP se perfila como titular (O Alex a jogar assim não convence ninguem), a luta na esquerda parece estar aberta, assim como sobre o parceiro de Luisão no centro.
Parece no entanto, que Koeman poderá apresentar um sector bastante forte.

No centro, parece claro a inadaptação dos médios ao sistema. Manuel Fernandes anda/ou perdido, e Petit parece sentir a falta de apoio lateral que tinha a época passada. Salva-se beto, com um inicio de época fulgurante (para durar até quando?).

No ataque?, nada. Parece claramente o pior sector da equipa, bastante inferior aos dos rivais. Ponta de lança não existe ( não peçam ao Nuno Gomes e ao Mantorras que joguem de costas para a baliza e aguentem cargas de gajos com 2 metros) e os alas pouca intrevençao têm no jogo.
Existe ainda a agravante ter sido a Juventus o adversário... não via uma pressão assim à muito tempo...

Urge fazer algo, pois aos bons indicadores do inicio de época, surgem agora sinais preocupantes de inadaptação e claro de falta de plantel, que se sabia existir.
Têm a palavra os dirigentes, para falar, ou de vez usarem comedimento nos objectivos...

 
At 8/08/2005 01:12:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

Na tua análise só há um pequeno pormenor que discordo: De facto o painel de comentadores da SIC é horrível, mas no jogo contra a Juve apresentou-se, na minha opinião, um dos melhores "analists" nacionais: Jorge Baptista (que rumou para a FIFA para o departamento de comunicação e apoio à imprensa há cerca de um ano e meio). Este senhor, juntamente com o José Manuel Delgado, são os "analistas" que mais gosto de ouvir. Sabem e percebm muito de futebol.
Relativamente ao resto da análisda, nada a registar.

 
At 8/08/2005 02:45:00 da tarde, Blogger SIMBA said...

Buffon, Cannavaro, Thuram, Vieira, Nedved, Del Piero Ibrahimovic e Trezeguet...a Juventos so jogou com 8...? tenho pena por estarem sempre a desculpar os maus jogos e fazerem comparações com o S.C.P. Tambem o Sporting fez 1 jogo de MERDA contra a Sampedoria, nos escolhemos é equipas de acordo com a nossa realidade... eu vejo 1 futuro muito negro para a minha equipa de futebol.

 
At 8/09/2005 05:09:00 da tarde, Blogger O pé que está mais à mão said...

125% de acordo com o distribuidor. Clarinho como a água...

 

Enviar um comentário

<< Home