quinta-feira, maio 19, 2005

Análise imparcial e profunda. A SÉRIO!

Desde pequeno que jogo futebol. Sempre com amigos do Benfica ou do sporting. Actualmente aparecem alguns tresmalhados do fcp, mas não é disso que vou falar.

Lembrem-se todos dos vossos tempos de futebol de recreio. Os meus eram assim:

Do lado do sporting, fintas sem fim - sempre longe da baliza adversária - com gritos pelo meio: olé! festival! festival!... era sem dúvida o melhor futebol do pátio e arredores. Golos? de vez em quando. Sempre espectaculares e sempre acompanhados dos gritos: festival! festival!
Do nosso lado, bola para a frente. Golos na pequena área (à NéNé), com a barriga, com o pé que estava mais à mão... fosse como fosse. O único grito: Gooooooooooolo!
No fim, rara era a vitória que não sorria aos lampiões. Para os outros, sempre com sorte e com batota.

Uns anos mais tarde, já em campos mais a sério, o cenário mantém-se. Sempre que há Benfica-sporting, nós ganhamos. Eles rematam ao poste, fazem passes espectaulares de 40 metros, remates acrobáticos, gritam olé! gritam lindo! gritam espectáculo!... mas perdem. E levam os golos quase sempre depois de uma jogada em que criaram perigo (dizem eles) e ficaram a olhar para o céu a pensar: como é possível?!

Já os seus heróis, não são muito diferentes... jogam o melhor e mais bonito futebol da europa (quiçá do mundo!), fazem um rendilhado de passes no meio campo - tão eficaz como uma peneira para tapar o sol - e, mesmo assim, não ganham nada... Injusto? Não. Futebol não é patinagem no gelo. Não há nota artística nem coeficiente de dificuldade.

Ser sportinguista é uma maneira diferente de estar na vida. É perder e dizer: espectáculo! Embrulhar a bola a meio-campo e dizer: lindo! Fazer um passe de calcanhar em cima da linha de golo, em vez de rematar, e dizer: festival!... Enfim, ser sportinguista é muita devoção, dedicação, algum esforço... e nenhuma glória.

P.S.: se o benfica perder o campeonato, nada me vai consolar. Muito menos dizer: merecíamos ter ganho. A vitória não se merece. A vitória conquista-se!

9 Comments:

At 5/19/2005 02:58:00 da tarde, Blogger Distribuidor de Fruta said...

Como diz o Toni:
"As finais não se jogam, ganham-se"

 
At 5/19/2005 03:14:00 da tarde, Blogger SIMBA said...

Estou a ver que hoje á muita gente de barriga cheia... Porque?

 
At 5/19/2005 03:18:00 da tarde, Blogger Distribuidor de Fruta said...

Há, sim senhor. E são mais do que na 6ª feira passada...

 
At 5/19/2005 03:21:00 da tarde, Blogger meia distância said...

este não deve ter lido o P.S.

 
At 5/19/2005 03:21:00 da tarde, Blogger SIMBA said...

Qual a razão?

 
At 5/19/2005 04:53:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

De facto, concordo plenamente com o teu PS. Em relação ao resto do teu texto, fico contente pelo teu altruismo revelado quando tu e os teus amigos benfiquistas (quando eras criança), irem invariavelmente à Crinabel e pedirem para os que eram do Sporting jogarem contra vocês. É bom saber que ainda há pessoas assim neste mundo.
E sabes uma situação curiosa, também já efectuei diversas vezes esses "derbies" amigáveis e nunca reparei nesse desequílibrio. Penso que são sempre jogos e resultados bastante nivelados.

 
At 5/19/2005 04:56:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

(em seguimento do comentário anterior) - Mas lá está, esses resultados que tanto falas devem-se ter verificado porque nunca estudei em escolas para crianças com problemas.

 
At 5/19/2005 07:02:00 da tarde, Blogger meia distância said...

O teu mal foi mesmo esse... se calhar deixavas de escrever as barbaridades que escreves.
Para além disso, não é preciso ir à crinabel para encontrar lagartos com problemas.

 
At 5/20/2005 12:01:00 da manhã, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

AHAHAHHAHA A vida de facto é mesmo irónica... então é o SENHOR MEIA DISTÂNCIA que vai acusar os outros de escrever barbaridades?!?!?!? De facto sempre foste um tipo engraçado e é bom saber que manténs esse traço na personalidade. Tem noção, sff...

 

Enviar um comentário

<< Home