segunda-feira, julho 18, 2005

Benfica Europeu

Assisti, com curiosidade e interesse, à estreia do SLB Europeu prometido pelo LFV e sus muchachos. Também esperei pelos prometidos reforços, mas parece que, ou foram desviados ou ficaram retidos no aeroporto de Lisboa, provavelmente a contas com os serviços do SEF...
Voltando ao jogo, que é o que interessa mesmo, cheguei à conclusão que - se quiser ir longe na Europa - o SLB tem muito que trabalhar e muito que contratar.
Com efeito, o Chelsea ganhou com sorte - é certo -, mas a ideia que ficou no ar é que nem sequer teve que se esforçar para ganhar ao SLB, bastando-lhe jogar 50% do que sabe e pode... Poderiam valer os argumentos de que o SLB está mais atrasado na preparação e que tem muitos jogadores novos, mas nem isso.
Dos reforços apenas se destacou o Beto, que me pareceu um jogador muito interessante e todo-o-terreno (será que o Manuel Fernandes vai ter que subir no terreno??). O Andersson parece-me um bom central (impressionantes as semelhanças - físicas e de estilo - com o Brasileiro Ronaldo que já jogou no SLB), mas que não acrescenta por aí além. O Karyaka é um jogador interessante, e só isso, dando um bom suplente. Gosto, sinceramente, do Alex e acho que é daqueles jogadores que não comprometem. Ganhando confiança e rotina de jogo pode melhorar muito...
Quanto aos outros: o Carlitos não tem lugar em nenhum grande e duvido que tenha lugar em qualquer equipa da Superliga. O Nuno Gomes e o Mantorras, são o que são e não dão mais do que isso. O Geovanni é bom a espaços e quando quer e o Simão é o que se sabe (tanto joga muito, como não se vê em campo). O Nuno Assis não leva, nem traz, e é, claramente, um jogador para o campeonato nacional. O Petit continua igual a si próprio, batendo em tudo o que mexe e fazendo tudo o que pode - e não pode - para ser expulso em todos os jogos - mesmo particulares - em que participa. O Dos Santos e o João Pereirra, não comprometem e já é muito bom.
Assim, por sectores:
  1. Na baliza não há problemas, qualquer dos 2 dá conta do recado;
  2. Na defesa tudo como o ano passado. Bons centrais (excepto o Alcides), algum défice nas laterais. O Léo pode ser reforço, mas é melhor a atacar do que a defender e o Alex cobre, perfeitamente, a saída do Miguel, sendo melhor a defender e mais alto;
  3. No meio campo defensivo o SLB está melhor do que o ano passado. O Beto parece-me claramente jogador e o Karyaka dá para as falhas. Resta saber se o M. Fernandes entra "aqui" ou mais à frente...
  4. O meio campo ofensivo é uma incógnita e não dá garantias de regularidade e de "fazer a diferença". Com apenas 4/5 opções válidas (Simão, Geovanni, Nuno Assis, Karyaka e M. Fernandes), torna-se evidente a necessidade de um extremo e de um organizador de jogo capazes de trazerem à equipa valor acrescentado.
  5. No ataque é a penúria total. O Seara dizia que falta um jogador que seja, simultaneamente, um n.º 9 e um n.º 10, pois é mais barato (?!) do que um jogador para cada posição, mas parece-me que são mesmo precisos dois. Por outro lado, não compreendo - ainda para mais sem alternativas - a dispensa do Karadas, que pode ser um jogador útil para jogos de aflição.
Em conclusão, na minha modesta opinião, o "Benfica Europeu" carece, urgentemente, de um óptimo extremo, de um n.º 10 acima da média e de um ponta de lança de referência. Se não os arranjar, não acredito que vá longe na Champions e terá que se limitar ao "mercado interno" (o que já não é pouco e onde terá grandes hipóteses de sucesso).
PS: Qu fique claro que estou a falar na óptica de uma equipa para ir longe, ou não, na Champions League, e não na óptica de uma equipa capaz, ou não de vencer o campeonato. Para isto acho que o plantel do SLB chega e sobra...

