segunda-feira, abril 11, 2005

Muito esclarecedor

Que grande fim de semana!!
Foram dois dias de grandes emoções, a saber: o congresso do PSD, o casamento de Carlos e Camila, o funeral de Rainier, o carnaval do Bessa, a farsa de Alvalade e o auto da barca do inferno de Vila do Conde. Pelo meio ainda conseguir ver futebol, ou seja o Real Madrid vs. Barcelona.
Por cá registo a aquisição do meu "amigo" Meia Distância, facto que, atenta a assiduidade com o mesmo comentava os nossos posts - e sobretudo os meus - se revela absolutamente normal/natural.
Quanto á "nossa" (Super!?)Liga, esta jornada foi extremamente esclarecedora, tendo permitido chegar a duas conclusões irrefutáveis:
  1. Este é, sem dúvida, o pior campeonato de que me lembro.
  2. Definitivamente, o apito já não é - se é que alguma vez foi - azulado.

Assim, vi os jogos do Bessa e de Vila do Conde e vi o resumo alargado do SCP vs. Beira-Mar, tendo concluído que nenhuma das 6 equipas envolvidas (grande, média ou pequena) joga um futebol digno de um país futebolísticamente desenvolvido. A avaliar por estes jogos, o campeonato nacional vai passar a figurar nos manuais de medicina como um (potente) medicamento curativo de insónias e outros distúrbios relacionados com a falta de sono. Salvaram-se as equipas vestidas de preto, que sempre brindaram os espectadores com motivos para se manterem acordados/extasiados...

Esta jornada serviu para confirmar as minhas teorias - das quais nunca tive grande dúvidas - de que o campeonato está nivelado por (muito) baixo e de que um FCP a 50% dos 2 últimos anos já era campeão há alguns meses. Para já, o SLB vai ter que guardar as faixas por mais algum tempo e "esfriar" os ânimos, pois, ou muito me engano, ou ainda vai sofrer muito... Pela minha parte, faço votos para que a única equipa do "pelotão da frente" que fez uma época acima das expectativas e que joga bom futebol - ou seja, o Braga - seja campeã...

Quanto à cor do apito, esta jornada também foi exemplar. Assim, depois de ter sido espoliado de 3 pontos no Dragão (onde, relembro, foram perdoados um penalti e uma expulsão ao Boavista e validado o golo do Cafú em fora de jogo), o FCP ficou sem mais 3 pontos no Bessa. A exibição do Sr. Costa no Bessa, a não ter existido, seria inacreditável... Assim, além do penalti claro sobre o Diego e do vermelho/amarelo ao Tonitõ, ficaram por expulsar o Carlos Fernandes (na 1.ª parte) e por amarelar/avermelhar o Tiago e o Cadú. Para compensar o incompensável, a 3 minutos do final do jogo, o "carinho" do Pedro Emanuel ao João Pinto foi "brindado" com um amarelo...

Mas o "carnaval" continuou em Alvalade e, segundo consta, em Leiria: o Beira-Mar viu-lhe ser retirado um ponto - pelo menos - de que bem precisava e o "boi preto" em questão conseguiu não ver o Hugo Viana a tentar arrancar uma perna a um adversário e o Motta a "crescer" para ele, na boa tradição dos "irmãos pinto" (não os da ponte sobre o Tejo, mas sim o João e o Sá) e da escola de boas maneiras de Alvalade. Uma coisa te digo rapaz: estiveste a milímetros de levar uns bons "sopapos"...

Já por Leiria dizem que o Hélton foi expulso de forma incrível/injusta, a fim de não poder jogar contra o SLB...

Posto isto, após esta jornada temos uma classificação virtual e uma classificação real, na qual o FCP teria mais 3 pontos e o SCP menos 1, o que só mostra o ridículo de que, mesmo tendo a pior equipa dos últimos 20 anos, o FCP podia estar bem metido na luta pelo título... E nem sequer estou a contabilizar o jogo do Dragão contro o Boavista e o jogo de Alvalade, só para falar daqueles de que me lembro...

Mas isto levanta-me outra questão:

Será que os apitos têm mesmo cor ou será que os árbitros se limitam a fazer justiça por linhas tortas, penalizando quem joga mal e não merece ganhar?? Ou será que quem se sente prejudicado são sempre as equipas que realmente jogam mal e são inferiores a quem vai à frente??

Confesso que não tenho a resposta para estas questões, mas estou convito que os meus colegas de blog do SLB e do SCP - atenta a experiência que adquiriram nas últimas 2 décadas - me poderão ajudar a esclarecer estas dúvidas existenciais...

14 Comments:

At 4/11/2005 01:09:00 da tarde, Blogger Benfiquista desolado said...

Caro Dourador de Apitos. Que nas Antas estejam habituados a que Vítor Baía possa jogar com a mão fora da área e que não seja expulso, todos nós sabemos e já o vimos várias vezes.
Agora que essa regra seja aplicada a outras equipas só porque vão defrontar o Benfica seria um exagero, por muito que isso custe aos adeptos do FCP.
Estou certo que ainda não terá lido os comentários relativos a essa expulsão por isso deixo aqui o comentário do seu jornal preferido, O Jogo:

"Na tentativa de desarmar Silva, que aparecia isolado, Helton corre para os pés do pistoleiro e terá perdido a noção do espaço, pois corta o lance com uma mão quando só o podia fazer com as pernas, por se encontrar já fora da grande área. Próximo do lance, João Henriques nem hesitou em expulsar o guarda-redes com o vermelho directo."

