sexta-feira, março 11, 2005

Nivelados por onde, afinal?

Tenho ouvido dizer que o nosso campeonato está nivelado por baixo, daí a competitividade que tem apresentado esta época. Fui-me habituando a esta ideia e devo dizer que concordo, ou melhor, concordava inteiramente com ela. Mas esta 5ª feira estive a ver o Middlesbrough-Sporting e fiquei espantado com a facilidade com que uma equipa portuguesa chega ao campo de um adversário internacional e vence claramente. Concluí que a teoria do nivelamente por baixo estava errada. Passo a explicar:
  • Na SuperLiga, o Sporting, tal como os restantes grandes, tem sentido grandes dificuldades em bater equipas teoricamente mais fracas. No entanto, na Europa, onde se tem batido com equipas de algum relevo internacional, Newcastle, Feyenoord e agora Middlesbrough, têm-se dado bastante bem;
  • Por outro lado o Porto, que tem os mesmos problemas na SuperLiga que o Sporting, tem cumprido na Liga dos Campeões. Mal ou bem, conseguiu o apuramento para a 2ª fase, o que não está ao alcance de qualquer equipa;
  • Para reforçar esta ideia, lembro que no arranque da Taça Uefa deste ano o Marítimo só foi eliminado pelo Glasgow Rangers em penalties e o Nacional fez a vida negra ao Sevilha.

Ora se as equipas portuguesas têm um comportamento aceitável na Europa, não o conseguindo internamente, não significará isso que as equipas da nossa liga não são também elas "poderosas"? Não estará o nosso campeonato ao nível dos que se vê por essa Europa fora? Não estarão as nossas equipas pequenas cada vez maiores?

Esta minha teoria até estava a fazer algum sentido mas, entretanto, lembrei-me do Benfica... Afinal estamos mesmo nivelados por baixo, já que este grande clube, que está no topo da SuperLiga, cada vez que joga na Europa, seja contra equipas grandes ou pequenas, faz sempre "aquela" figura. Enfim... Porca Miseria