quinta-feira, maio 19, 2005

Fica-vos (muito) mal...

Constato, com tristeza, que a esmagadora maioria dos Benfiquistas e, se calhar, dos Portistas ficou feliz com a derrota de ontem do SCP, o que acho lamentável. Este fenómeno não é novo (houve muita gente a engolir sapos com as recentes vitórias do FCP), e estou mesmo em crer que alguns portugueses (?) mais ciosos do V. Baía terão mesmo ficado contentes com a derrota de Portugal na final do Europeu.
Puro egoísmo e egocentrismo!!!
Este é - na minha modesta opinião - o traço mais deplorável da mentalidade portuguesa e a maior - senão mesmo a única - razão da "pequenez" do nosso país. Queremos tudo para nós e odiamos o sucesso dos outros... Neste país não se pode ter sucesso, sem que se seja logo apelidado de vigarista, traficante de droga ou homossexual... Um clube não pode ganhar nada sem que lhe seja imputada a compra de árbitros, uma sorte rara ou a indispensável intervenção de um qualquer profeta ou messias...
Em suma, mais do que procurarmos e lutarmos pelo nosso próprio bem, estamos sempre preocupados em impedir ou minorar o sucesso dos outros...
Somos pelo "quanto pior, melhor"...
Lamentável e mesquinho!!!
Pela minha parte sempre disse que queria que o SCP ganhasse e que ia torcer pelos Leões, tal como faria se o finalista fosse o SLB ou qualquer outra equipa portuguesa. Eu sou assim: não me considero fanático; sou, acima de tudo, português; e, embora pense que o FCP é sempre o melhor, acho que a concorrência na consquista de títulos é benéfica para o futebol português e não prejudicial...
Só um último aviso/reparo aos meus amigos benfiquistas:
Antes de acusarem os Sportinguistas de soberba e "inchaço", deviam reflectir sobre a forma como se compartaram durante algum tempo e - agora menos - como se continuam a comportar. A vossa arrogância e convencimento não era muito própria de quem não ganha(va) nada há tanto tempo e despertou o (justo) ódio dos vossos rivais directos. Talvez seja por isso que todos os Sportinguistas que conheço me pedem/desejam que o FCP ganhe o campeonato...
Ora, não tenho nada contra a eventual/provável vitória do SLB no campeonato, e, dado que tenho a barriguinha (bem) cheia, a mesma não me incomoda/aborrece por aí além, mas lá que os Benfiquistas mereciam um "duche gelado", isso mereciam...
P.S.: Chegados que estamos a 19 de Maio, a única equipa protuguesa que já conquistou títulos esta época (mais precisamente dois, entre os quais o de campeão do mundo) foi o FCP, sendo que apenas o SLB pode igualar essa marca. Por outro lado, se os 3 grandes terminassem o campeonato empatados o FCP seria campeão.
Isto só prova que uma má/péssima época para FCP seria sempre uma óptima época para (os) outros...

9 Comments:

At 5/19/2005 02:06:00 da tarde, Blogger Distribuidor de Fruta said...

Antes demais queria-lhe dizer que concordo inteiramente consigo. Na meia-final torci fervorosamente pelo Sporting da mesma forma que puxei intensamente pelo seu clube nas duas finais europeias que antecederam a de ontem. E porquê a minha mudança de comportamento, perguntar-me-á vossa Excelência?
Porque os Sportinguistas revelaram não ser dignos do apoio que lhes conferi, porque desde o jogo em Alkmaar que os oiço dizer que eu não vou a uma final europeia há mais de 10 anos, porque no intervalo do Benfica-Sporting recebi várias mensagens que diziam que já só faltavam 45 minutos para o Sporting ganhar o jogo mais fácil da época, porque desde Domingo que os vejo a pedir aos deuses para que o Porto ganhe o campeonato...
Por me sentir desagradado com estas situações, senti-me ontem na obrigação de torcer pelo CSKA e, devo-lhe dizer, que me senti muito bem, porque tiveram o castigo que mereceram, e em dobro, se contarmos com o jogo se Sábado.
Concordo consigo ainda em mais um aspecto. Era merecido, para alguns benfiquistas a perda do campeonato devido aos festejos antecipados que estão a fazer. Até parece que não aprenderam nada com a lagartagem.
Mas estes comportamentos leoninos não são de agora... o lagarto é um bicho que morre pela boca há já vários anos.
Em relação ao estarem a puxar pelo Porto, não me escandaliza em nada, porque no lugar deles, faria o mesmo. Mas se pensarmos... o Benfica e o Sporting deviam torcer juntos pelas derrotas do Porto, visto serem os dois de Lisboa. Acha que isto faz algum sentido? Então porque é que diz que deviamos torcer pelo Sporting? Por ser de Portugal?