 
At 4/11/2005 01:13:00 da tarde, Blogger Benfiquista desolado said...

Quanto ao penalty que ficou por marcar no Bessa, é assim a vida, principalmente depois de se saber que os arbitros, graças ao apito dourado, andam a comer menos fruta e chocolate. Uma jornada perdoam um ao Jorge Costa e prejudicam o Gil Vicente, outra semana perdoam outro ao Boavista e prejudicam o FC Porto.

 
At 4/11/2005 01:35:00 da tarde, Blogger O Menino Afogado no Rio said...

Devo dizer que achei piada ao 2º ponto - "Definitivamente, o apito já não é - se é que alguma vez foi - azulado."
O já não é azulado, ainda percebo que qualquer tripeiro o diga, mas é perciso perceber que muito já fazem os arbitros para lhes facilitar a vida, agora por a bola lá dentro tambem era de mais. Já quanto ao "se é que alguma vez foi - azulado" acho que não merece comentario por ser uma afirmação tão descabida.

 
At 4/11/2005 01:42:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

Meus Caros,
Comecei por dizer que, quanto ao Hélton, não vi nada e limitei-me a reproduzir o que ouvi dizer...
Quanto a Gil Vicente também já disse, até à náusea, que se alguém foi prejudicado foi o FCP...
Quanto às vosssas respostas, não percebo se sou eu que não sei escrever em português, ou se são vocês que não sabem ler...

 
At 4/11/2005 02:22:00 da tarde, Blogger Distribuidor de Fruta said...

Há uma incoerência notória neste post. E já agora aproveito para corrigir um dos parágrafos. Onde fala da classificação real e virtual, mais concrectamente onde fala dos 3 pontos que o Porto deveria ter a mais, pedia ao ao Sr. Dourador que retirasse esses mesmos 3 pontos. A não ser que já lhe tenha escapado da memória a vitória do FCP na Luz. Ou então foi um daqueles jogos que serviram para lhe resolver os problemas de insónia.

 
At 4/11/2005 03:01:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

Em suma, o FCP merecia estar na primeira posição e tem sido sistematicamente penalizado pelas arbitragens, certo? Admito que esta Superliga está nivelada por baixo, mas fiquemo-nos por aí...

 
At 4/11/2005 04:30:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

Meu Caro Porca Miseria,
O que eu disse foi - só - que foram roubados 6 pontos ao FCP nos 2 jogos contra o Boavista e que foi roubado, pelo menos, um ponto ao Beira-Mar.
Quanto ao "famoso" jogo da Luz, julgo que já sabe a minha opinião:
Não sei/consigo saber se foi ou não golo e acho que não há penalty do Seitaridis sobre o Karadas. Seja como for, neste deve e haver ainda me faltam 3 pontos...

Meu caro Leão sem dentes,
O que eu disse foi que, tendo em conta a última jornada, faltam seis pontos ao FCP e que o SCP tem, pelo menos, um a mais.
Também disse que, tal como o SLB e o SCP, o FCP joga (muito) mal e não merece ganhar o campeonato.
O resto são conclusões suas...

 
At 4/11/2005 04:38:00 da tarde, Blogger Sassi Mantorras said...

Não concordo q este seja o pior campeonato dos ultimos tempos.Estamos a assistir a uma superliga bastante emotiva, e acima de tudo com um equilibrio nunca antes visto. Já não existe a ridicula desigualdade entre clubes pequenos para os 3 grandes e isso é 1 sinal d evoluçao ja presenciado nas principais ligas europeias.Quantos ás arbitragens...tudo na mesma. O nivel exibicional manteve-e, o q é triste e incompreensivel

 
At 4/11/2005 05:17:00 da tarde, Blogger Distribuidor de Fruta said...

"Não sei/consigo saber se foi ou não golo(...)".
Está tudo dito...

 
At 4/11/2005 05:30:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

Está tudo dito, mas nada foi visto...
Se me mostrares imagens que provem, sem margem para dúvidas, que foi golo, aí sim...

 
At 4/11/2005 05:33:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

Meus Caros,
Não vale a pena continuar por este caminho.
Pelo vistos, mesmo com a vossa larga experiência na matéria, não me conseguem explicar porque é que quem perde tem sempre razões de queixa da arbitragem...
Acho que vou ter que aprender por mim. Só tenho um problema: algo me diz que, para o ano que vem, já não vou ter em que me basear...

 
At 4/11/2005 05:34:00 da tarde, Blogger Distribuidor de Fruta said...

O menino afogado no rio tem uma que não deixa dúvidas. Se ele fizer o favor de ta enviar o teu problema fica resolvido.

 
At 4/11/2005 06:27:00 da tarde, Blogger Sassi Mantorras said...

Voces parecem 10 virgens á volta de uma brasileira ninfomaniaca...n peçam licença e ataquem logo por favor , caros colegas!!!

 
At 4/14/2005 11:46:00 da tarde, Blogger meia distância said...

roubados contra o boavista nas antas??????

 

Enviar um comentário

<< Home