quinta-feira, abril 21, 2005

Chegou a hora...

Meus Caros,
Passados três meses sobre a criação deste blog, muitos posts e algumas visitas, entendo que chegou a hora de me retirar destas "lides".
Assisti, com alguma paciência e pena, à degradação do "ambiente" deste blog e dos seus posts, bem como dos objectivos de troca de ideias e de pontos de vista que o deviam nortear.
Com efeito, em escassos meses, um espaço que devia ser de tolerância e de diversão, passou a ser um espaço de clubismo exarcebado, de facciosismo e de intolerância, e no qual o confronto de ideias foi substituído por ataques pessoais.
Ora, sendo que não me pagam para isto, bem como que sou familiar e amigo de muitos dos convocados, entendo que me devo retirar antes que as coisas "azedem"...
Assumi, convicto das suas dificuldades, a ingrata/difícil tarefa de representar o FCP num Blog de "Sulistas" - que não elitistas - e desempenhei-a o melhor que pude e soube. Estaria disposto a continuar a fazê-lo, mas entendo que existem melhores sítios para se ser o "bombo da festa" e o "bode respiratório" de serviço.
Por outro lado, entendo que as críticas ao meu clube deixaram de ser isentas, bem como que os pontos de vista que expresso deixaram de ser aceites ou criticados de forma construtiva e tolerante. Em suma, julgo que deixou de interessar/ser útil o contraditório...
A finalizar, queria dizer que apenas me queixo de certos (não todos) adeptos do SLB a quem, inexplicavelmente, parece ter "estalado o verniz". Atribuo este facto ao desvario e desespero que se apoderou dos adeptos do SLB após a recente perda de 4 pontos e ao consequente risco de perderem (novo) campeonato.
Compreendo os nervos de quem encomendou antecipada e precipitadamente as faixas que já não ostenta há largos anos, mas não tenho nada a ver isso...
Já não compreendo tão facilmente que, no espaço de duas semanas, o treinador e os jogadores do SLB tenham passado de bestiais a bestas, mas não tenho, igualmente, nada a ver com isso...
Assim sendo, vou deixar que este blog se transforme naquilo que alguns pretendem, ou seja, um blog de benfiquistas e de ataques - de toda e qualquer espécie - ao FCP, passando a acompanhar - por fora e sem tanto interesse - a sua evolução.
Até sempre.
PS: Quanto ao campeonato, faço votos que ganhe o melhor, o que me leva ao Braga.
No resto, não quero cá saber de erros de arbitragem, de quem dorme com quem e de fruta ou chocolate...

11 Comments:

At 4/21/2005 06:11:00 da tarde, Blogger Distribuidor de Fruta said...

A única coisa que tenho a dizer é que se essa decisão for final termina-se o blog.
A ideia era estarmos cá todos e mandarmos umas bocas.
Ficamos sem ninguém do FCP, o blog deixa de ter representantes dos três grandes, logo deixa de fazer sentido.
Já houve elementos que fizeram uma pausa e voltaram com ideias mais claras... se calhar outros deveriam fazer o mesmo.

 
At 4/21/2005 06:34:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

Concordo plenamente com o Porca miséria. Está na altura de reflectirmos um pouco e ver para que direcção queremos ir. E se porventura seguirmos com este blog, têm de mudar determinadas situações como as agressões verbais e o facciosismo que não permite aos representantes de outras equipas terem uma opinião (e isto reflecte-se para todos os bloguistas). Uma coisa é mandarmos umas "bocas" e discutirmos de forma inteligente as mais variadas posições, outra é entrarmos num campo ofensivo e abusivo para defendermos a nossa opinião.
Em todo o caso, espero sinceramente que o Sr Dourador considere a sua posição, pois a sua presença n'O Bandeirinha é essencial e insubstituível.

 
At 4/21/2005 06:54:00 da tarde, Blogger Benfiquista desolado said...

Da minha parte concordo com as questões levantadas pelo Dourador de Apitos. De facto, nas útimas semanas, o espírito deste Blog tem vindo a perder-se, não porque o Benfica perdeu 4 pontos mas porque quase todos com algumas exepções que me supreendem, deixaram de cumprir o acordo inicial, e o espírito pretendido ou seja: colocar o clubismo de parte. Confesso que a situação não me supreendeu. Já o esperava desde que se tornaram hábito as sucessivas respostas e contra repostas aos textos publicados pelos outros. O espaço que se pretendia engraçado tornou-se numa banal conversa de café e alvo de possíveis conflitos. Da minha parte, e sempre foi a minha postura, quando isso acontecesse, deixaria de fazer sentido escrever. Não quero chatear-me com ninguém por causa do Benfica, muito menos do Olegário Benquerença do Pedro Emanuel, ou do Petit. Para compreender o que digo basta ler os textos inicias e os da última semana. Assim sendo concordo, também, com o porca miséria com quem tive o prazer de criar este bolg. Durou três meses não foi mau. Havia quem nos desse chateados ao fim de duas semanas...

 
At 4/21/2005 11:22:00 da tarde, Blogger meia distância said...