 
At 5/19/2005 02:14:00 da tarde, Blogger O pé que está mais à mão said...

Dois comentários:
Primeiro: em vários países "grandes", como a Inglaterra, Espanha ou Itália, os adeptos de um clube torcem SEMPRE contra os clubes rivais, independentemente de se tratar de provas locais ou internacionais. Argumentar que o nosso País é "pequeno" por causa disso parece-me totalmente desprovido de sentido. Haverá certamente outras causas, mas não sinto que seja este o fórum apropriado para as discutir...Quando eu quiser torcer por Portugal, vou ver os jogos da selecção!
Segundo: O FCP ganhou (e muito bem) a taça intercontinental. Chamar ao vencedor desta taça Campeão do Mundo não só me parece pretencioso, como totalmente ridículo...
Para terminar, desejo que a última jornada seja jogada com todo o fair-play, mas com o clubismo que anima o futebol. E que ganhe o Benfica, claro!

 
At 5/19/2005 02:50:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Benfica (se Deus quiser) vai fazer a dobradinha. O que a lagartagem tem a fazer é meter gelo... muito gelo. Futebol é mesmo assim, sem rivalidades não tem metade da piada. Como benfiquista, é-me absolutamente impossível torcer no que quer que seja pelo Sporting. Não dá. Ponto final. Agora... agora até Setembro têm tempo de curar a azia. Em 5 dias, 2 cacholas do tamanho do mundo. Vai lá, vai!

 
At 5/19/2005 02:54:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

Sr. pé que está mais à mão,
Não sou eu que chamo, mas sim as respectivas, associações de futebol, pelo que pretenciosas e ridículas serão as próprias.
De qualquer forma, insisto:
O FCP e, consequentemente Portugal, foi Campeão Mundial de Clubes pela 2.ª vez na sua história.
Se não lhe agrada o nome/título da competição subscreva uma petição dirigida à UEFA e à Confederação Sul Americana de Futebol pedindo a alteração...

 
At 5/19/2005 03:13:00 da tarde, Blogger meia distância said...

Seria o mesmo que organizar um jogo entre o campeão português e o campeão espanhol e chamar-lhe taça dos campeões eruopeus...
é só isso.
De qualquer maneira, fica-lhe bem a defesa que faz à seriedade dos seus dirigentes e dos calheiros, costas, e afins... realmente, como é que se pode fazer acusações de corrupção a clubes que pagam viagens ao brasil e meninas aos árbitros... que má fé! que mesquinhez!

 
At 5/19/2005 03:18:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

Tanta inveja junta!!
V. Exas. já não devem ter cotovelos...

 
At 5/19/2005 03:29:00 da tarde, Blogger meia distância said...

Tanta inveja como dizer que o Benfica dos anos 60 era favorecido pelo regime... que saudades

 
At 5/19/2005 03:58:00 da tarde, Blogger O pé que está mais à mão said...

Volto a insistir. Rídiculo. Tanto assim é que se quer organizar um mundial de Clubes.
Com isto não quero dizer que não há mérito a vitória na Taça Intercontinental, mas o título do vencedor é este mesmo: vencedor da taça intercontinental.
Ou será que o Benfica no ano passado foi campeão nacional...?

 
At 5/19/2005 04:12:00 da tarde, Blogger O Menino Afogado no Rio said...

Portugal é a selecção, o resto é ou é Benfica ou não interessa. O sucesso nas competições europeias são directamente reprecutidas nas provas nacionais, logo sou sempre contra os meus adversarios nacionais.

 

Enviar um comentário

<< Home