segunda-feira, agosto 29, 2005

E o principal candidato é...

...pelo que vi até agora, e estamos apenas na 2.ª Jornada, sem dúvida o Sp. Braga. Conseguiu manter o essencial da sua estrutura, tendo-se reforçado de forma interessante e coerente, mantendo um comando lúcido e coerente e possuindo jogadores com assinalável margem de progressão e que estão altamente motivados. Creio que vai dar que falar e que se pode manter - outra vez - na corrida até ao final do campeonato.
Quanto aos outros/tradicionais candidatos, parece-me que podemos ter uma época semelhante à anterior:
O SLB não tem plantel e já não tem a "velha raposa", estando dependente da qualidade dos reforços que o Veiga ainda consiga arranjar. Não conhecendo o Koeman e não tendo tempo suficiente para ter uma opinião formada, posso dizer que nunca tinha visto um treinador "inventar" tanto em tão pouco tempo. Acho que ainda não acertou com o esquema que pretende implementar, nem com os seus intérpretes, existindo claros "erros de casting", o maior dos quais o trio Petit-M. Fernandes-Beto e a exclusão do N. Assis e/ou do Geovanni. Se o Simão, o M. Fernandes e o Geovanni não se conseguirem aproximar da forma e do desempenho do ano passado e se os reforços não forem de monta, prevejo o pior e vejo o Koeman a passar o natal já no país das tulipas...
Quanto ao FCP, não obstante já ter dado para perceber que tem um belíssimo plantel da defesa para a frente, demora a confirmar as expectivas da pré-época. A defesa tem vindo a revelar as lacunas que já se anteviam e o ataque não tem vindo a ser tão eficaz quanto se previa. Os destaques vão para o Jorginho - que, segundo a minha opinião, se arrisca a ser o melhor jogador do campeonato - e para o C. Peixoto. As decepções são, claramente, o Sonkaya, o R. Rocha e o Postiga (que, sózinho, já podia/devia ter marcado mais golos do que aqueles - 4 - que o FCP leva). Prevejo o regresso do J. Costa ao onze inicial a curto tempo e o "encosto" definitivo do Postiga no banco, ou ainda mais longe... Para já, como portista, nota 19,5 para o treinador.
Finalmente, para mim, o SCP está igualzinho ao ano passado. Joga bonito - por vezes -, mas é - quase sempre - irregular, pouco eficaz e inseguro. O plantel é praticamente o mesmo do ano passado e acerca do treinador já está (quase) tudo dito. Já se viu que vai depender da inspiração do Liedson, do Moutinho e do Douala (eventualmente coadjuvados pelo "Roca") e do grau de acerto da sua defesa e dos seus guarda-redes. O Édson está a provar que é reforço e o Deivid que só com muito esforço e alguma sorte chegará ser "mundialmente famoso e titular da nossa seleção"... Acredito que o SCP fará, pelo menos, o mesmo que no ano passado, mas tenho dúvidas que os outros (designadamente o FCP), façam tão pouco.
Em suma:
O SLB tem muito que "pedalar",
O FCP tem aspectos importantes a rectificar,
O SCP tem muito a repensar e provar, e
o Braga tem tudo para "engrenar".
Se assim não for, vamos ter um campeonato paupérrimo como o do ano passado...

4 Comments:

At 8/29/2005 06:47:00 da tarde, Blogger DC said...

Essa tentativa de parecer imparcial sem ser não pode fazer escola.

Se o Sporting é quase sempre irregular, então desculpa é... regular.
Depender do grau de inspiração de 3 (ou talvez 4 jogadores) e do acerto do redes e da defesa é... depender da equipa toda o que salvo erro é o futebol.
O Deivid... acho que tens razão.

 
At 8/29/2005 06:53:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

100% imparcial acho que nunca ninguém consegue ser...

Quanto à regularidade/irregularidade dou de barato o teu raciocínio, que, aliás, faz sentido...

Já quanto a "inspirações", o que eu quis dizer foi que se a defesa e os GR não acertarem não há médios e/ou avançados que vos valham, mesmo se inspirados...

E agora vou ser 100% imparcial:
O Deivid não pode ser tão mau quanto parece, mas eu passei um ano a dizer o mesmo do Fabiano...

 
At 8/29/2005 06:58:00 da tarde, Blogger DC said...

Mas isso das "inspirações" escrito desta forma é nitidamente parcial, o que faz muito mais sentido e deixa-me muito mais descansado.

Deivid... Tem até ao jogo do Benfica (suspeito que começa no banco).

 
At 8/29/2005 11:02:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

Calma com o Deivid. Lembram-se dos primeiros tempos do Liedson? Vamos aguardar mais um tempo (pouco!) antes de tirar conclusões precipitadas.

 

Enviar um comentário

<< Home