Pela minha parte, assumo a maneira por vezes exagerada como me expressei.
É verdade: sou faccioso.
Também é verdade: nunca vou perder amigos por isso.
Se o blog acabar, é uma perda imensa...
Se o Dourador saír a perda será maior (afinal em quem é que eu bato?)
Também não me peçam para defender outros clubes que não o Benfica. Não esperem de mim ataques ao Glorioso. NUNCA!
Nem aos seus jogadores ou treinador.
Já agora, não querendo ser ofensivo:

Dourador e desolado: vocês são BURROS!

O Benfica perdeu CINCO pontos... não foram quatro.

Quem quiser facciosismo pode sempre ir bancada vip... aí prometo ofensas gratuitas (quem quiser pagar também pode).

 
At 4/22/2005 04:03:00 da manhã, Blogger Sassi Mantorras said...

Caro Dourador:
Como já disse anteriormente sou adepto dos seus posts, e levo as suas analises bastante a serio, pois normalmente são ponderadas e prestadas por quem julgo perceber e gostar de futebol. Julgo que está a ter uma reacção muito drastica tendo em conta os argumentos que apresenta, que ainda que sejam bastante validos ( não fosse vossa excelencia um optimo advogado,quem sabe um dia não vou precisar que me tire de caxias!!!) julgo se aplicarem aos bloguistas , pois no final de contas somos todos amigos. Da minha parte faço lhe um apelo. Não se vá embora,por favor, todagente faz falta para que continuemos a levantar e discutir assuntos pertinentes, outros nem tanto, mas acima de tudo com fair play e amizade...

 
At 4/22/2005 10:37:00 da manhã, Blogger O Menino Afogado no Rio said...

Penso que o post escrito pelo sr. Dourador, seja fruto do desempenho do seu clube na presente temporada e da possível descida à segunda liga, porque a final, ao contrário do que pensa, existe apito azulado. Se o meu amigo tem alguma coisa contra alguém neste blog deve pegar o boi pelos cornos e dize-lo - “ é pá, ou sr. ……, já te estás a esticar tem lá calma, que isto é uma coisa para nos divertirmos, e não para chatear.”
Este seu post não era para mim de certeza, nem para a maior parte dos meus colegas de blog.
As palavras clubismo exacerbado, facciosismo e de intolerância, não vejo aplicarem-se à minha pessoa, No dia 22-2 escrevo o texto “Passarão Vs Periquito, onde defendo o guarda-redes Vítor Baia, no dia 25-2 critico a equipa do Benfica, no mesmo dia critico o Fyssas e o dos Santos, no dia 6-3 critico o Simão. Já este mês critico quase toda a equipa do Benfica e principalmente o seu treinador.
Em relação ao post “Já se Esperava”, o único aspecto onde realmente não fui correcto foi na troca de nomes de Leo Lima pelo Leandro, que também penso que vá explodir. Em todo o resto limitei-me a interpretar o que escreveu, mas se tivesse percebido que pesava que o Hugo Leal e o Paulo Assunção, são boas alternativas a Maniche e Costinha, nem me tinha dado ao trabalho de comentar.
Tenho ainda a referir que até à presente semana em altura nenhuma critiquei um post seu. Posso ter criticado algum Comment, mas nenhum post, ao contrário do que aconteceu pelo Sr. Dourador, que foi o primeiro a criticar algum dos meus post sobre o seu clube. Mas não estou aqui para me chatear e sei levar isto na desportiva.
Estes dois post´s que ontem escrevi foram fruto do seu ataque desmedido ao meu clube, e como quem não sente não é filho de boa gente, tive de responder à letra, isto depois já é uma questão de encaixe. Ao ler os seus dois post´s Vergonhoso I e Vergonhoso II, rebentei e fiz o que tinha a fazer, responder com um post onde expliquei e FUNDAMENTEI, o porque de achar os seus textos completamente disparatados, e nada tem a ver com clubismos, mas sim com factos.
É com alguma tristeza que leio o seu ultimo post, e penso que essa não será a atitude mais correcta, pois isto é um “projecto” que só tem graça se formos todos a elaborado.
Penso que vai reflectir na sua posição porque isto sem um tripeiro fica sem graça