11 Comments:

At 7/18/2005 12:15:00 da tarde, Blogger Distribuidor de Fruta said...

Depois de ler a tua análise sobre o Alex tenho de te perguntar qual é a tua percentagem do passe do rapaz... O Alex, sinceramente, não.
Quanto à pobreza ofensiva do Benfica acho que até foste um gajo simpático... já nos dois jogos do estágio foram notórias graves carências. Ontem, com um adversário mais poderoso, foi descarada a inconsequência do ataque benfiquista. Mas a direcção diz que está a trabalhar e que estão mais dois a caminho. Espero que estejam a falar a sério...

 
At 7/18/2005 12:17:00 da tarde, Anonymous O Benfiquista Tresloucado said...

Caro Dourador de Apitos e Distribuidor de Fruta

Convirão não esquecer das anunciadas contratações de Davids, Pires, Saviola e de um Internacional Italiano.....

Como não veio o TOmasson, ainda terá de vir outro para colmatar a sua recusa.

Atenciosamente e no cumprimento das respostas oportunamente prometidas

 
At 7/18/2005 01:19:00 da tarde, Blogger O Menino Afogado no Rio said...

concordo com quase tudo. o alex é muito mas muito fraco, e acho que será dificil agarrar o lugar. o alcides não digo que seja bom, mas tambem não me parece mau, só o posso avaliar se jogar com alguma regularidade. já em relação às lacunas que a equipa tem, os 2 lugares que sem duvida são necessarios rever são o 10 e o ponta de lança, mas como o dinheiro não estica, dou primasia ao ponta de lança. é gritante a falta de qualidade do nossos avançados.

 
At 7/18/2005 05:02:00 da tarde, Blogger meia distância said...

e porque é que não compram todos lugares anuais no dragão?

a análise do dourador parecia bem encaminhada, mas falha em muitos pontos:
1. alex é muito mau.
2. petit: como é que alguém do fcp pode dizer o que é dito neste post? como é que alguém que defende que o pedro emanuel deve ser da selecção, tem o jorge costa na equipa, tem o ricardo costa, o nuno valente ou teve o costinha, pode sequer falar da maneira de jogar do petit?
3. desta vez o chelsea jogou a 50%, mas na liga dos campeões contra o porto perdeu apesar de jogar a 200?
4. simão: um dia que veja um jogo do Benfica em que o simão não apareça, veja bem... se será isso ou se fará apenas um jogo normal. quantas jogadas de ataque desenvolve? quantos cruzamentos para a área? faltas sofridas? ajuda a dfender? se há coisa que simão não faz é passar ao lado de um jogo de futebol.

 
At 7/18/2005 05:47:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

Meu Caro Meia,

Não é caso, nem eu pretendia isso, para irem todos a correr comprar lugares no Dragão. A equipa do FCP também tem muitas lacunas e nem eu, nem vocês, deixaremos de as analisar. No resto, estava apenas a expressar a minha opinião e acho que é para isso que aqui estamos.
Quanto ao resto:
1. O Alex ser mau ou bom é uma questão subjectiva. Eu acho-o bom, tal como acho o Bosingwa bom e o João Pereira uma merda. De qualquer forma, e como não tens mais nenhuns, devias ficar contente com a minha opinião. De qualquer forma, não os queria no FCP.
2. Acho que nunca defendi que o P. Emanuel devia ir à selecção, mas com que lá anda não deslustrava. Quanto ao Petit mantenho o que disse: juntamente com o J. Costa é o maior caceteiro do campeonato. Lembro-me muito do P. Santos sempre que o vejo jogar. Constrói pouco, bate muito e remata bem. Não o queria no FCP.
3. Não sei. Não vi o FCP-Chelsea, mas continuo a achar que, ontem, o Chelsea jogou a 50%, o que, se calhar, também chega para o FCP.
4. Já vi muitos jogos em que o Simão não apareceu: todos os da selecção, todos os das competições europeias e a generalidade dos jogos contra os grandes. Não me entusiasma e nunca o escondi e também não o queria no FCP.