 
At 4/22/2005 05:02:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

O último comentário é bem elucidativo do que motiva a minha desistência...
Deixámos de trocar ideias/fundamentos e passámos a falar das pessoas e dos seus alegados motivos/sentimentos pessoais, o que, dado que todos nos conhecemos bem, nem é de estranhar...
Não se trata desta ou daquela pessoa ou de ter algo contra alguém, mas sim do "espírito da coisa".
De qualquer forma, se querem franqueza, acho - e disse-o - que, numa fase inicial, existiam duas pessoas que não "interessavam" (objectivamente e sem qualquer desprimor ou inimizade pessoais) ao Blog, designadamente o "Leão" e o "Afogado". Passavam a vida a "picar-se" mutuamente, só falavam dos seus clubes e não era possível estabelecer qualquer troca de diálogo racional com eles...
Ambos mudaram/melhoraram muito (o "Leão" totalmente, o "Afogado" quase sempre), até que o último se "passou" com os meus posts do Benfica-Estoril e "passou para a ignorância". Neste caso particular, gostava que lessem o meu post "Vergonhoso (II)" e me dissessem onde é que existe um "ataque desmedido" ao SLB?? A minha intenção - e julgo que o que fiz - foi comentar uma questão/situação que, do meu ponto de vista, não dignifica e descridibiliza o futebol português, tendo mesmo afirmado que não queria/aceitava que o Estoril jogasse com o FCP no Bessa...
Continuando, não escondo - e também o disse - que não concordava com a aquisição do "Meia". Como "comentador externo" maçava, mas tinha piada, como convocado bastava ir à "Bancada VIP" para perceber que não se "encaixava" no espírito da coisa...
E foi por isto - e não pelas pessoas em causa, de quem gosto da mesma forma que gostava antes do blog - que a "coisa" deixou de ter piada... Passámos a fazer aqui, o mesmo que sempre fizémos quando víamos futebol juntos: gozar uns com os outros e mandar umas bocas.
No entanto, para isso, não se tem um blog, que pelo menos teoricamente é visto/lido por terceiros... Para isso vamos jantar fora e beber uns copos.
Ou seja, o que eu quero mesmo dizer é que concordo a 100% com o comentário do "Desolado", que gosto muito e da mesma forma de todos, mas que, tal como sempre faço quando deixo de gostar de uma coisa/local, vou deixar de a utilizar/frequentar...
Se quiserem pensar/repensar um novo blog, com regras "técnicas" e de "convivência" bem definidas, pode ser que faça sentido "começar de novo"...

 
At 4/22/2005 05:45:00 da tarde, Blogger Distribuidor de Fruta said...

Então agradeço que nos indiques essas regras "técnicas" e "de convivência", porque destruir é fácil, criar é um pouco mais complicado e desistir é próprio dos fracos e, como sabes, dos fracos não reza a história.
E então nesse caso, e de novo com a tua presença, começaremos de novo.

 
At 4/22/2005 06:41:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

Podiam/deviam ser tantas...
Quanto às técnicas:
1. Criar secções genéricas e neutras(futebol internacional, fora de jogo, curiosidades, bate-boca, etc.), designando um responsável pela "gestão" de cada uma delas (posso ficar com o internacional...) e limitando a "confusão" ao futebol nacional e aos respectivos clubes;
2. Banir certos temas e certa linguagem explícita (género quem dorme com quem e quem faz o quê a quem...);
3. Proibir respostas do autor do post aos comentários feitos ao mesmo, centrando a discussão nos comentadores convocados e externos.
4. Estabelecer um n.º limite de comentários a cada post por parte dos convocados.
5. Criar uma espécie de "crónica semanal" em que cada um dos convocados escreva um artigo de opinião sobre temas e clubes que não os seus.
6. Criar regras para se falar de arbitragem, distinguindo-se o que é a opinião pessoal de cada um e os factos objectivos, o que podia ser feito, por exemplo, através da obrigatoredade de inclusão nos respectivos posts da avaliação (ou link para a mesma) feita pelos 3 jornais desportivos (ou para o "Tribunal" do Jogo :):). E porque não criar o nosso próprio Tribunal, gerido pelo Administrador??
Emfim, dar a isto a um "ar" mais jornalístico e sério...
Quanto às regras de convivência:
1. Comentar apenas o conteúdo e as ideias dos posts e não os seus autores, ou seja, dizer "para mim fulano é bom ou mau" e não "para dizeres que fulano é bom ou mau só podes ser uma besta";
2. Proibir as referências e imputações pessoais aos autores dos posts do género não "sabes o que dizes", não "andas bem" e "estás habituado a perder";
3. Manter os "nicks", mas "abrir" o acesso aos nossos perfis pessoais.
Ou seja, tornar isto mais aberto e mais saudável...
Se adoptarmos estas e/ou outras regras admito continuar a participar no Blog, embora em período experimental (como o Del Neri...)

 
At 4/22/2005 07:26:00 da tarde, Blogger Distribuidor de Fruta said...

Tens aqui pontos bastante interessantes, pontos esses que serão alvo de um estudo durante o fim de semana. Vou falar com os restantes e vamos fazer aqui umas alterações para isto aumentar o nível de interesse.

 
At 4/22/2005 07:45:00 da tarde, Blogger Dourador de apitos said...

Esqueci-me de mais uma regra de convivência que é, acima de tudo, de consciência:
Acho que quem se assume como anti-qualquer coisa, seja básico ou primário (e não estou a falar só do/para o "Meia") se devia abster, voluntária e conscientemente, de comentar os post relativos a esse clube (ou, pelo menos, os colocados por adeptos desse clube). Isto não é porque tenha medo do contraditório, mas sim porque acho que, nesse caso, o mesmo não é útil/racional...
Pela minha parte, não me considero anti-SLB ou anti-SCP, mas assumo que, se o fosse, provavelmente, não falaria deles de forma séria e objectiva...
Em suma, acho que cada um deve defender o seu clube pela positiva e não pela negativa, ou seja, atacando e humilhando o clube dos outros...

 

Enviar um comentário

<< Home