E "prontos", não queria entrar em comparações, nem era esse o meu objectivo, mas como tu não admites que se fale do SLB sem contra-atacares com os clubes dos outros não me restou alternativa...

 
At 7/18/2005 06:40:00 da tarde, Blogger meia distância said...

não viste o fcp na luz há dois anos, nem o scp para a taça na época passada...
possivelmente também não viste a final da taça de há dois anos...
tudo jogos em que o simão marcou golos importantes.
se calhar não foi contra grandes...

 
At 7/19/2005 11:44:00 da manhã, Blogger Benfiquista desolado said...

Essa história do Simão começa a ser rídicula. Quem é o jogador que marca sempre nos jogos da selecção e nos jogos importantes e que consegue sempre ter um papel fundamental na equipa.

Não me lembro de nenhum. Será o Postiga? o Pauleta? o Diego o Quaresma? o Hugo Viana? Lá por isso não deixam de ser grandes jogadores, tal como Simão.

Por outro lado quem é o médio que consegue, em épocas sucessivas, marcar uma média de 16 golos? Também não me lembro de nenhum. Se souberem, de algum, digam-me

Quanto ao facto de o Dourador não o querer no FC Porto, tal como Petit não me espanta. E ainda bem que não os quer. Estão muito bem onde estão. Os benquistas não se importam que o Simão nem sempre faça exibições maravilhosas e marque três golos por jogo.

Mas já agora quem é o grande o enorme extremo-esquerdo, do FC Porto, com quem Simão nem teria sequer a hipótese de discutir um lugar no onze titular?

Aposto que o unico jogador que o Dourador queria do Benfica, era precisamente o Sokota! Esse sim, depois de três anos na Luz, a tratar do joelho, passou a ser um grande jogador.

PS: O que acho mais engraçado é que tenho a ceretza se alguma vez o Simão fosse para o FC Porto ou para o Sporting, iria ver o Dourador e o Leão gritar de alegria. Mas custa a admitir eu sei.

Quanto a mim não me importo de dizer que gostaria de ter alguns jogadores das suas equipas a jogar na Luz.

 
At 7/20/2005 02:33:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

O Simão marca sempre nos jogos da selecção?? Deve ter sido nalgum particular contra o Burkina-Faso que eu não vi...
Seja como for parece que é pecado não gostar do Simão, essa vedeta do futebol mundial, de nome feito ne europa do futebol e altamente cobiçado por vários grandes clubes europeus...
Também não disse que ele não seria titular do FCP, o que não significaria que eu passasse a gostar dele. No entanto, os únicos jogadores que eu queria mesmo do SLB eram o Moreira, o Luisão e M. Fernandes, como gostei muito de lá ter o Rui Águas (para os benfiquistas Rui) e o Maniche.
O resto foi/é sempre vinganças, como o caso do Féher, que só deu ao SLB um busto e a quem nem sequer pagaram o subsídio de férias relativo ao ano em que ele morreu...

 
At 7/20/2005 02:41:00 da tarde, Blogger Distribuidor de Fruta said...

Essa do Feher era desnecessária. Até porque não sabes a história toda. Só a sabes de um lado, o que te interessa.
O que não quer dizer que não seja verdade, mas não havia necessidade.

 
At 7/20/2005 08:40:00 da tarde, Blogger meia distância said...

Relativamente a ser cobiçado ou não... o paulo ferreira foi para o chelsea e não passa de um jogador medíocre... o beto todos os anos é cobiçado. o ricardo também... até o luís loureiro foi para fora. o jorge costa nunca saíu (a não ser por questões disciplinares) e não é por isso que o vejo dizer que não presta.
Os jogadores do porto não foram cobiçados, apenas o abraamovich os comprou a pedido do mourinho (ex-treinador do porto).

 
At 7/21/2005 03:30:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

Quem diz que o P. Ferreira é um jogador medíocre não merece que se discuta futebol com ele...

 

Enviar um comentário

<< Home